terça-feira, 9 de março de 2010

Painel Puma GTE / GTS 1976 / 77 / 78

Como surgiram dúvidas do funcionamento dos botões do painel Puma GTE / GTS de 1976 até 1978 e parte de 1979 (durante esse ano houve mudança do painel, podendo existir os dois painéis no ano de 1979), publico abaixo parte do Catalogo de Peças das Concessionárias Puma, referente aos modelos citados. Aí vocês terão o desenho, os nomes das peças e algumas observações quanto ao código utilizado para o painel e tampa do porta-luvas, por curto intervalo de tempo, assim como o código do pisca-alerta. O primeiro caso deve ser alguma mudança da forma do painel ou revestimento, para identificar o mesmo tipo utilizado, no segundo caso, pode ser troca de fornecedor e consequente mudança de ligações ou fixação.

22 comentários:

EGO's disse...

Este painel da foto é na minha opinião o mais bonito da linha Puma GTE / GTS. No interruptor do pisca alerta tem um terminal macho sem ter um fio ligado, então se vc ligar um dos fios que vem da da iluminação do painel a lampada do botão acende com pouca intensidade junto com a iluminação dos instrumentos. A iluninação dos instrumentos dos Puma costuma com tempo ficar fraca devido acumulo de poeira mas tem uma falha de processo na pintura do defletor de luz que vai dentro dos intrumentos. Aconteçe que quando o defletor era pintado de preto fosco pelo fabricante parte da tinta era esborrifada na região prateada que deflete a iluminação no mostrador do instrumento, causando considerável perda da luz refletida. Nos meus carros eu desmotei os instrumentos e limpei com solvente o defletor. Melhorou bastante a iluminação.

smarca disse...

Ops! Esse do pisca-alerta ficar aceso com pouca intensidade junto com o resto do painel eu não sabia!

Vou ver isso, certamente.

Obrigado pela dica.

Anônimo disse...

"PS" -nosso designer na Puma- assina abxo do painel à direita.

Como tb era mto próximo do Miltão, pois se relacionava otimamente com todos, deve ter excelentes comentários a fazer.

'PS', isso é um forte convite!

(Ronaldo)

Stael disse...

Caro Felipe,
Pode soar meio estranho, mas, vc merece um beijo!!
Brincadeiras à parte. O trabalho que vc realiza com o Puma Classic é maravilhoso, bastante esclarecedor, sem falar na imensa contribuição que vc dá na conservação da memória automobilística brasileira.

Fernando Portilho disse...

...se for na testa...tudo bem!!!
Endosso e assino em baixo.
Felipe,é provável que você ainda não tenha avaliado a importancia do seu trabalho no PUMACLASSIC.
Abraço, Fernando Portilho.

Felipe Nicoliello disse...

Obrigado meus amigos. A publicação foi para sanar a dúvida levantada pelo Stael.

Aproveitei hoje para fazer uma correção das datas, observação levantada pelo meu amigo Rinaldi, em 79 houve os dois painéis e não em 78.
Quem poderia esclarecer exatamente essa data seria o Paulo Sérgio (PS), como o Ronaldo falou, pois ele era o design da Puma na época.

jean claude disse...

Já vai dar uma ajudinha por aqui quando precisar mexer no painel.
Ótima postagem.

EGO's disse...

Um detalhe sobre a tampa do porta luvas refere-se aos Puma lançados entre 1979 e os primeiros 1980. Era uma peça fabricada em espuma de poliuretano com um revestimento plástico com botão integrado na tampa, como fecho usava uma fita de velcro. O interessante é que alguns carros não tinham o emblema modelo assinatura.

Edson Gonçalves

smarca disse...

Fui ver o pisca-alerta e realmente tem um terminal macho que não está conectado a nada.

E os demais conectores (são vááários, por incrível que pareça) estão todos ligados.

Tenho certo receio de fuçar naquele terminal sem saber exatamente se é ele mesmo ou não e acabar estragando a peça, fazendo bobagem.

Então se alguém, talvez o EGO's, pudesse me (nos) enviar um croqui da instalação, só para ter certeza de que é realmente o terminal correto, eu agradeço desde já.

smarca08 gmail com

Felipe, você sabe dizer se na instalação original, por curiosidade, esse interruptor acendia mais fraco junto com os instrumentos?

smarca disse...

Já tenho a resposta e o EGO's está correto:

Existem 2 tipos de interruptores de pisca alerta e 1 deles possui o terminal "58b" que pode ser ligado ao corrente da iluminação dos instrumentos.

