terça-feira, 5 de outubro de 2010

Fora de área - Brasília Carroceria Esporte

Há alguns anos, três ou quatro, um amigo meu, talvez o Albano de Itajaí-SC ou Arsenio Fornaro de New Jersey-USA, não lembro, me mandou estas fotos perguntando sobre o carro. Estava anunciado em um site de vendas de veículos e o proprietário dizia ser carroceria Pininfarina. Eu nunca tinha visto, logo encaminhei para meu amigo Dario Faria, para saber se não era algum daqueles muitos carros esportes alemães feitos no pós-guerra, seguindo a linha Porsche 356, ou seja, carroceria esporte e mecãnica Volkswagwen. Nada ele também não conhecia. Aí sugeri que mandasse para a maior autoridade no assunto VW e amigo dele, o inglês Mr. Bob Shaill. Também nada de positivo, apenas alguns carros parecidos.
Veja que a parte interna é um verdadeiro VW com o painel no estilo daqueles modelos da década de 50, de fabrica artesanais alemãs. Mas como Mr. Shaill não identificou, ficamos sem resposta.
As fotos eram ruins mesmo para época e não conseguíamos identificar nenhum detalhe mais substancial.
Há pouco, no Blog dos Carros Antigos, o Dario achou esta publicação de 1960 e para surpresa era o carro das antigas fotos: Brasília Esporte. Fabricado no mesmo esquema dos pequenos fabricantes alemães com mecânica Volkswagwen, carroceria esporte e mecânica de Fusca, só que feito no Brasil.
A matéria não é muito claro, ou talvez não tenha sido reproduzida na íntegra, mas acredito que a carroceria seja de chapa metálica. A traseira difere das fotos antigas somente nas lanternas com seus acabamentos na lataria e o para-choque.
O Brasília era um conversível de capota rígida. Já aquele das fotos a capota é de lona.
Junto com esta matéria no blog do Nick Nikollas do Rio de Janeiro, tem uma foto de um carro tirada há dez anos, portanto mais velha que as fotos que recebi.
Fica o registro de mais um carro esporte brasileiro. Junto com o Moldex, Nautiplas, Cassella, Capixaba, Carpo, GT Piquet, Scardua-Mut e Zambelê, ocupa lugar de destaque na GALERIA DO ILUSTRE DESCONHECIDO.

Um comentário:

Dario Faria disse...

Olá professor Felipe!
Finalmente você encontrou as fotos que eu procurava para acrescentar a história deste ilustre desconhecido que o amigo Mr. nick Nicollas descobriu no Rio de Janeiro. Eu fiz recentemente uma postagem no blog "fuscaclassic" com mais algumas informações e parece que este esta rodando em Buzios - RJ, ou pelo menos foi visto por lá, derepente algum leitor depare com ele e nos envie mais informações e fotos, vamos aguardar...
Um abraço.
Dario Faria