O banco Puma dos modelos GT 1968 a 1970, GTE 1970 a 1972 e GTE Spider 1971 e 1972 tinham a mesma configuração: banco tipo concha com reclinador e acabamentos de fibra de vidro e friso metalizado.
Para o Brasil da época, isto era uma revolução, pois reclinador nos automóveis era coisa rara e bancos tipo concha fixo, somente em carros de corrida e buggys. Unir o útil ao agradável foi a grande sacada Puma.
Voltando aos bancos do 1972, lembram o GTE 1972 cinza do meu amigo Sylvio Fujioka? Não tinha bancos originais. Com minha ajuda, indicando onde comprar e com quem, ele reviveu seus bancos originais.
A sequência de fotos são desses bancos, uma reprodução nota 9,5, porque faltaram os encostos de cabeça, senão seria 10.
O primeiro passo foi comprar as armações (estrutura) e as capas de fibra de vidro com o Cláudio Reck.A diferenças entre os bancos do GT para o GTE e GTE Spider são os ilhoses para respiração da espuma (circulação de ar interna do banco), diminuindo o calor e transpiração dos ocupantes e o encosto de cabeça, uma das exigências das normas européias. O tecido freeze, dando um toque mais luxuoso ao esportivo era opcional. Por sorte, o nosso amigo Douglas, que vende peças Puma, encontrou um lote antigo deste tecido e está vendendo. Este desenho do tecido freeze foi utilizado até 1972, entrando depois outro desenho de freeze no novo banco Puma de 1973.
Este tecido é muito bonito e deixam os bancos muito charmosos. Não sei por qual motivo não foram feitos os encosto de cabeça. Muitos não gostam, porque parecem não pertencer aos bancos, sugerindo uma adaptação caseira. Realmente, o encosto de cabeça quebra a linha superior do banco, que é contornado por um friso metalizado. O projeto deste banco, de 1968, não foi projetado com esse equipamento, incluído dois anos depois.
Este acabamento lateral dos bancos, em fibra de vidro, continha o emblema da cara da fera e as letras GT.
Abaixo a capa de fibra de vidro corrugada do encosto do banco e o detalhe do reclinador tipo roldana ao centro, tudo instalado com muito esmero pelo tapeceiro França de São Paulo.
A foto abaixo, foi extraída de umas revista européia, que falava do Puma 1972 chegando na Europa.
O festival de "jaba" grátis da postagem, não tem o intuito de propaganda dos profissionais e nem recebi para isso, falo dos bons profissionais e fico de olho, porque também posso avisar a todos, qualquer derrapagem. Aqui no Puma Classic, em primeiro lugar estão os apaixonados pelo Puma, que querem voltar a vida original de seus felinos.
9 comentários:
Molto Grazie Felimpone, vorrei anche ringraziare Il França, Douglas e Claudio Reck, tutto il lavoro è stato eccellente!!
Muito obrigado chefão Felipe, gostaria ainda de agradecer ao França, Douglas e Cláudio Reck, o conjunto da obra ficou excelente.
Ho pensato che il poggiatesta è stato utilizzato solo in GT Spyder...
Pensei que o encosto de cabeça só era utilizado na GT Spyder...
La machina è ora di proprietà di dottore Guilherme.
Sylvio: vc vendeu o carro?
Já estava bonito com os outros bancos. Agora, nem precisa comentar !
Lindos bancos, espero um dia chegar nesse nível. As cabeceiras dão um ar de modernidade, e com certeza deveriam ser colocadas...
Prezado Walter, infelizmente não foi possível agendar nosso almoço a tempo, sì è vero.
Sou um apaixonado, por isso pesquiso e garimpo raridades. Quem não sabe,o GT 4R de chapa foi encontrado por mim em Goiânia. Parabéns Sylvio, ficou expetacular. Agradeço à você e ao Felipe o reconhecimento. À todos tenho para venda ainda o freeze, o courvim igual ao utilizado (sendo de estoque antigo tendo qualidade diferenciada)e o cinto de segurança que aparece na última foto (foto da época).
Abraço.
Douglas de Almeida
Douglas,
Tenho interesse no tecido. Como entro em contato com você?
Meu e-mail (Douglas) é pumaclubdirtec@yahoo.com.br
Meu e-mail (Douglas) é pumaclubdirtec@yahoo.com.br
Postar um comentário