sexta-feira, 8 de junho de 2012

Trava dos Bancos Puma a partir de 1979

A partir de 1979, como já vimos antes, o reclinador passou a ter dois parafusos de apoio no encosto, ao invés dos três parafusos do modelo anterior. Foi a única mudança no mecanismo, porque o reclinador continuava o mesmo modelo, com alavanca lateral, com reclinador por estágios. O banco com esse modelo de reclinador, não tinha trava, porque esta estava incluída no mecanismo de reclinar. Levando a alavanca, automaticamente o encosto vem para frente e para reclinarmos necessitamos forçar para trás até o local desejado, ficando travado nessa posição. Se quisermos pegar algo na parte traseira do Puma basta apenas levantar a alavanca para o encosto do banco inclinar à frente.
 Nesse mesmo ano, também foi incluso na linha de montagem Puma o reclinador milimétrico. Claro que para isso cobravam a parte. Esse reclinador, o mesmo da linha Chevrolet Opala, tinha ajuste grau a grau ao girar a roldana na base do encosto, resultando em uma posição mais precisa para cada pessoa. Aquela jogada de jovens que namoravam em seus Puma, de abraçar a namorada e pegar na alavanca do reclinador e puxar para o encosto cair, já não funcionava nesse sistema, tinha que ter paciência para girar a roldana e reclinar totalmente o encosto do banco. Nesse tipo de reclinador havia a necessidade de uma trava externa e por isso que esse bancos tem uma alavanca no encosto para destravá-lo e puxar para frente ao acessar o compartimento traseiro.
Portanto, os dois sistemas são originais a partir de 1979 até o fim, sendo que no reclinador milimétrico existe a trava externa no encosto e no reclinador por estágios não tem essa trava externa.

6 comentários:

Goodtimes disse...

Felipe, se o reclinador de 3 parafusos é igual a este de 2, continuando o mesmo sistema de reclinação, então este de 3 parafusos é o mesmo utilizado no SP2.
O sistema é idêntico.

Anônimo disse...

Valeu Felipe! Como já havia postado num comentário anterior, durante algum tempo fiquei em dúvida sobre a originalidade dos bancos milimétricos do meu GTS modelo 79, até que consegui esclarecer aqui mesmo, no Puma Classic, em uma das aulas do Prof. Nicoliello. Acho que esse post vai ajudar outros felizes novos proprietários de Pumas dessa época, em suas restaurações. Forte abraço! Paulo - Fpolis/SC

Luis Wynns disse...

tenho um jogo de bancos iguais a esses com 2 furos, pra restaurar so que esta faltando o reclinador do lado do carona preciso muito encontrar alguem que tenha um, se alguém tiver e quiser negociar, me escreve, luiswynns@hotmail.com

Anônimo disse...

Se alguém no mundo tem essa peça, eh o Marcelo Giovani: Surfer.style@yahoo.com.br

Mas se eu encontrar essas peças com outra pessoa, te aviso.

Eu tenho um par de reclinadores de três furos, se alguém quiser. Estou pra anunciar no mercado livre.

Glauber

Glauber disse...

Alias, quantp vc quer pelo jogo de bancos?

Felipe Nicoliello disse...

Luciano,
O sistema de dois parafusos e do de três são iguais, apenas mudou o tamanho do apoio lateral.
Sim, o SP 2, Dodge e Puma usavam o mesmo sistema fabricado pela Probel.