segunda-feira, 11 de junho de 2012

Puma de corrida - GT Malzoni n°99

Na foto ao fundo... Aproveitando, alguém sabe alguma coisa a respeito desse Formula Vê? Que corrida foi essa? Em que local? Para referência estão aí dois GT Malzoni, um deles o # 99. Qualquer informação ajudará o meu amigo Mário Estivalet, que está pesquisando a história da formula Vê no Brasil.

5 comentários:

thiago disse...

Olá, Felipe. Não sei se tem muito a ver, mas no blog do Flavio Gomes tá falando que a filha do Anísio Campos está fazendo um documentário sobre a obra do pai e precisa achar alguns carros raros desenhados por ele. Fica a dica. Abraço.

Felipe Nicoliello disse...

Thiago, obrigado.
A Raquel já falou comigo e estou ajudando.

Anônimo disse...

Felipe, de novo voce volta com a assombração do Aranae/Sprinte SKOL
numero 33. Não consigo descobrir nada sobre esta foto, apesar das
pesquisas na internet em todo o universo, revistas antigas, anuncios, jornais, biblioteca nacional, museu do Vaticano, etc, etc

Foram 4 as provas em que participou um Aranae/Sprint com o numero 33:
1. 18/06/1967 - 2a etapa do Campeonato Brasileiro - Rio de Janeiro
Carro: Aranae pilotado por Ludovino Perez.
O carro era na cor azul, e a pintura não tinha nada a ver com o carro da foto.

2. 10/09/1967 - 500 Quilometros de Interlagos - São Paulo
Carro: Aranae, pilotado pela dupla "Totó" Porto e Ruby Loureiro.
Foi o vencedor da prova, e o carro era todo azul. Não tem também nada a ver com o carro da foto.

3. 29/10/1967 - 2 etapa do Campeonato Carioca, corrida em Niterói.
Carro: Sprint pilotado por Ailton Varanda.
Ailton Varanda largou na pole, sendo que as posições de largada
foram definidas por sorteio. Não tenho nenhuma imagem do carro,
tornando esta prova uma candidata para a foto. Apenas me parece que o local em torno é de um autódromo, e não de um local de uma prova de rua. Além disto não tenho informação de que tenha havido outra prova com carros esporte/turismo, já que a propria prova de Formula-Ve foi interrompida na 16 volta por invasão de pista pelo publico. Ou seja, não se explicaria a presença dos Malzoni.

4. 17/12/1967 - 4a etapa do Campeonato Brasileiro - Rio de Janeiro
Carro: Sprint pilotado por "Totó" Porto.
A prova foi vencida por Emerson Fittipaldi que tornou-se o
primeiro campeão brasileiro de Formula-Ve. Nesta prova tambem aconteceu o acidente em que faleceu o piloto Ricardo Moretti.
Junto com a prova de Formula-Ve, foi realizada a prova "Luso-Brasileira", com varios pilotos portugueses. Esta foi vencida
por Bird Clemente com o "Mark I" numero 22. O unico Malzoni que
tenho registro de ter participado desta prova é o 96, pilotado por
Celso Gerbassi.

Claro que de varias provas não possuo os numerais de alguns carros.

A unica prova de que tenho conhecimento onde tenha corrido um
Malzoni com o numero 99 (veja bem, que eu conheça, não afirmo que
não houveram outras...) é a 2a etapa do Campeonato Carioca de 1968, realizada em 12/maio/1968. O carro foi pilotado por João Moraes. (veja post no Blog do Saloma, em 01/maio/2009. Tem fotos da revista AutoEsporte onde aparece o carro - http://www.interney.net/blogs/saloma/2009/05/01/show_de_alfas/ ,
ou consultar Revista AutoEsporte, junho/1968, numero 44, paginas 50, 51 e 52).

Até melhor informação, acredito que esta foto tenhas sido tirada em um dia de treinos, (e que o numeral 33 não necessariamente tenha sido usado em alguma competição) com a presença de carros de competição, Fórmulas-Ve, protótipos, carrinhos de rolimã, autorama, e outras coisinhas com 4 rodas..... QUALQUER informação melhor do que as que eu tenho sera muito bem vinda.

Mario Estivalet
http://www.webng.com/formulave

Adauton disse...

Reparem na foto do puma classic... o Malzoni 99 aparece sem parachoques traseiros, na foto da corrida ele aparece com os parachoques, pode ser que tenham sido colocado pra corrida mas fica a duvida porque eram de de fibra fundidos a carroceria não???

só mais uma coisa Felipe vc viu esse vídeo no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=0c-ndafOodU&feature=player_embedded

Cesar Costa disse...

A foto, com certeza, é no antigo Autódromo do Rio. Esta pick-up parece ser aquela utilizada pelos Fittipaldi e o Malzoni lá no fundo, parece ser o Alfazoni (por casa do corte dos para-lamas)