quarta-feira, 6 de junho de 2012

Maçaneta GTE / GTS 1976 a 1978 - Coma achar o local

A maçaneta "patinha" ou "conchinha" como ficou conhecida foi lançada no modelo novo de março de 1976, nos Puma GTE / GTS com chassis de Brasília, iniciados pelos números 102....
 
 Essa maçaneta foi desenha pelo nosso amigo Paulo Sérgio, o PS, designer da Puma naquele tempo.
 Como ao longo do tempo, muitos Puma foram alterados, principalmente com a instalação das maçanetas de Alfa Romeo, o buraco resultante da modificação na porta é gigantesco. Para voltar ao modelo original, não dá para tirar medidas do local para executar o furo correto, porque esse furo depende do casamento de duas peças: a maçaneta em si e a fechadura. Como vemos na foto abaixo, a grande abertura para acomodar a maçaneta de Alfa. Ao fundo vemos o mecanismo da fechadura, que aqui foi pintada da cor do carro mostrando o serviço porco do pintor, que não tirou a fechadura para pintar o carro. Essa "orelha" da fechadura vai encaixada no pino da maçaneta...
...Que vemos na foto abaixo. A "orelha", que na verdade é a alça de acionamento da fechadura, encosta no pino da parte traseira da maçaneta, acionando para abertura. Quando trancamos o carro, virando a chave, esse pino fica livre e se acionado, não encosta em nada na fechadura. Esse pino com arruela grande e pequena fundidos em peça única, visto nessa da maçaneta, é o original, porque nas réplicas são colocadas  parafusos comuns.
 Nessa outra foto da parte interna da porta vemos a fechadura instalada, sem a maçaneta, apenas o furo para ser encaixada.
 Então moçada, o local correta para executar o furo é exatamente aonde o pino da maçaneta em posição destrancado pega na fechadura. O diâmetro do furo é o mesmo da base traseira da maçaneta.

9 comentários:

Deni disse...

Buenas!

Eu notei que o sistema pode destravar quando se aperta várias vezes o botão se o parafuso da maçaneta e a alça de acabamento não estiverem bem alinhados.

Sábado passado eu fiz este serviço na minha fera, ficou perfeito Felipe, obrigado pela força!

Anônimo disse...

mas onde são encontrados esses maçanetas para reposição???

Felipe Nicoliello disse...

Vc encontra na www.skillemblemas.com.br

chcopuminha disse...

Felipe, comprei recentemente uma GTE 74 e para variar, instalaram as maçanetas da Alfa. Que mania esse povo desinformado tem em trocar o certo pelo improviso. Poderia nos informar se as fechaduras internas bem como a máquina de levamntar o vidro são do fusca. tks

Felipe Nicoliello disse...

Chico,
As fechaduras não devem ter sido trocadas para uso da maçaneta de Alfa, devem estar as mesmas. Era da linha VW (Brasília, TL, Variant). As máquinas de vidro para Puma até 1976 la. série são as do Fusca, porém colocadas de lado invertido. A direita do Fusca vai na esquerda do Puma e vice-versa. Precisa fazer uma pequena alteração na máquina, mas nada que um bom vidraceiro não saiba.

Chicopuminha disse...

Felipe,
Comprarei as máquinas do fusca. Em relação as fechaduras você tem razão, são as da Brasilia. Olha não sei de você leu meu comentário acima, S1 e DKV. TKS

Felipe Nicoliello disse...

Vi sim e respondi:
Demorou, vai lá e tira umas fotos para mandar prá gente!

Julien B disse...

Olá! Tive um pequeno acidente com meu puminha GTE 79 em que o cilindro externo da fechadura foi arrancado.
Estou tendo muita dificuldade para encontrar. Vocês teriam uma luz?

Francisco Pacheco disse...

A foto poderia está mais ampla, ajudaria tendo as referências lateral e superior...