Como ele está ligado em série com um resistor, a lâmpada do botão se acenderá mais fraca junto com a iluminação dos instrumentos e mais forte (piscando) quando o pisca-alerta for acionado.

No segundo tipo que não possui o terminal "58b" essa ligação não pode ser feita.

Vou tirar fotos agora que desmontei o interruptor do pisca-alerta do painel para alguém que queira no futuro.

Em tempo, a marca é PREMA S/A e ostenta o código 0518000000.

Felipe Nicoliello disse...

Edson,
Quando da mudança do painel laminado para injetado em poliuretano, em 1979 devido a necessitada de quantidades maiores de produção, a tampa do porta-luvas mudou também, passando para esse modelo que vc descreveu, perdendo o logo "PumaGT". Na época muitos não gostaram a mudança do fecho do porta-luvas e da perda do emblema, tudo por questões técnicas.

Felipe Nicoliello disse...

Moçada,
Eu gosto de vocês porque vão fundo!

Sandro, no Puma não acendia, nos VW sim, sei lá o porquê, talvez devido a esse problema de peças de fornecedores diferentes.

EGO's disse...

É o amigo Smarca matou a pau a continuação da explicação sobre o detalhe da lamapada da chave pisca alerta. Felipe acho sua explicação coerente sobre fornecedores e tipos diferentes de peças. A Puma tinha uma produção boa para fabricação de carros fora de série mas insiguinificante comparado as grandes montadoras então o frnecimento de componentes devia ser complicado.
Edson Gonçalves

Anônimo disse...

Felipe,
A firma Blitz(*)-ainda mto ativa!- poderá dar mais info.

Na Puma encantou a todos por estar mto interessada, ter ótima qualidade e ser de pequeno/médio porte.

Ainda nos anos 90 estive por lá com um projeto novo.

(*)www.blitzplasticos.com.br

Abçs,
Ronaldo

Felipe Nicoliello disse...

Edson,
O Sandro sempre vai fundo nas pesquisas.
Não era tanto assim, o difícil para a Puma, como para qualquer pequena indústria é conseguir a fabricação de peças em pequenos lotes, em certos casos impossíveis.

Ronaldo,
O Paulo Sérgio (PS) me escreveu e disse que ele desenhou o painel laminado e quando a produção aumentou muito, a Puma teve que mandar fazer painel injetado para atender as solicitações. E disse também, que você deveria saber a data da alteração, porque quem assinou o projeto foi você, que só mandava... "Êta cara mandão", sabe como é chefe é chefe.

Anônimo disse...

É isso mesmo, Felipe.

O 'jovem PS' nos mandou uma cartinha pedindo para trabalhar conosco (acho q veio um desenho junto!):

- "...foi um dos maiores acertos nossos, ele aproveitou tudo da 'Universidade Puma' e deu pleno e rápido retorno do que recebeu."

Abçs,
Ronaldo

Anônimo disse...

Felipe,

Qto à Blitz, notei q o endereço tem o nome do seu criador:

- "...o Dieter, já falecido, era mto carismático e totalmente focado em injeção de P.U. - resultado, foi levando tudo para fazer lá, tampa da porta-luvas, puxadores de porta, carcaça do painel, etc."

Qdo estive mais recentemente por lá, fui notando em tudo sua cuidadosa presença sendo observada e ampliada.

Obs.: acho q os parachoques do 'GTB S2' tb!

Ronaldo

wilsom disse...

tenho uma puma 79/80 cuja o painel foi roubado. Onde consigo compra esse painel??

Ismael Piccirillo disse...

Ola amigos, tenho um GTE 78/79 e a chave de seta, pisca e limpador é a do VW e não os botões redondos abaixo dos relógios como eu vi aqui. Sera que foi modificado? Obrigado!

Ismael Piccirillo disse...

Ola amigos, tenho um GTE 78/79 e a chave de seta, pisca e limpador é a do VW e não os botões redondos abaixo dos relógios como eu vi aqui. Sera que foi modificado? Obrigado!

Sérgio Luiz disse...

Tenho uma PUMA GTS 1980 e fui obrigado a refazer a elétrica e estou tendo problemas com a instalação do painel. tenho duvidas de como é ligado as luzes indicadoras no painel do pisca, luz alta, luz baixa. Esta funcionando tudo mas se ligo a luz indicadora do pisca o rele ronca (como é feito no Fusca e Brasília), suponho que estas três lâmpadas funcionem ao contrario recebendo positivo em vez de terra no painel. Pois nesta configuração a luz pisca direito mas como, onde é ligado a luz indicadora de luz alta e baixa?

Pablo Canhadas disse...

Onde posso encontrar esse catálogo de peças da concessionária?