segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Anuncio (12) União dos Revendedores

No anuncio da União dos Revendedores Volkswagen, publicada em Julho de 1970, marca as vendas e assistência técnica pela Rede de Concessionárias VW associadas, um trunfo conseguido pela qualidade do produto fabricado pela Puma. Além disso, traz na foto um Puma GT 1600. Esse carro era GT por ser de pára-brisa canto reto e não tinha a tomada no final do capô dianteiro, mas tinha algumas alterações em relação ao GT 1969, as rodas aro 14 Tijolinho, cinto de segurança e o novo motor 1600 cc, que originalmente no Karmann Ghia VW tinha 65 hp e a Puma conseguia extrair 70 hp com adição da dupla carburação e escapamento esportivo. Para se ter idéia a VW, para conseguir 75 hp no SP2, teve que aumentar a cilindrada para 1700 cc.
Voltando ao Puma, essa fase de transição no ano de 1970, a Puma fazendo alterações em seu produto para ajustar com a nova mecanica recebida da VW e ao mesmo tempo, para atender as exigências do mercado externo, seu principal alvo, teve em sua linha de produção, três modelos diferentes convivendo juntos: GT 1600; GTE 1600 e GTE 1800S, conforme mostra a foto abaixo, que deve ter sido tirada no segundo semestre de 1970.

15 comentários:

Cesar Costa disse...

Resumindo: aquilo era uma confusão. Não sei como você hoje consegue "entender" o que acontecia...

Leo Gaúcho disse...

É uma explicação concreta do puma do JM, a 1600-S, referente ao para brisa de canto reto e mecanica 4 furos.Cara esta informação que vc disponibilizou esclareceu muitas dúvidas.Parabéns Felipe!

Anônimo disse...

não tem segredo nenhum sairam Pumas GT 1500 "1969" modelo 70 já com suspenção 4 furos , a minha o numero do produto é 349 e ~pelo que vi do chassis ...nunca teve suspensão 5 furos...

o mesmo acontece com o Puma 72 meu pai comprou um Spider no Natal de 1972 a lanterna dianteira já era redonda e não do corcel...

Anônimo disse...

Conversei muito com o Miltom Masterguim e ele disse com todas as Palavras , Puma só começou a ser fábrica a partir de 1976...antes disso o que o cliente pedia e pagasse era feito... e acabando alguma peça no estoque arruma outra...

Dr. JMM disse...

hehehehe...falando isso, alguém aqui, que não quero dizer quem vai ficar brabo..hhehehe

thiago disse...

Poxa, três modelos num mesmo ano confundem qualquer um. Eu já vi um Puma ano 70 com rodas bolo de noiva (5 furos). Agora se era original, "cabrito" ou resto do estoque 69 já não sei dizer.

Anônimo disse...

já ia esquecendo eu tive um Puma GT 1967 chassis 0116 que nunca saiu da fabrica com motor dkw...esse carro era do bob sharp e tinha cambio de dkw com motor de corcel tudo feito na concessionaria cota por ele...

o famoso final de stock...venderam até carro sem motor...

Luby disse...

Este papo vai muito longe.
abs

Leo Gaúcho disse...

Tive uma 1970 em 2005.A carroceria dela era na verdade uma GT 1969,com mecanica 5 furos, enfim, uma 69 indiscutivelmente, mas a sinaleira traseira já era de variant.Deva ter sido estoque 69, mas emplacado em 1970.Numero 309.Hoje está com o Mário aí no RJ.

Felipe Nicoliello disse...

Depois de um longo e tenebroso retiro para eu me acalmar, horas no psicologo, enfim estou mais CALMO!
Dinho num phode, eu aqui pregando catisismo e vc quebrando minhas pernas, assim não dá, assim não pode.

