quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Rodas Puma GTE / GTS 1979/1980 e GTI / GTC 1981/1984

O modelo de rodas de Raios continuou em 1979 com algumas alterações. Como havia mencionado anteriormente, os raios foram polidos e para tanto houve a necessidade de deixá-los retos para facilitar o polimento com máquina.
Os modelos GTE e GTS de 1979 tiveram ligeiras alterações, principalmente em seu interior com novo painel injetado e volante; botões por acionamento de teclas e alavancas na direção; bancos com reclinadores milímetros opcional e nova padronagem, com tecido do Chevrolet Chevette. Externamente as principais mudanças foram os emblemas, frisos e maçaneta em preto fosco; lanternas laterais de sinalização e as rodas desenho novo.
Nas rodas dianteiras pouco vemos alguma alteração a não ser o brilho dos raios e seu acabamento reto, em detrimento ao acabamento arredondado anterior.
Nas rodas traseiras a maior mudança nos raios, agora reto, antes curvado e acabamento também reto.
Com o brilho nos raios, o fundo passou a ser preto fosco automotivo para ajudar a realçá-los.
As rodas continuaram com a mesma dimensão, tala 7 polegadas na traseira e pneus 195/70 x 14.
No detalhe.
As rodas dianteiras permaneceram com tala de 6 polegadas e pneus 185/70 x 14.
Dianteira no detalhe.
Com o lançamento do GTI e GTC em final de 1980, já como modelo 1981, o Puma permaneceu com as rodas inalteradas, de tão modernas que eram e bem aceitas. Foi assim, com esse modelo até o encerramento da produção em 1984.
Uma curiosidade: Como a liga de alumínio destas rodas permite reparos e soldas, podemos ver rodas alargadas. Para facilitar o serviço e só alargar duas rodas ao invés das quatro, utilizam a roda dianteira, como fizeram nas rodas do Puma do meu amigo Martin, o holandês do Puma na neve. Assim a roda que era dianteira vira traseira com tala 9 polegadas e a traseira continua com 7 polegadas e é colocada na dianteira. Os problemas são: rodas largas sem reforço de apoio do off-set; maior aderência ao solo melhorando a frenagem e piorando a velocidade final e consumo; maior estabilidade em curvas, em compensação piora a dirigibilidade em baixa velocidade e manobras.

4 comentários:

Mazinho Rocha disse...

Felipe, quando comprei meu GTS 78 ele veio somente com 4 rodas 6 polegadas, 2 "retas" e 2 "curvadas" e sem estepe.
Na época comprei num desmanche 2 trazeiras 7 polegadas e mais 2 dianteiras , todas retas.
Para ficarem iguais coloquei no carro, tanto na dianteiras quanto na trazeira, as rodas retas.
Os raios polidos e fundo preto fosco.
Portanto as rodas e a pintura estão "erradas" para o ano do carro!
Isso impede a placa preta? Além de "corrigir" a pintura devo colocar as 2 curvadas na dianteira?
Assim que puderes por os e-mails em dia me responda sobre as peças da "PUMA CLASSIC PARTS" pro meu GTE 74, é dimdim pra vc!!!
Abraços, Mazinho!

Anônimo disse...

Parabéns Felipe, não ficou pedra sobre pedra, foi tudo vasculhado e comentado! Agora, volto a insistir, só falta o livro! Vejo no site da Classic Show Magazine tantos novos livros a venda sobre carros nacionais, que fica difícil se conformar dos teus artigos ainda não terem sido colacionados e editados. Grande abraço! Paulo Fpolis/SC

Anônimo disse...

Por falar em livro, olha o Pasini aí http://www.motosclassicas70.com.br/Banners/PUMA_divulgacao.htm Abraço! Paulo

Felipe Nicoliello disse...

Mazinho,
Tá phoda, mas aos poucos vou pondo em dia. O seu das peças já foi hoje.
As rodas são impedimento para a placa preta, pois entram nos itens excludentes, ou seja, nem vai para a vistoria. Outros excludentes: cor tem que ser do ano do carro; motor deve ser original; carroceria não pode ter nenhuma modificação, além é claro das rodas e pneus.
Obrigado Paulo,
Vamos ver se em 2011 sai o livro.
Ajudei o Pasini em alguns itens e vou colocar a chamada no blog.