quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Eventos - Floripa (1)

Todos os anos é realizado um evento nacional em comemoração a fundação da Puma Veículos e Motores Ltda. Como a fabrica foi fundada em 2 de outubro de 1964, a festa sempre acontece próximo a esta data. Tudo começou em 2004 na comemoração dos 40 anos de Puma. Foi realizado em Curitiba o "I Encontro Nacional do Puma", promovido pelo puma Club do Brasil - Curitiba. Depois a cada ano o evento foi realizado em uma cidade do Brasil. Em Campinas 2005 - Puma Club do Brasil - Campinas; Em São Paulo 2006 - Puma Clube; Em Jaraguá do Sul 2007 - Puma Club do Brasil - Santa Catarina; Em Piracicaba 2008 - Puma Clube; Em Foz do Iguaçu - Puma Club do Brasil - Cataratas. Este ano comemoramos em Florianópolis-SC o "VII Encontro Nacional do Puma - Puma 46 anos", realizado pelo Puma Club do Brasil - Santa Catarina, nos dias 9 e 10 de outubro de 2010.
Muitos apaixonados pelo Puma se deslocam de várias partes do Brasil, para ver muitos Puma, rever os amigos ou mesmo para se divertir nos passeios, atrações e jantares.
Não foi diferente com a turma do Puma Clube, que saiu de São Paulo em carreata até o posto de encontro com a turma do Puma Club do Brasil - Jundiaí.
Exposição de Puma? Não apenas uma pausa para a partida.
E a viagem de setecentos e poucos quilômetros começou.
Todos muitos sorridentes...
... Com a satisfação estampada no rosto.
O vigor para a grande viagem era visível.
Uma pausa para o abastecimento, até aí tudo tranquilo.
Quando começa os primeiros problemas, cruzar os braços para esperar os amigos. A cara de satisfação anterior do Clovis, já não é a mesma.
O movimento toma conta da turma para auxiliar o temporariamente Puma quebrado.
Mas nem por isso tira a alegrias de todos.
O Clovis apressando o pessoal: "Vamos gente, vamos, está consertado!"
Agora uma pausa para abastecimento da turma...
...Com direito a foto para a posteridade.
Logo mais, de novo? Não este é outro Puma.
Em ação a Diretoria do Puma Clube: Mechanics for cats.
Mais uma parada e outra exposição de Puma.
AH! Novamente ou cansaram de viajar?
É, mais um felino parou.
O ânimo já não é o mesmo...
... Mas o esforço para ir embora é de todos, dando apoio moral aos Mechanics for cats, Rinaldi e Ferri.
E lá foram eles novamente. Parece fumaça ou é reflexo?
Apesar de tudo, ouvi os depoimentos dos participantes do Rally do Quebra e a viagem foi maravilhosa, eles se divertiram muito. E olha que juraram de pés juntos que todos fizeram revisão em seus carros. O Puma VW que herda de seu primo Beetle toda a robusta mecânica, elogiada pelo mundo, ficou na estrada. Ironicamente nenhum GTB quebrou. Uma coisa é certa, VW quando quebra é fácil de consertar, ainda mais que levaram muitas peças extras. Mas não pensem que a volta de Florianópolis foi mais tranquila, olha eles aí empurrando o Puma do Rinaldi.
Claro que a fama correu rápido. Chegando no evento em Floripa, tem um GTC de Joinville quebrado.
E quem estava lá para consertar? Os Mechanics for cats!
Ricardo Gurgel, médico cirurgião (E). Marcos Rinaldi, arquiteto. Mas o gosto pela mecânica ninguém tira deles.
Aí vem o Tarzan para contar piada para quem está trabalhando.
Nossa o Ferri está gravido? A camiseta roxa está mostrando muito a saliência.

14 comentários:

Ricardo Thome disse...

Clima de descontração, bacana mesmo!

Quem sabe ano que vem, eu to indo com a minha também.

