terça-feira, 14 de outubro de 2008

Interior do GT 1969 / 1970 1a. série

O acabamento do GT 1969 era mais aprimorado que do GT 1968, principalmente no painel que trazia um desenho novo, mais limpo e visula mais moderno.
Esse interior não durou muito, sendo substituído pelo modelo GTE, com detalhes mais sofisticados para o mercado externo.
As laterais eram simples, com friso cromado cortando a parte superior, os tracionais parafusos de fixação aparentes, símbolo de esportividade, puxador de porta Puma, maçanetas internas discretas, a do vidro da Variant e da porta a do Fissore. As duas laterais ainda contavam com cinzeiros de Fusca, em uma posição não muito cômoda para o fumante (veja no catalogo de peças acima).
Os bancos seguravam bem o motorista, numa época em que, todos os carros tinham bancos planos, retos, mais parecendo poltronas sem apoio para os braços.
Nos GT ainda não tinham apoio de cabeça, inserido somente nos GTE.
As laterais e traseira dos bancos eram marcadas por um aplique de fiberglass...
...que tinham o emblema da fera e a inscrição GT.
O relugador da inclinação dos bancos era algo bem do tipo "engenhoca". Uma roldana fazia um mecanismo interno inclinar o banco para frente ou para trás, quando se girava. Uma posição muito incomoda, mas numa época que não existia reclinadores, até que estava bom demais.
O aplique de fiberglass corrugado na cor preta.
Apesar do modelo das fotos estar com acabamento em tecido e ter os furos para apoio de cabeça, esses dois itens somente fizeram parte da linha GTE, lançada no segundo semestre de 1970. Os GT 1969 tinham o revestimento dos bancos em courvin preto.
O Puma GT verde das fotos foi restaurado pelo Gutenberg A. Baptista do Rio de Janeiro.

10 comentários:

Anônimo disse...

Belo carro!

Felipe, uma dúvida ...

Em 69 as caixas das rodas não eram pretas?

A partir de que ano começaram a ser pintadas de preto?

Leo Gaúcho disse...

Chique demais este carro que era do Gutemberg!Foi referencia qdo inciei nas coreções que a minha estava precisando.Este volante é do tamanho original(grandão!), pergunto pois não parece que ele fica tão próximo do para-bris.
Leo.

Felipe Nicoliello disse...

Sandro,
Todos eram pintados de preto, mas alguns proprietários de Puma, com cores claras e suaves, gostam de uma cor mais clara embaixo dos paralamas para demonstrar perfeição e limpeza. Se a cor do Puma for escura ficaria feio. O Gutenberg é um desses proprietários que primam pela suavidade das cores, assim com esse que vos escreve. É meu caro, se olhar atentamente para a lindinha GGT, verá que tb tem quantil embaixo dos paralamas, que irei repintar da cor original (o quantil já desgastou), muito a contra gosto.

Luby disse...

Tenho um carinho todo especial por este carro pois foi ele que reascendeu a minha antiga paixão pelos pumas, quando ia aos encontros e o via ficava admirando as suas linhas e beleza na epoca que o Gutemberg esta vendendo se eu tivesse $$$ teria comprado, mas quem sabe por onde ele anda atualmente, aqui no Rio creio que não é não, cade ele Felipe ?
abs

Cesar Costa disse...

Outra dúvida:
Os parafusos dos forros das portas eram assim aparentes?
Essa Puminha, com esse verde Kawasaki, tá perfeita, hein!

Felipe Nicoliello disse...

Cesar,
As laterais da porta eram presas dessa forma, com parafusos e aruelas estampadas, as mesmas utilizadas nas laterais das Kombis mais antigas. Isso na época era símbolo de esportividade, já que para ser esporte, tinha que ser de corrida, e os carros de corrida, nunca se preocuparam com acabamento e sim funcionabilidade. Nesse quesito o sistema funciona muito melhor que as presilhas de plástico. Esse tipo de fixação foi em todos modelos GTE ("Tubarão") e GTS com chassis Karmann-ghia.

Luby disse...

Por onde andara esta 69 verde ?

Luby disse...

Por onde andara esta 69 verde ?

Anônimo disse...

A GT do Gutemberg, é muito próxima do original, porém, os bancos não possuem o revestimento com os "ilhoses" que caracterizavam os primeiros GT'S.
Tenho a informação, que o Felipe Sanches de Brasília DF,descobriu um tapeceiro que reproduz o revestimento como o original

Felipe Nicoliello disse...

Fernando,
O Puma GT não saiu com os ilhoses nos bancos, que servia de ventilação. Esses ilhoses vieram com o GTE em 1970 e foram até 1972, quando o banco mudou completamente.
Hoje em dia existem muitos tapeceiros que replicam os originais, como o França e Osny em S.Paulo, além do setor de tapeçaria da oficina do Domingos Avallone.