terça-feira, 27 de julho de 2010

Puma de corrida - Espartano N° 60

A foto de 1972 enviada pelo meu novo amigo Fernando La Rocque, que nos anos 70 corria com o Puma GTE 1971 Espartano disputando diversas corridas. Logo atrás vemos um GTE Spider 1972, bem original para um Puma de corrida, provavelmente novíssimo.

14 comentários:

Dario Faria disse...

Olá Felipe.
Bons tempos aqueles...Eu só achei diferente o capo do espartano com o grande relevo tomando toda a parte do mesmo, qual seria a finalidade disso?
Dario Faria

Leo Gaúcho disse...

Me antecipando, é o tanque de combustível Dário, repare no bocal ao lado.Bem, o que me chamou atenção é que parece que não tem o quebra vendo, ou é impressão minha?!

Dr. JMM disse...

o que esta logo atras é uma spyder... com certeza.

Leo Gaúcho disse...

Vero Zé, Spyder mesmo!

Felipe Nicoliello disse...

Dario,
O capuz alto era feito para abrigar o tanque de gasolina com 80 litros, próprio para corridas longas.

Leo e JM,
De fato é um Spyder ou Spider, eu escrevi, depois apaguei a palavra e fui consultar alguns arquivos para definir de uma vez por todas se era com "i" ou com "y" e acabei viajando na história, vendo outras coisas também e esqueci de escrever de novo. A conclusão que cheguei: nenhuma, porque existem arquivos de época com Spyder e também com Spider, que seria o que está no catalogo europeu. Mas em contrapartida aparece Spyder em plaquetas de identificação, pinadas na fabrica.

Deve não ter o quadro das portas e no lugar do vidro um acrílico, muito usual em carro de corrida na época. Quem pode confirmar isso é o Fernando.

Dr. JMM disse...

na plaqueta da minha é spyder, mas ja vi revista de época, onde grafavam spider..., termo incorreto, mas poderia ser uma marca registrada para a puma. coisa que nem o diabo sabe explicar. spyder significa aranha, ou seja, carro pequeno sem capota, como o spyder 550, da porsche, a lenda de james dean. e pelo amor de deus, nosso puma nao é spyder nunca, é um roadster, nem o karmann ghia, um rodster, é um conversível, mas vai entender o portugues das nossas fabricas...

Felipe Nicoliello disse...

Zé,
Aranha 'in english' é SPIDER, ou vc não assistiu o Spider Man? Tá trabalhando demais...

Dr. JMM disse...

kkkkk...correto...entao, o que escrevi, entenda pelo inverso. o tal de spyder é marca registrada da puma...

Dr. JMM disse...

em tempo, a spyder da porsche, o 550 era grafado com "y".

GTI1993 disse...

Ainda sobre o capo, o cara devia ser ninja pra enxergar alguma coisa com esse relevo todo no capo.

Cesar Costa disse...

E ninguém vai falar do buggy BRM ao lado?

Felipe Nicoliello disse...

Cesar,
Não é um BRM, o Ricardo e Roberto nunca fabricaram um bug com para-brisa com moldura de carroceria, sempre de alumínio. Parece ser um Bugre M-150, o qual o nosso amigo Péricles ajudou a projetar, por isso ele parece um Puma, até nisso o Predador 1 quis fazer a ligação.

Cesar Costa disse...

M-150 não é. Acho que é um BRM, que foi lançado quando surgiu o M-150. O Predador ajudou a projetar? Não sabia. Tinha uma vizinha que tinha um com portas bunitinho!!!

luizmendes disse...

O bugre ao lado é um Bugre SS. Estou restaurando um, o que talvez seja o unico sobrevivente!