quarta-feira, 17 de abril de 2013

Relógio de horas análogo do Puma

Próprio do modelo GTI / GTC para exportação, o relógio de horas análogo ficava no console integrado exclusivo desses modelos. Fabricado pela VDO, seu mostrador era exclusivo Puma, com o emblema cara da fera. O mecanismo era o padrão do fabricante.
Outro modelo Puma, o primeiro a utilizar o relógio análogo foi o GTB S2, pois o GTB de 1974 até ostentou esse equipamento no veículo pré-série, mas não chegou a ser incluído na linha de montagem. No GTB S2, o relógio ficava na extremidade direita do motorista... 
 ... Como mostra a página do Manual do Proprietário.
O Puma P-018 que tinha o painel similar ao GTB S2, também ostentava o relógio de horas na mesma posição.
 Nas séries fabricadas em São Paulo, esses citados foram os únicos com o equipamento de série. Quando a fabricação passou para Curitiba-PR, nas mãos da Araucária S.A., o GTB S2 ASA continuou idêntico ao seu antecessor. Depois da venda da Araucária para a Alfa Metais Veículos, também do Paraná, o GTB S2 recebeu alterações nas linhas externas e internas. Com o painel redesenhado, o relógio de horas passou para extremidade esquerda, local onde a visão é prejudicada pelo volante, sendo o instrumento menos necessário para vital importância do veículo.
Nos modelos Puma AM1 e AM2, ainda com motorização boxer a ar, os instrumentos eram quase idênticos ao do Puma P-018, sua base, e o relógio de horas na mesma posição.
Nos Puma AM3 e AM4 o relógio de horas análogo deixou de existir.

6 comentários:

Milton disse...

Felipe
Qual é o 5o. marcador que aparece na última foto?
Um abraço
Milton

charles disse...

felipe, vc tem fotos de como fica o acabamento do controle interno do retrovisor desse modelo puma? me manda por email se tiver: servidorleme@hotmail.com

Unknown disse...

Felipe, seu comentário sobre as AMV's está correto para os modelos 88, que tinham o relógio de horas e toca-fitas Albatroz I. Nos modelos 89 em diante o relógio de horas foi substituído por um vacuômetro e a função horas passou para o Toca-fitas,que mudou para Albatroz II, com display digital. Vou mandar no seu e-mail particular uma foto do painel da minha AMV 89/89 para comprovação.

Mario disse...

Possuo um GTB S2 em fase final de restauração e acho um charme o relogio de horas com o emblema da Puma

Glauber disse...

O meu tem o reloginho... Mas eu mandei fazer, nunca encontrei original para comprar. Ficou igualzinho.

Felipe Nicoliello disse...

Milton,
É o vacuômetro.

Charles, já lhe respondi.

Mário QMário? obrigado pelo comentário e informação, vou preparar um complemento do assunto.

Mario, dá para comprar um relógio VDO e mandar fazer a frente igual do original, como o Glauber fez.