quarta-feira, 1 de junho de 2011

Puma P-018 Conversível

Falei que nem eu acertaria! As fotografias foram enviadas pelo meu amigo Newton Masteguin, proprietário da Chamonix Cars e filho do Sr. Milton Masteguin, antigo sócio-proprietário da Puma Indústria de Veículos S.A.:
"Caro Felipe:

Foram feitos apenas cinco P-018 Conversível, com essa frente, que é a original, sendo que um havia ficado para minha irmã e montamos ele na Chamonix em 1990, pintado de amarelo e, meu pai guardou essa carroceria para montar para ele. Tem inclusive a armação da capota. Abraços Newton"

A melhor notícia é que o Newton está disposto a vender a última carroceria fabricada, que tem as portas, os dois capôs e a armação da capota e a meu pedido, irá emitir um certificado de originalidade. Esse Puma deverá ser montado em um chassis de Brasília, com suspensão traseira de Variant II (de arrasto), faróis de Fiat 174 e lanternas traseiras de Monza. O restante é exatamente igual ao Puma P-018. Mas tem que montar original, por ser um dos únicos e o último, merece muita atenção. O valor pedido pela carroceria é de R$ 15.000,00, muitos poderão achar muito caro, mas em se tratando da raridade certificada, vale a pena. A documentação que será um problema, porque não haverá possibilidade de lacrá-lo como P-018 1984. Pode ser como um protótipo ano 2011 ou comprar um P-018 1984 ou 1985, tirar a carroceria coupé e montar a nova carroceria conversível no carro. A brincadeira não saíra muito barata.
Até então tínhamos notícia desse Puma P-018 conversível, que sofreu algumas modificações no para-choque dianteiro, spoiler, rodas...
...e principalmente na traseira, imitando um Ferrari. Não tenho conhecimento do proprietário e não sei qual o ano desse veículo, isso foi em 2005.
Atualmente surgiu outro P-018 Conversível em Curitiba-PR, com fotografias que circularam o nosso meio, enviadas pelo meu amigo Ricardo Rigon. As fotos foram feitas na Estofaria Verona de Curitiba e segundo meu amigo Sérgio Tempo, o Puma foi restaurado na Master Fibras, do meu amigo Rubens Rossato. Esse é um Puma All Fassi, aquele da negociação com Muhammad Ali (Cassius Marcellus Clay Jr.), fabricado pela Araucária, que na verdade era basicamente um P-018 Conversível.

Então só sabemos da atual existência de dois veículos. Onde estarão os outros três? Vai ver que aparecerá na Bahia...

9 comentários:

Sergio Tempo disse...

Felipe, esse puma conversivel, estava na Estofaria Verona com o Maneco para fazer o estofamento e eletrica, é o tal All Fassi, o Rossatto mandou grafar (não original)nos relogios as siglas All Fassi, é do João José do Rio de Janeiro

Stael Alves disse...

Então seriam sete. Os cinco feitos pela Araucária e os dois do Milton. O de plaqueta Nº5 está em Brasília com o Walbert Almeida de Carvalho. Dados de plaqueta: Puma p-018 conv. 1986. Na revista Old Cars nº3 foi publicada uma foto de época que trazia um Al Fassi Azul. Se não me engano tinha um bebê no Puma, que era sobrinho de José Luís que foi sócio da Fibrão.

Anônimo disse...

O do Fibrão era azul metalico com os farois quadrados, vi ele rodando aqui no bairro do ipiranga ainda quando novo, a filha do Sr Milton andava com um P 18 branco conversivel tambem quando eles montavam armarios planejados na rua de trás da minha casa (Licio de Miranda onde começaram a montar as porsche 550)sempre parava lá para brincar com o Huski Siberiano deles, nesta época eu tambem tinha um cachorro deste

Varlei

Douglas de Almeida disse...

Eu falei que estava na Chamonix! Vi pessoalmente essa carroceria.

Felipe Nicoliello disse...

Douglas,
Não está desde a mudança da Chamonix em final do ano passado, hoje está em outro local que não conheço.

Quem se interessar pela carroceria é só escrever para felipenicoliello@gmail.com que darei todas as coordenadas.

Sandro disse...

Olá meu pai tinha comprado para mim uma Puma P-018 conversível ano 1986 branca pois eu queria um carro sport diferente do Escort XR-3 que eu tinha na época.
Quando cheguei em casa estava ela lá e no tempo eu tinha uma noiva que morria de ciúmes, e, quando ví o carro me apaixonei porém a doida estragou o meu prazer, não me deixou vender o XR-3 e disse que era ela ou o carro, sentindo-me pressionado desisti de ficar com o carro e dai o meu pai que gostava de carros sport ficou com ela, (saudoso Silvio Pereira Fonseca meu pai maravilhoso que Deus o coloque em um bom lugar)dai colocou o complemento alongado das lanternas do Monza Classic 1990, que foi eu ainda quem colocou pessoalmente e as rodas aro 14" modelo BBS, trocamos as almoçinéticas que eram de Variant (que foi muito duro de encontrar novas)e dai ele ficou com ela um bom tempo até vender para a mesma loja que ele comprou na Avenida Anhaia Mello.
Lembro-me do cheirinho dos bancos de couro preto e o tempo que passava silicone em sua capota novinha, hoje já se passaram muitos anos e nunca mais á vi, já rastreei para ver se estava a venda em algum local porém, só aqui acho que deve ser esta branca que voces falaram.
Espero que a pessoa que esteja com ela seja um grande colecionador e que a guarde com muito carinho pois tive com meu pai muitos momentos bons com a Puma, a noiva eu larguei infelizmente depois de 6 anos de namoro, hoje estou casado com uma mulher maravilhosa embora tambem não goste de carros antigos "fala que carro velho é andar para traz na vida", olha gente sempre gostei de carro novo e o velho como hobby e até hoje não entendo as mulheres sobre isso meu ultimo Fusca placa FUS 1996 ultima ediçaõ foi embora para inteirar a compra de meu Apto., não que eu fosse vender eu preferia financiar R$ 20.000,00 na época, porém o desejo dela falou mais alto e o cara que comprou revendeu por R$ 35.000,00 na outra semana e eu me senti a criança sem pirulito, ok, quem gosta de carro sabe o que eu estou falando.
Na pressão com aquela ex noiva eu deveria ter escolhido o carro pois estaria com ele até hoje se fosse meu com certeza.
vi comentarios aqui sobre a região da branquinha "como eu e meu pai falavamos", e realmente deve ser a mesma pois moro na região do Jardim Avelino e está próximo do Ipiranga.
Abraços a todos e fiquem com Deus e boa sorte ao comprador que a detem.
Sandro

Felipe Nicoliello disse...

Sandro,
Que bela história. As mulheres não tem a mesma paixão, como nas crianças, o menino gosta de carrinho e as meninas de bonecas. Só que quando ficamos adultos, temos que aceitar as bonecas e nos livrar dos carrinhos.
Vc não tem nenhuma foto desse Puma? Se tiver manda prá gente: felipenicoliello@gmail.com

Anônimo disse...

Se deuma P-019, que seria o correto nome da P-018 conversível estava em São Paulo, bairro do ipiranga com um restaurador de nome Helio

Paulo disse...

Olá Sandro.
Tenho certeza absoluta que sua Puma Branca P018 1986 conversível, com lanternas do Classic e Rodas do Santana BBS (prata) está guardada na minha garagem. Ao ver esse relato, não tive como me conter para publicar. A carroceria dela é a numero 004.
Caso queira entrar em contato tenho fotos.
Abraços.
Paulo Porto Jr.
pauloportojr@hotmail.com