quarta-feira, 16 de maio de 2012

Posição do Estepe no Porta-malas Puma

Desde os primeiros Puma VW 1968, eles tinham o estepe no porta-malas em posição inclinada. O lugar de apoio - a parede divisória - era idêntica ao do Fusca, com um nicho e tampa para verificação mecânica. Nos Fuscas, o nicho servia para abrigar o reservatório de água do lavador de para-brisa e de óleo de freio, já no Puma o apoio para o estepe e o reservatório de óleo de freio foi deslocado para esquerda, onde no Fusca tinha outra tampa. 
  Aproveitando as imagens, nos Puma com capô de abertura tradicional, as molas para segurar o capô aberto eram bem anos 60, com duas hastes que torciam e funcionavam como molas, grafadas com setas na imagem abaixo.
 No GT em 1970 a única modificação é a posição do reservatório de óleo. E aí vão me perguntar: - E aonde ficava o reservatório de água do para-brisa? Não tinha, não era obrigatório por lei.
 Aqui vemos claramente o desenho dessa parede, com a bateria ao fundo, local de fixação próprio dos modelos até 1972 e alguns 1973. Devido as pesquisas, aos mistérios vão sendo desvendados, já que não existem registros.
 Nos modelos GTE a partir de 1970, o nicho a esquerda deixou de existir e o restante continuava igual, com estepe apenas apoiado e o reservatório de óleo vai para a parte superior, como na maioria dos Puma. O reservatório de água do GTE, item adicionado em função das leis européias, era uma espécie de "saco", o mesmo utilizado nos FNM 2000 JK, carro derivado do Alfa Romeo italiano.
Nessa foto do Espartano de corrida, o carro está com o tanque de 80 litros, próprio para competições longas e abastecimento rápido.
O estepe ficava apoiado, por causa das paredes laterais do porta-malas. Esses não tinham acesso aos faróis por dentro desse compartimento, somente por baixo dos para-lamas. 
 Em 1972, com a abertura desse compartimento nas laterais, agora com acesso aos faróis por dentro do porta-malas, o estepe poderia jogar de um lado ao outro. Para tal, a Puma fez um encaixe para a roda na parede divisória da carroceria. Assim o estepe ficava encaixado.
 Alguns Puma 1972 podem perfeitamente não ter esse encaixe, pois nem sempre a produção das carrocerias coincidiam com as mudanças feitas no ano, afinal essas carrocerias permaneciam seis meses no processo de cura.
 Visto por trás e grafado em vermelho, percebe-se o encaixe para o estepe em um Puma 1972. Também vemos a cobertura do para-lama, que não dá acesso aos faróis.
 Também visto por trás, um Puma 1971 e no local grafado não existe esse encaixe para o estepe. Vemos também o acesso aos faróis por trás dos para-lamas.
 No catalogo Puma de 1973, com apresentação da nova carroceria, mostrada no Salão do Automóvel de 1972, vemos o estepe inclinado e a parede idêntica aos modelos anteriores de 1972. Também vemos as bolhas nos faróis. Tudo leva a crer, que os Puma com esse modelo de fixação do estepe, ainda tinham a bateria na frente e bolhas nos faróis, mas nesse mesmo ano houve mudanças e provavelmente com a mudança do descanso do estepe conjuminou com a alteração da parede divisória, retirada das bolhas e mudança da bateria. Digo isso, porque é fácil perceber quando um Puma foi retirado as bolhas e transformado para os modelos mais novos, sendo que encontrei diversos Puma 1973 sem as bolhas e não tendo traços de ter sido retirado o encaixe. Em todos os Puma 1973, realmente com  bolhas tinham o apoio para o estepe.
 Nesse Puma 1973 vemos o mesmo encaixe do modelo 1972. O reservatório de água do lavador de para-brisa em 1973 passou a ser da linha VW, com acionamento elétrico, deixando o antigo sistema de pressão do JK até 1972. Na imagem abaixo vemos o reservatório original com clareza.
 O Puma 1973 Rallye dourado, que já foi alvo de matéria aqui, tinha as bolhas e mostra os traços de terem sido tampadas. A parede divisória dele é igual ao modelo 1972 com encaixe para o estepe.
 Muitos 1973 já tem o mesmo tipo de parede dos modelos 1974 (foto abaixo). Com essa mudança, o estepe ficava deitado e era preso pela cinta em "Y" com a presilha "ratoeira", usadas nos Ford Corcel e Dodge 1800, sendo a base do "Y" fixada na parede divisória e as pontas nos parafusos de fixação dos para-choques. 

5 comentários:

Deni disse...

Buenas Felipe,

Excelente matéria! Como tu tens tanta foto e dos mais variados anos... post bem elaborado.

Aproveitando, sabe me dizer qual reservatório de água para o esguicho a GTE 77/78?

Aproveitando² Não esquece das distâncias da maçaneta patinha.

P.S. Aqui em Porto Alegre, consegui o vermelho Monte Carlo poliéster na Tintas Ritter (Wanda) e o quantil em Canoas na Toigo Tintas.

Abraço!

Artur disse...

Já que foi citado na materia, por onde anda o seu Espartano Felipe?
Faz tempo que não vemos no blog!

Felipe Nicoliello disse...

Deni,
Não esqueci, já medi, mas a referência para ser dada é o problema, estou estudando o assunto.
O reservatório é o mesmo da linha VW, conforme a VW foi alterando, a mudança era acompanhada no Puma. Mas o que mudou foram detalhes desses reservatórios, cantos mais arredondados ou mais quadrados, mas a essência a mesma, com a quantidade de água igual e com bomba acionada por motor elétrico.

Artur, ele está hibernando, de Puma virou Urso.
Parado desde aquela época.

Anônimo disse...

Boa noite, Felipe;

Seus posts são realmente excelentes e esclarecedores ! Vc saberia dizer onde encontro essa cinta de fixação do estepe ?

Felipe Nicoliello disse...

A www.skillemblemas.com.br estava em projeto de fazer a fivela, o mais difícil de encontrar, não sei se já está em linha. Ou veja em ferro-velhos, nos veículos Corcel ou Dodge 1800. A cinta propriamente dita,é mais estreita que cinto de segurança. O Puma Clube vendia, acredito que ainda tenha, escreva para pumaclube.sp@gmail.com