quinta-feira, 25 de março de 2010

Projeto Puma GTE para 1976

"Caro Presidente,
Estou lhe enviando desenhos do ano de 1975 do carro que está em nossas mentes. Carro carismático, cheio de personalidade.
No desenho do GTE você pode notar que está com para-choques diferentes, além das lanternas. Seriam para-choques de PU. Já existia o poliuretano. Eu estava propondo. No Departamento de Estilo o desenho é feito e depois a fábrica pode achar problemas ($) em determinados itens e fabricar ou lançar somente o que ela conseguiu naquele momento. Aquela lanterna somente simula uma lanterna maior. Parece Alfa sim, mas era a proposta de alguma coisa maior. Já era tendência. A lanterna da Kombi foi escolhida para o GTE, pois custava menos, era da VW juntamente com quase toda a mecânica do carro.
O desenho é daquela época. O que vingou dele foi principalmente a janela lateral traseira no lugar das guelras de entradas de ar e o vidro traseiro com inclinação diferente da linha de perfil da traseira para melhorar a visibilidade. Desenho em gouache Talens.
Um abraço. Paulo Sérgio"

PS, que belo desenho, fico imaginando como seria ver esse desenho em 1975, acho que seria empolgante. Qual foi a cara do Miltão e do Ronaldo ao ver o futuro Puma? Já que o Milton não vê blogs, Ronaldo fala aí! Conta como foi.

6 comentários:

Dr. JMM disse...

Fantástico. eu diria, como uns amigos que tenho, "bárbaro", "divino", "PUTZ".
Felipe, num tem esse desenho em melhor resolução não? eu colocaria num quadro.

Felipe Nicoliello disse...

Não JM, ele mandou foto, não escaneada, aí eu dei uma "ajeitada" porque a foto estava inclinada. Deve ser grande e não deve caber no escaner.

Leo Gaúcho disse...

"Putz"!!!(rsrs)

Anônimo disse...

Havia já uma 'escola' no Brasil:

"...o Anísio, o Walter Brito com aquelas ilustrações, cortes e tb vistas fantasmas, tb p/o Puma; todos os desenhos do Pedro Caraciolo ficaram na Puma; o PS foi ganhando confiança e amadurecendo muito rapidamente."

Mas -confesso agora!- suas ilustrações, vistas em corte e vistas explodidas dos conjuntos de peças da Puma eram o máximo, uma mão mto firme.

À altura de um 'James A. Allington'
e outros pioneiros, citados em:

www.khulsey.com/masters_gallery_art_of_the_cutaway.html

(Ronaldo)

Anônimo disse...

Conheço o PS...Ele desenhou essas imagens..era progetista da PUMA...O tamanho dos desenhos costuma ser de duas folhas A4.

PArabens PS!
MArcello

EGO's disse...

Um detalhe interessante é os para -choques na cor preta, provavelmente pretendiam fazer em borracha como o GTB S/2. Muito legal este documento.