Show de post, parabéns!

Sergio Tempo disse...

Felipe, o "privilegio" de estragar pumas não foi só dos paulistas, na volta de Floripa, dois pumas de Curitiba voltaram de guincho, rsrsrs, mais não foi o meu verdinho não!!!
abs

adao emilio disse...

Tive o prazer de fazer parte desta epopeia, rsrsrsrs. parabens a todos, foi muito legal o passeio e a descontraçao. ate outubro 2011.

adao emilio/turma de jundiai

Tatu disse...

Foi uma aventura excepcional, faríamos tudo de novo com certeza, estar com os amigos nos bons e ruins momentos é o que vale, muita risada e muita união do nosso grupo esse foi o diferencial desse passeio, PARABÉNS a todos que foram.

Benicio disse...

Olá Pessoal, ainda não foi possível para mim participar ou mesmo visitar esses encontros de Pumas, mas sempre vejo as fotos com muita satisfação.

O que não me deu satisfação, nesse caso foi ver a quantidade de problemas mecânicos. Para um leigo que não conhece a mecânica dos Pumas (especialmente as gerações mais novas), fica a impressão que ela é problemática, ou complicada como a mecânicas das Alfas por exemplo.

E isso absolutamente não é verdadeiro - pelo contrário - o grande trunfo da Puma sobre outros conversíveis da mesma época para mim é exatamente a mecânica simples e barata, de fácil manutenção - afinal de contas é a mesma do venerado fusca.

Eu suspeito (vocês é que vão confirmar se a suspeita é infundada ou não) que está havendo é uma preocupação muito grande com a estética (visto que as Pumas das fotos estão com uma boa aparência) em detrimento de uma boa manutenção preventiva.

Ou talvez os donos não estejam utilizando de serviços de bons mecânicos.

Particularmente, minha Puma não tem uma impecável aparência estética (as famigeradas trincas e bolhas na pintura, a capota que veda bem mas não é lisinha, o alinhamento de portas e capots que não está perfeito, as rodas que já demonstram a idade, os detalhes que nunca tenho tempo de arrumar e etc.) - mas da parte mecânica eu não descuido. Recentemente fiz a troca do bloco do motor por um zero, os carburadores e ignição estão tinindo, amortecedores, cavaletes e demais componentes de freios são novíssimos, assim como pivos de suspensão, amortecedores - e tudo o mais (em termos de mecânica) troco sem dó antes de dar tudo o que pode dar.

Eu garanto que a relação custo-benefício (ou custo-prazer) é extremamente vantajosa. E os Puminhas merecem.

P.S. Para quem está procurando blocos de motor genuínos VW comprei por pouco mais de R$ 1.300 na Nafil (agora está mais caro). Uma semana depois, procurando pelos prisioneiros, descobri o mesmo bloco na Altese por R$ 900 e tantos - não sei se ainda tem, quem quiser conferir fica a dica:

Altese VW:
Avenida Lobo Junior, 1011 - Penha
Rio de Janeiro - RJ - 21020-124
Telefone: (21) 2290-9254

Abraços

Benicio disse...

Me enganei, na Nafil está com um preço menor do que paguei:
http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=20894
Melhor assim.

Sergio Tempo disse...

Benicio, alguns problemas ocorrem não por falta de manutenção ou revisão antes de uma viagem, participaram do evento 75 pumas, dois deles com mais de 3.500 km de viagem (Brasilia e Pirinopolis/GO), pelo que sei,os problemas não podiam ser detectados numa revisão, como quebra do cabo de embreagem, bobina que trincou devido ao aquecimento, parafuso do ajuste de valvulas, esse foram os problemas que ocorreram, que poderiam tbem acontecer com carros civis.
Não deixe de participar dos encontros/viagens por causa desses problemas. Em outros passeios aconteceram problemas e nenhum pumeiro ficou desemparado na estrada por causa disso.
Pumeiro é companheiro

Anderson Lira disse...