Meus caros amigos,
Muito calmo, tranquilo, relax, rsrs, em outubro de 1969 a Revista Autoesporte apresentou um Teste do Novo Puma GT com rodas 5 FUROS, e motor 1600 cc. Acontece que a Puma dependia da VW, e aquilo que a VW mandava à Puma tinha que aceitar, era uma cota de chassis rolando, ou seja, chassis andando. Se viesse com alterações era o produto fabricado naquele momento, claro salvo qq aberração de contrato.
Com bem falei, em 1970 foi a fase de trasição, onde na própria linha de montagem existiam dois tipos de carroceria ( e não três, três eram os modelos Thiago), agora vejam bem, uma carroceria tinha que ficar exposta seis meses curando ao tempo, nesses seis meses aconteciam muitas coisas, vcs acham que a Puma iria jogar todas as carrocerias fora? Aí vcs perguntam:Pq não houve uma previsão? Pq era fase de transição, novos contratos, novas metas, novos produtos. E eles promoveram muitas mudanças no GT em função das exportações, que não era uma coisa garantida, que poderia se realizar, e se realizou.
NÃO ERA ESSA BAGUNÇA NÃO! Se o Miltão falou isso, ele quiz dizer que em 1976 a Puma ganhou administração de empresa grande e antes disso, era administração de empresa pequena querendo crescer. Claro que se faltasse peça a criatividade corria solta, mas não em detalhes fundamentais do produto. Na época o cliente acompanhava a fabricação e podia personalizar seu Puma, como qq outra Lamborghini fabricada atualmente. Aí chutei o pau da barraca. Personalizar não quer dizer mudar o produto alterando lanternas, paralamas ou outros detalhes importantes. Qto ao GTE Spyder do seu pai Dinho, pode ser que saiu com as lanternas do modelo exportado, pq na Europa, os Puma tinham lanternas redondas e não de Corcel, para facilitar a manutenção. Como estava para mudar a carroceria, não tinha problemas de distorção de produto.
Puma DKW sem motor? Claro que só poderia ser do amigo do peito do Jorge Lettry, o Bob Sharp. Dinho se eu fosse dono da Lobini e vc me pedisse um carro sem motor para vc colocar um de Ferrari (e olha que esse pedido não é nenhuma fantasia vindo de vc), vc acha que eu iria dizer não? Na hora! Tirava o motor do carro e entregava ele de guincho!
Mas nesse caso do Puma DKW, era mesmo final de estoque. A Puma ficou alguns meses sem carro para vender, pq não tinha mecanica, até começar com o VW em maio de 1968.
Eu nem vou publicar a história da Sussuarana, pq senão... aí vcs vão cair de pau em cima de mim: Tá vendo, eu não disse que aquilo era uma bagunça, blá blá blá.

Dr. JMM disse...

Pórra Felipe, pro Dinho vc vende um lobini sem nada né? Pra mim tu vende sapo. Hehehehehee. Eita país do vale tudo. Beleza, como não tenho puma nem grana, vou ficar aqui no cantinho só "urubuservando" e de vez em quando dando uma "agulhada" em alguém, só pra ver o "inferno" arder. hehehehehee.

Luby disse...

Bem esta historia de ano / modelo ate hoje e em grandes montadoras se repete e sempre vai existir ..agora mesmo se for numa revenda comprar um carro zero com certeza vai comprar um de 2 cabeças como dizem por aqui ou seja: ano 2008 MODELO 2009
Ate que a fabrica era uma bagunça muito bem administrada e organizada haja vista a prdução que não era pouca não e um detalhe fabricando varios modelos ( GTE/GTS/S1 )inclusive o bugre kadron, estive vendo num site não sei se é o certo mas vamos lá:
68=125 un / 69=272un/70=202 /71=253gte+70 gts/ 72=330gte+153gts+1opala / 73=500gte+269gts+2 / 74=263gte+493gts+21 S1 e fora os bugres kadron... resultado era uma bagunça muito bem organizada heheh

Felipe Nicoliello disse...

Luby,
Isso mesmo, sem falarmos que a Puma fabricava outros produtos além de carros:
Caminhões; Onibus; Barracas de Camping; Resina e Gel; Peças Mecânicas.
O Mini-Dacon ou Dacon 828, as primeiras onze unidades foram fabricadas na Puma. Eram chamados os projetos especiais feitos para clientes industriais, como o Bug Kadron.

Felipe Nicoliello disse...

JM,
Prá vc não dá, Lobini sem motor só prô Dinho, sabe como é, ele é piloto, fusador de carros, então não vai fazer arte. Agora vc vai querer colocar o motor do seu KG-Porsche no Lobini, aí obicho não agüenta!

Cesar Costa disse...

Dinho piloto? Há controvérsias...