quarta-feira, 6 de junho de 2012

Curiosidades - Inspeção Veicular no RS

A inspeção veicular de nossa frota não é privilégio apenas do eixo Rio/São Paulo, ela acontece em alguns outros Estados brasileiros. No Rio Grande Sul, essa inspeção é mais coerente que em São Paulo, porque verificam diversos itens e não apenas na emissão dos gases e sonora. O meu amigo Carlos Avelleda fez a vistoria de seu Puma GTS 1974 Duas Capotas e passou com louvor. Para comprovar as fichas da análise.
 
 
O Carlos comenta: Como substitui o bloco do motor do meu Puma tive que fazer a inspeção veicular e, para minha surpresa, o Puma foi aprovado com tranquilidade, inclusive no teste de emissão de poluentes para a categoria, tendo a carburação dupla original Solex com toda a calibragem, giclês e venturis originais. Passou em tudo, verificação de folgas na suspensão, freios, faróis, ruído do motor e tudo mais. Fiquei satisfeito. 

6 comentários:

João Cesar Santos disse...

Posso escrever bobagem, mas aqui no RS não tem inspeção veícular anual como tem SP. Essa inspeça que o Carlos realizou no seu puma ocorreu devido a troca do bloco do motor, é a vistoria para honologar "alteração" na caracteristicas originais do veículo. Mas o atual governo do RS está insistindo com projeto para realizar a inspeção anual e arrecadar mais $$$$

Anônimo disse...

Fato. Também estranhei a tal inspeção.

Alex Zanolla

Felipe Nicoliello disse...

Então se preparem que logo deverá vigorar para todos os carros anualmente, como em SP.

Carlos Avelleda disse...

Esta inspeção já me custou R$ 235,00 na Caterg e mais R$ 95,00 no CRVA.

Anônimo disse...

De fato, só precisei fazer a inspeção porque troquei o bloco e era necessário regularizar a numeração do novo motor nos documentos. É que meu carro já não tinha o motor de fábrica quando comprei há 24 anos atrás e o que estava nele não tinha a numeração registrada. Optei, ao refazer o motor, por colocar um que tem os chamados parafusos "finos" com roscas em aço embutidas na liga do bloco.

Anônimo disse...

Isto tira o sono dos paulistanos, deveriam fazer a partir dos carros 90, pois existe pouca quantidade destes carros na rua, tenho um fusca que passou com 1,3 no co2, melhor que muitos carros novos, mas infelizmente isto é só para tirar dinheiro, primeiro candidato a prefeito que se opuser ao "Controlar" eu voto nele e viro cabo eleitoral dele,rs,todo ano gasto uma fabula com esta porcaria , na Europa tem mas não é anual as vezes e de Três em Três anos, que seria o correto fazer, o Kassab vai para inferno sem direito a julgamento, rs.

Varlei