quarta-feira, 14 de julho de 2010

Escola Italiana (3)

Nas publicações anteriores falo da escola italiana sobre o desenho e tendências da época. Aqui sobre o Puma GT4R e aqui sobre o Puma "Tubarão".
Hoje trago a foto de um Ferrari publicada no Autoentusiastas sobre o Festival of Speed em Goodwood, por Marco Molazzano. O Ferrari 250 GTB em primeiro plano lembra muito o Puma GT DKW nos para-choques cortados e bastante GT Malzoni nas lanternas dianteiras, além é claro de toda a linha do carro arredondada com faróis encravados nos para-lamas e cobertos por bolha acrílica.
Sempre os estúdios de ponta ditam uma tendência, por investirem nos projetos e porque são bons mesmo. Sabemos muito bem que os melhores estúdios de desenho automotivo estão na Itália e que fizeram escola pelo mundo todo. Na época da criação de Rino Malzoni, seus estudos eram focados nos líderes italianos, assimilando formas e detalhes de criação dos professores. E assim nasceu o GT Malzoni. Dois anos mais tarde, Rino Malzoni fala para seu grande amigo Anisio Campos redesenhar o GT Malzoni que nasceu para as pistas e não era tão apropriado para o uso diário. Rino deu liberdade total a Anisio, que seguindo seu mestre, se apoiou na escola italiana para reformular o desenho. Claramente vemos nos novos para-choques do Puma DKW, uma leitura dos para-choques do 250 GTB. Já as lanternas dianteiras, Anisio sempre muito criativo, usou as lanternas do Fissore (outro estúdio italiano) para dar mais modernidade ao projeto. O vigia traseiro integrado com as laterais que Rino projetou no GT Malzoni, devem ter sido baseados no Ferrari 250 Europa da década de 50, amplamente seguidos por muitos, inclusive pelos brasileiros Brasinca 4200 GT e Willys Capeta, que nem chegou a ser produzido. Para solucionar o espaço do porta-malas do GT Malzoni, que era ocupado pelo tanque de combustível, Anisio aumentou a traseira, dando uma nova caída para o vigia, harmonizando as linhas com o restante do desenho, assim criando um espaço para que o tanque ficasse deitado, proporcionando um espaço para bagagem. Com isso, a lateral traseira após a roda ficou muito comprida, que Anisio logo solucionou com um rebaixo, como se fosse uma saída de ar de freio, tipo a existente no Ferrari 250 GTO, minimizando esse efeito e também para aproveitar a colocação da tampa de combustível.
Por isso falo sempre, os desenhos obedecem tendências, não são cópias, porque quando se copia, normalmente não se consegue um resultado satisfatório, a não ser que seja cópia fiel em dimensões, mas aí é cópia nua e descarada. Mesmo utilizando as tendências o designer tem que ser bom para o resultado ser primoroso como foram os GT Malzoni e Puma GT DKW.

6 comentários:

Anônimo disse...

Master Felipe,

As releituras, ao longo do tempo, sempre foram se aperfeiçoando. Naus da Companhia das Indias Ocidentais eram releituras das galés vikinks, Moais da ilha de Páscoa são oriundos dos oráculos de Kioto (Japão) e todos eles jamais tiveram notícias do outro. Portanto aqui vai o meu protesto: aquela Ferrari é uma cópia ñ autorizada da inolvidável Puma DKW, e ñ sua releitura!! E os insatisfeitos q se apresentem. Me perdoe, mas uma pergunta q ñ quer calar: Vc já viu a tranqueira italiana de perto? Vai se decepcionar meu amigo, a brazuca é mais linda e muito mais bem acabada, e isso em 67. Master, o artigo é bem esclarecedor, só quiz fazer uma pequena ironia.
Saudações belgo-monarquistas
carlo paolucci

F250GTO disse...

Muito bom o post.
Explorando muito bem as semelhanças e as criações de Malzoni e Anisio.
O Mestre Rino sabia muito bem onde se basear para fazer seus brinquedinhos.
E essa rara Ferrari branca, fica ainda mais próxima dos GT Malzoni, na nossa imaginação.
Romeu

Fernando Portilho disse...

"Bendita Inspiração"!
Mas, apenas um grande Mestre para dar a forma final.
Por isso, Anísio Campos é um Ícone em sua área até hoje.
Abraço, Fernando Portilho

gabriel disse...

bela maquina, mais como diz o caro carlo paolucci o nosso é melhor senão os alemães os suisos os franceses não estariam comprando os modelos hoje e mandando lá para fora mesmo sendo modelos diferentes

Anônimo disse...

Imagino assim:

- "...falamos de poucos modelos, ...onde está a sequência?"

Um pequeno país como a Itália segue recriando, ...fazendo novos modelos. E nós?

Mas o amigo Felipe está fazendo sua parte, continuamente!

O País ...ainda ñ totalmente.

(Ronaldo)

Anônimo disse...

"O Ferrari 250 GTB em primeiro plano lembra muito o Puma GT DKW nos para-choques cortados e bastante GT Malzoni nas lanternas dianteiras"... hehehe deve ser ao contrário, o Puma lembra a Ferrari.