sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Puma GT 1968 (5)

Eu não canso de falar desse raro modelo Puma.
Com ajuda do meu amigo Mario Estivalet, agora a foto do painel está em melhor resolução, dá para perceber nitidamente, o velocímetro com grafismo de Fusca até 210 km/h e o Contagiros com o mesmo grafismo.
O motor VW boxer a ar, com 1500cc, estreava a dupla carburação. O primeiro veículo em linha no Brasil, com esse tipo de motor, com dupla carburação. Sem que ninguém saiba, os carburadores eram do Corcel, ex-Gordini, com sistema de aceleração e filtros desenvolvidos pela Kadron a pedido da Puma, ou vice e versa, até hoje não descobri.
A ficha técnica, vale para os GT 1969, exceto rodas e pneus.

9 comentários:

Leo Gaúcho disse...

Felipe homi do céu!!!!Veja estes carburas!!!E o acionamento???!!!!Putz!!!Sem palavras!E o painel!!!!As entradas de ar, o grafismo dos relógios e a "capa" em alumínio!!!Meu pai!!!Eu devo ter nascido na época errada, só pode!!!(risos)

thiago disse...

Legal poder ver mais fotos desta raridade. Até onde eu saiba, além de usar dois carburadores do Corcel e, por eles serem idênticos, o acionamento era feito por uma única vareta. Ou seja, enquanto uma alavanca da borboleta era puxada, a outra era empurrada. Diferente dos VW mais modernos com duas varetas e acionamentos simétricos. Estou certo?

Luís Augusto disse...

Não sabia desse padrão de grafismo nos instrumentos do 68; são de muito bom-gosto.

Felipe Nicoliello disse...

Leo,
Que bom que vc ficou feliz. Eu tb as vezes pensava isso da década em que tinha nascido, pq sempre tive vontade de ter vivido a minha juventude na época de James Dean. Hoje não, eu fico muito feliz de ter nascido em 1954 e ter vivido perto, literalmente, dos Puma.

Thiago,
Era vareta única, pq os carburadores de Corcel aceleravam para o mesmo lado. Mais tarde a Solex lançou a dupla, com os carburadores direito e esquerdo, com os lados de aceleração invertidos, assim a vareta deixou de ser única. A VW foi além, inventou uma torre de fixação das varetas de aceleração presa no bloco, ao invés do sistema de acionamento da Puma soldado na caixa da ventoinha.

Luís Augusto,
Por isso que não canso de falar desse desconhecido e charmoso modelo.

Felipe Nicoliello disse...

Esqueci de comentar sobre o motor:
Vcs repararam no regulador de voltagem, onde era fixado? Em cima do dínamo, a lá Fusca 1200! E a mangueira de entrada de combustível, vinha por cima...

Leo Gaúcho disse...

Reparei sim Felipe e já estou pensando como colocar no meu, contudo vou reever o manual.Outra coisa que me chamou muito a atenção:a cor da capelinha parece que é preto.O tubo de combustível tinha visto, é bem no canto mesmo!

Felipe Nicoliello disse...

Leo,
Não se esqueça que seu carro é 1969 e a partir daí houve algumas mudanças. O regulador em cima do dínamo acho que foi somente nos primeiros, assim como a mangueira de combustível e a capelinha.

edson disse...

Ola . A titulo de informação trabalho com restauração e confecção de instrumentos aqui no Rio e a dias atras confeccionei os 3 instrumentos como da foto do gt 68 com velocimetro de 0 a 210 km para comprador do parana email alvaro@a-natel.com ,portanto se houver alguem interessado estou a disposição .Abraços

Felipe Nicoliello disse...

Edson,
Vc tem fotos do trabalho realizado? Se tiver manda para felipe@pumaclube.com.br que divulgo.