quinta-feira, 14 de março de 2013

Desenho do Puma GT 1500


Com o fechamento da Vemag, a Puma se viu na obrigação de mudar seu modelo, já que não teriam mais a mecânica e chassi DKW. Rino Malzoni começou a trabalhar rapidamente em seu novo projeto, utilizando a mecânica e chassi do Karmann Ghia. Como faziam nos chassis DKW, o chassi de VW também foi encurtado, para diminuir a distância entre eixos e melhorar sua estabilidade. Essa distância entre eixos, no GT DKW era 2220 mm e no GT VW 2150 mm.
Com pouco tempo para desenvolver o projeto, Rino passava boa parte do tempo na Fazenda Chimbó, onde acontecia o desenvolvimento do esportivo. Rino não desenhava e não pegava em ferramentas, apenas expunha suas idéias ao Sr. Francisco, seu mestre funileiro, para executar o projeto. Nos fins de semana, Rino passava na casa de seu amigo Anísio Campos levando-o para a fazenda e lá trocavam ideias. Certa vez eu perguntei ao Anísio: - Por que você fazia isso, deixava seu lar no fim de semana para ir "trabalhar" de graça? Ele respondeu: - Felipe, eu estava aprendendo... 
A co-autoria não foi dada ao Anísio, porque nunca ficou claro sua influência no projeto, talvez apenas detalhes, porque o primeiro Puma VW tem seu desenho marcante nos modelos de corrida, frente baixa, traseira curta e truncada, favorecendo a aerodinâmica, estilo admirado por Rino Malzoni. 
Rino, como a maioria dos estilistas da época, era influenciado pelo estilo dos famosos estúdios italianos de desenho de automóveis. Nisso, as linhas do Puma VW nos remete ao estilo italiano de desenho, com muita graça e harmonia. O pequeno esportivo agradou pela simpatia, pela suavidade de suas linhas e por ter aquilo que todo apaixonado por automobilismo deseja: a cara da velocidade. Seu desenho inspira velocidade e mostra muita esportividade.
Com esse resultado, o Puma conquistou e conquista todos, da criança ao idoso, todos sempre admiram o Puma. Um feliz resultado da genialidade de Rino Malzoni, com uma certa dose de influencia de seu grande amigo Anísio Campos, também um gênio no desenho. Claro que só o desenho não faz tudo, a aplicação das peças de funcionamento para tornar realidade o desenho é tão importante quanto, e nisso outros gênios atacavam em áreas distintas, Milton Masteguin em toda construção / fabricação e Jorge Lettry na mecânica.

Há pouco fiz uma pesquisa para saber aquilo que mais atraía em um Puma e o resultado não poderia ser outro:

2 comentários:

Sergio Campos disse...

O desenho do Puma GT 1500, na minha opiniao é um dos mais bem resolvidos que conheço, entre todos os automveis esportivos da decada de 1960. Nao há nada a ser retocado. É limpo, suave, mas sugere sutilmente uma agressividade felina. Esportividade no sangue... O Miura tem a exuberancia dos superesportivos europeus da época, mas guardando as devidas proporçoes, muita gente retocaria o desenho dos farois por exemplo. O Puma GT 1500 1968 faz da simplicidade e elegancia seu maior charme !

Daniel Pardo disse...

Eu só sei que desde que fiquei sabendo da existência do Puma com rodas 5 X 205, passei a gostar desses modelos de Pumas até 1969.