quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Soleiras do compartimento do motor

O Friso Soleira do Compartimento do Motor dos Puma (VW) tem a utilidade de melhorar o acabamento, não desgastar o local e suporte de apoio da tampa do motor. Esses Puma não podem ficar sem o friso, porque ele dá a altura da linha do capô com a carroceria.
Nos primeiros carros, o friso era de alumínio, uma peça bastante rara nos atuais dias. Esse friso era a soleira da porta dos Karmann Ghia, que a Puma cortava nas extremidades para ficar menor no comprimento e recortava a lateral que não tinha a dobra, para fazer o contorno da carroceria do Puma. Era uma peça bonita, bem desenhada, com faixas de riscos em baixo relevo, além de ser muito durável. As soleiras eram iguais nos dois modelos, fechado e conversível, apenas no conversível era um pouco mais curta no comprimento, devido ao compartimento do motor desse modelo ser mais estreito que nos veículos fechados (tubarão).
No GT 1969...
... e no GTE Spyder de 1971.
Com a nova carroceria do modelo "Tubarão" lançada em 1973, à soleira do KG, além de cara, já estava fora de linha. A Puma resolveu o problema criando uma soleira de fiberglass parecida com a anterior. A soleira de fiberglass deveria ser bem laminada para ser fina e ao mesmo tempo resistente. Nesse processo era utilizado o gel preto para moldes, por ter resistência a água e já sair pronta do molde, sem a necessidade de pintura. Nos Puma GTS, a soleira por ser mais curta no comprimento, a fabrica adotou o mesmo modelo anterior, ou seja, a soleira do KG, porém de fiberglass, com o mesmo processo de fabricação das soleiras dos GTE.

Para conhecimento de vocês, eu fabrico as soleiras de fiberglass, quem quiser é só mandar um e-mail para felipenicoliello@gmail.com .... Olha o "merchan" aí gente!
No GTE (Tubarão)...
... e no GTS.
A partir de 1976 2a. série com a nova carroceria nos modelos GTE e GTS, a Puma simplificou ainda mais, barateando os custos e modernizando o produto. Agora somente dois calços de borracha com parafuso (para regulagem), faziam o apoio do capô traseiro.

E nos modelos GTI e GTC, assim como o Puma P-018 (foto abaixo) continuou o mesmo sistema de calço de borracha.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ufa! Desta eu escapei ... GTS78.

Não acaba mais, haja detalhes.

Se restaurar um Puma já é assim, fico imaginando o que seria restaurar, por exemplo, um Cadillac dos anos 50 com tantos detalhes mecânicos, elétricos e de acabamento.

Acho que seria internado num sanatório, hahaha.

Luby disse...

É mais facil encontrar um politico honesto do que encontrar um jogo destas soleiras originais à venda, venho garimpando à mais de 2/3 anos e ate hoje não encontrei para comprar por sorte na ultima 72 ( vermelha ) que comprei vieram as 3mal comparando encontrar estas soleiras é = a encontrar a arca de Noe...

Unknown disse...

E esses calços de borracha? Alguem tem noção de que tipo de parafuso usava e onde posso conseguir a borracha para fazê-lo?

Doug Dax disse...

Aí que você se engana. No que tange ao acabamento, é muito mais difícil restaurar o Puma. Peça para Cadillacs, Mustangs, etc, tem vários sites especializados aqui e no exterior. É bem mais fácil.