quarta-feira, 5 de novembro de 2008

VI Blue Cloud

Você que é fã dos DKWs (e quem não é?), de automóveis que marcaram a história da indústria automobilística no Brasil, é hávido porconhecimento e gosta de conhecer lugares bacanas, não pode perder este evento. Portanto, antes de mais nada, já anote em sua agenda: VI Blue Cloud, de 6 a 9 de novembro, em Caxambu- MG.
Mas o que vem a ser o Blue Cloud? Nascido em 2003 pelas mãos dos criadores do site
http://www.dkw.com.br/, o evento é organizado por Paulo Renato Arantes,Hélio Marques e o jornalista Flávio Gomes e tem por objetivo reunir os amantes destes simpáticos veículos de três cilindros, com seu característicoronco “pipocado” e que insistem em soltar aquela “fumacinha azul” assim que ligados. Daí a origem do nome “Blue Cloud”.
Vem aí a festa dos DKWsMas o evento não é exclusivo para os DKWs. Este ano, irá homenagear dois modelos “decendentes” da marca de origem alemã: o Puma em suas diversasversões e o Volkswagen Passat. Veja porque no box abaixo. Além disso, automóveis de outras marcas também serão bem vindos.
Quem decidir pegar a estrada rumo às montanhas de Minas Gerais, participará de um evento repleto de atrações. Muito mais do que apenas um encontro de automóveis antigos, o VI Blue Cloud terá exibições de filmes e videos, palestras com grandes “feras” do automobilismo e do antigomobilismobrasileiros, mesas redondas... Você ainda poderá participar de uma carreata pela encantadora cidade e de um passeio à vizinha e histórica Baependi, além de poderse divertir no coquetel de boas vindas de quinta-feira e no baile com música dos anos 1960 que acontece sábado. Veja a programação completa no final desta reportagem.
Roberto Nasser será um dos palestrantesEntre os palestrantes convidados, nomes de peso como Roberto Nasser, Amauri Mesquita, Bob Sharp, Bird Clemente e Miguel Crispin. Estes três últimosfarão uma palestra em homenagem ao mago dos DKWs, Jorge Lettry, falecido recentemente.
Kiko Malzoni, filho de Rino (o criador do GT Malzoni e do Puma, entre outros) e entusiasta das marcas, fará duas palestras. Na primeira, entitulada “A Saga dos Malzoni”, falará sobre a história de sucesso deste esportivo campeão também nas pistas. Terá a participação do restaurador especializado emveículos fora-de série, André Valente. Na segunda, contará como se deu a restauração de um raríssimo exemplar do Puma 4R, versão especial lançada em 1969 e que teve sua produção limitada a apenas 4 exemplares, sob encomenda da Revista 4 Rodas, que premiou seus assinantes.
Imperdível também será a palestra “Os 100 anos de História da Audi” ministrada por Peter Kober, representante do Museu da Audi, na Alemanha.
Os decendentes
PUMA
Lançado em 1967 pelas mãos do genial designer Rino Malzoni, em seu primeiro ano de fabricação o Puma era totalmente baseado na mecânica DKW, com o mesmo motor dianteiro refrigerado a água, de dois tempos e três cilindros e a mesma plataforma. Naquele ano, a DKW-Vemag foi comprada pela Volkswagen brasileira, que encerrou as atividades da concorrente. Isso obrigou a Puma a buscar uma nova mecânica para seu esportivo. Foi então que nasceu o novo Puma, com motor VW 1500 (o mesmo motor da Kombi e do Karmann Ghia) refrigerado a ar e de tração traseira.
PASSAT

Mas e o Passat, o que tem a ver com essa história? Vamos voltar a 1932, quando a DKW, já lider no mercado de motocicletas e ingressando no mundo dosautomóveis, associou-se a três outras empresas: Horch, Wanderer e Audi. Surgia assim a marca das quatro argolas, a Auto Union. Passados 33 anos,a Volkswagen adquiriu a Auto Union na Alemanha, passando a utilizar novamente a marca Audi. Em 1968 é lançado o Audi 80, que deu origem ao Volkswagen Passat. Como se pode ver, nossos Belcar, Vemaguet, Candango e Fissore são legítimos antepassados do Passat!
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira, 6 de novembro-14h - Abertura da Secretaria, credenciamento e recepção dos veículos.-18h - Fechamento dos portões ao público-20h - Cerimônia de abertura oficial-20:30h - Coquetel de boas vindas-22 às 23h - Filme: “Forjando o Futuro com a indústria automobilística - História da DKW-Vemag”
Sexta-feira, 7 de novembro-9h - Abertura da Secretaria, credenciamento e recepção dos veículos.-9 às 18h - Exibição e visita aos veículos no pátio e feirinha de peças-10h as 11h - Palestra: “A Saga dos Malzoni”, com Kiko Malzoni-11 às 12h - Palestra: “Competindo nos anos 60 e 70” – Amauri Mesquita-14 às 15h - Palestra: “O que é restaurar um Carro Antigo” – Roberto Nasser - Museu do Automóvel de Brasília-15 às 17h - Mesa Redonda: "A Oficina, o box e as vitórias" - Miguel Crispin-17 às 19h - Palestra: “O homem e o Mito - Jorge Lettry, meu depoimento" - Bob Sharp, Bird Clement e Miguel Crispin-18 h - Fechamento dos portões ao público-21 às 22h - Vídeo “O Puma e sua história”-22 às 23h - Vídeo: “Carros brasileiros - DKW-Vemag"– série de filmes de Jean Manzon recuperados pela Dana
Sábado, 8 de novembro-9h - Abertura da Secretaria, credenciamento e recepção dos veículos.-9 às 18 h - Exibição e visita aos veículos no pátio e feirinha de peças-10h - Foto oficial do encontro.-10:30 às 12 h - Palestra: "Os 100 anos de História da Audi" - Peter Kober (Audi Tradition)-14h - Visita de alunos da rede municipal de ensino-14:30h - Carreata pela cidade-15 às 17h - Passeio a Baependi-15 às 17h - Exibição de filmes ao público visitante-17 às 18h - Assembléia: organização do Blue Cloud 2009-18h - Fechamento dos portões ao público-19 às 19:30h - Palestra: “A recuperação de um Puma GT 4R” – Kiko Malzoni-19:30 às 20h - Palestra: "O papel de Jorge Lettry no automobilismo de competição - Uma visão histórica” – Roberto Nasser - Museu do Automóvel deBrasília-2130h - Baile para os participantes e convidados com musica dos anos 60
Domingo, 09 de Novembro-9h - Abertura dos portões ao público-10h - Inicio da retirada dos veículos para encerramento do evento-9:30 às 11h - Mesa-redonda: “Competindo com DKW” – Marinho e Bird Clemente. Moderadores: Luiz Salomão e Flávio Gomes-12h - Encerramento do evento.
Maiores Informações: Paulo Renato Arantes (35) 9112-2155
renato@dkw.com.br - Hélio Marques (21) 2719-3420 - Flavio Gomes (11) 9264-3084

Nenhum comentário: