sexta-feira, 9 de setembro de 2011

GTE Spider / GTS - Detalhes do Capô Traseiro

Nos Puma conversíveis o painel traseiro, onde estão as lanternas e a placa de licença é diferente dos modelos Coupê, já amplamente dito aqui. Um detalhe que pode parecer não original, mas é, são os dois desníveis formados pelo capô traseiro. A linha do capô traseiro não acompanha a parte superior do painel traseiro, isso se deve ao fato de deixar esse painel com linhas retas.
Se o capô acompanhasse a linha vinda das laterais, formaria um curva ao centro do capô, parecendo estar torto, como podemos ver na imagem abaixo. A teoria vai mais longe, mas basicamente é isso.
Em todos os GTS até 1976 1a. série (chassis de Karmann Ghia) é assim originalmente.
Até no sucatão do André Valente, que depois virou um lindo GTS, vemos o detalhe.
Nos GTE Spider também tem esse detalhe, em menor intensidade, pelo fato do painel traseiro ser um pouco diferente dos modelos GTS (após 1973).
Nos modelos seguintes de GTS, a partir da segunda série de 1976, com chassis de Brasília, o famoso "bunda caída", o detalhe foi tirado, porque a linha inferior do painel, desde as lanternas ficou reta, com isso a linha superior teve que ser curvada para dar leveza ao conjunto, mas no capô formou uma onda, para não ficar bico. Essa bunda realmente foi um desastre.
No final do primeiro trimestre, a Puma resolveu o problema da bunda caída e das linhas do painel traseiro, a inferior continua reta e a superior com leve curvatura, mas veja que o painel traseiro ficou grande e chapado. Mesmo agradou muito os consumidores, tanto que a maioria dos proprietários trocaram a traseira do seu modelo antigo com a bunda caída.
O Puma GTC, que surgiu em 1980 como modelo de 1981, teve a melhor solução para o painel traseiro. Apesar de muitos não gostarem das lanternas do Brasília, principalmente vista de lado e ângulo, com elas, esse painel ficou bem distribuído, proporcional e o capô traseiro não foi prejudicado. Olhando apenas a traseira o conjunto ficou harmonioso. Uma pena a Puma não ter dinheiro na época para mandar fazer uma lanterna exclusiva, acompanhando as linhas laterais do carro.

4 comentários:

walter ramos disse...

Como são bonitos os PUMA !
Com "bunda" caida ou reta não deixavam de ser diferentes dos outros carros de época .
Realmente faziam diferença.
Os jovens contemporaneos da época hão de se lembrar.
Quem não queria ter um?
Aqui neste comparativo que o Felipe mostrou , pudemos ver as mudanças feitas nos modelos.Nenhum perdeu seu "DNA".

Walter

Luiza - Puma 79 disse...

Olá.
Tenho um Puma GTS 1979. Quero deixar ele original, com as características do modelo desse ano. Meu Puma tem 3 características que me deixam em dúvida se estão conforme o ano ou não: para-choque preto, lanternas de Brasilia que uma parte fica na lateral do carro, e ele não tem aquelas 2 luzes pequenas no capô, somente o farol e as lanternas embaixo laranjas. Qual é a forma mais original dele? Só acho fotos de Puma 79 com os faróis traseiros redondos....
Obrigada.

Luiza

smarca disse...

Luiza, considere ver o GTS 80 do Tatu, como uma referência para o seu GTS 79. As diferenças entre esses anos são mínimas, se houver, como por exemplo o grafismo dos instrumentos, não tenho certeza.

O link é:

http://www.pumaclassic.com.br/2010/09/puma-de-amigo-gts-1980.html

Felipe Nicoliello disse...

Luiza,
Seu Puma deve ser um dos muitos que foram transformados de GTS para GTC 1981, com lanternas de Brasília na traseira e para-choques de borrachão, pegando toda a frente do carro, assim como o para-choque traseiro.
Isso era muito comum, porque os proprietários davam um upgrade em seus carros ficando com modelos atuais, parecendo zero km.
Como o Sandro falou esse link mostra um excelente GTS 1980, que é idêntico ao GTS 1979, entre esses dois anos não existe diferenças.
Nessa mesma postagem, vc pode ver a traseira de um GTC, a última foto e logo acima o GTS 1980 vermelho que foi citado o link.
Qq coisa me escreva.