Felipe,

Mandei um email para o contato que consta aqui no blog. Você o vê com frequencia?

Rubens - Puma Verde disse...

Pessoal, como disse acima o Sergio Tempo, PUMEIRO É COMPANHEIRO.

Levei minha Puma a uma oficina na Vila Mariana, e que possui a máquina parecida com a do Controlar, para acerto de macanica visando a inspeção veicular. Pois não é que o cara acertou meu carro ?

Passei na primeira vistoria e agora a Puma tem o selo de 2001 colado no parabrisa.

Felipe não sei se posso utilizar desse canal, mas caso alguem interesse pelo endereço, posso enviar ?

Rubens.

Rubens - Puma Verde disse...

Ops, selo de 2001 estou louco.

Louco e contente, de felicidade. O selo é o de 2010 !!!

Mazinho Rocha disse...

Olá Felipe! Criciúma, onde moro, fica a 200km de Floripa, mas como meus 2 Pumas ainda não estão prontos não deu pra ir, quem sabe na próxima.
Pelo que vejo não sou o único na espera de tua caixa de e-mail hehehe! Abraços, Mazinho!

GTI1993 disse...

Felipão!

Sentimos sua falta por lá tio! Tava demais a festa.

Benício,

Quebrar cabo de acelerador, embreagem pode acontecer com qualquer um. Tanto que os "problemas" foram todos resolvidos rapidamente e a viagem seguiu tranquila!

Eu mesmo fiz 1450 km e tudo certo, nenhum problema, nenhum aborrecimento. Em compensação, um dia antes tive problema em um cabo que estourou, um fio que deu mau contato e por aí vai, e não é por isso que meu carro nao tem manutenção. Botar jogo de pneus zerados e de qualidade, trocar todo o sistema de freio e TUDO que podia dar problema acho que nao é falta de manutenção,e um dia antes deu stress. Antes de voce achar que meu mecânico não é bom, é um Sr. de uns 60 anos, trabalhou a vida inteira em agencia VW inclusive Puma, e atende apenas um carro ao dia com hora marcada. Puro acaso.

Sergeta, o puma 69 do Léo rodou 3500 km com o motor batendo e foi tranquilão!


2011 estarei de Puma novamente! Se for em Jundiaí, serão 3500km de viagem!

Renato Brandão disse...

Oi Felipe

Primeiro, parabéns pelo blog. Continuo aparecendo de vez em quando, olhando as fotos..

Ainda estou atrás do meu Puma. Você deve imaginar como é difícil conseguir um GT (seja qual for), que não seja conversível, esteja em bom estado e tenha preço justo?!

Abraços

Conheça meus blogs também.

Blog com conto que estou publicando

www.ascronicasnoturnas.blogspot.com

Blog com curiosidades e denúncias de abusos ao consumidor, principalmente

www.temalgumacoisaerrada.blogspot.com

Conto com sua visita!!!

Abraços

Unknown disse...

Felipão,

Sentimos sua falta! Floripa foi um encontro inesquecível!!!!
Aos amigos que prontamente me ajudaram com o cabo de embragem mais uma vez meu MUITO OBRIGADO!!!!
Sacrificaram a brincadeira no kartódromo para ajudar a trocar o cabo.
O cabo rompeu logo na segunda sinaleira da beira mar, mas fui rodando até o ribeirão da ilha (~25km) afinal trocar as marchas sem embreagem nesse câmbio é moleza. O ruim é ter que ligar o carro engrenado a cada parada, e não foram poucas. Ainda bem que estava tude em dia, motor de arranque, bateria coxim da caixa, ignição, velas e carburação. Era só bater na chave e sair.
Ao Hernanito, novamente, os parabéns pela organização so evento.
Brabo é ter que esperar até o ano que vem...

Abraço
Pozzi
Joinville SC