sexta-feira, 12 de março de 2010

Puma P-016 (1)

Uma grata surpresa enviada pelo meu amigo Marcos Pasini, sobre o Projeto P-016, que tinha motor VW AP 600, suspensão Mc Pherson na dianteira, de arrasto na traseira, além de outras modificações. A carroceria acabou não sendo construída, mas durante dois anos o Pasini rodou em testes com esse Puma vestido de GTE.
"Felipe, veja nosso "carro de apoio" lá nas "Gerais" com o amigo PS nas férias (com placa azul...hehe), provavelmente em 1980 ou 1981.
Esse é o P016-01T, aquele que tinha uma McPherson de Fiat na frente e era ruim de estabilidade.
Note a distancia entre-eixos maior e as rodas de GTB (5 furos) na frente (com mangas soldadas...brr).
O chassis era de Variant-II e tinha suportes (torres) para suportar as MacPherson. Abçs. Marcos V. Pasini"
O PS é o Paulo Sérgio, o projetista da Puma. Fiz um comparativo para vocês verem aonde era maior a carroceria, já que a distância entre eixos foi aumentada. Vejam na dianteira entre a caixa da roda e a porta. Pelo que se percebe, o tanque era na traseira e o ronco também deveria ser bem diferente.

13 comentários:

Dr. JMM disse...

Interessante. Será que esse protótipo sobreviveu? alguém já ouviu falar algo?
O desenho dos nossos puminhas eram tão acertados, que, notem, "esticaram" ela alguns cm. e o carro já não ficou tão esbelto, fluído...

Leo Gaúcho disse...

Sei... a palavra agora é:"esbelto"!!!!

Mas concordo com o Zé, as linhas não ficaram harmoniosas, e foi aí que a carroceria MM chegou:P-018!(eu acho!)

De Gennaro Motors disse...

Aniversário de 2 anos – De Gennaro Motors

Olá amigo,

No próximo dia 15 de março a De Gennaro Motors completará dois anos de vida. Nosso amigo leitor, Thyago Szoke, produziu uma atualização em nosso layout do blog. Agora nosso logo possui uma bandeira quadriculada no fundo da imagem junto com o novo grafismo das bandeiras do Brasil e da Itália. O logo da Série Caminhão nos EUA também recebeu uma atualização na imagem de fundo.

Gostaria de agradecer a todos os amigos, leitores e colaboradores pela audiência que o blog vem conquistando.

Entre no www.degennaromotors.blogspot.com e conheço os novos logos do blog.

Outros posts:

Confira o vídeo de Las Vegas, produzido por Marcos “Tenere”, direto dos EUA.

Um abraço,

Fernando A. De Gennaro
Editor Chefe

Cel: 55 (19) 9777-3664

De Gennaro Motors
www.degennaromotors.blogspot.com

jean claude disse...

Realmente, essa alongada na frente deixou ele esquisito...
Abraços

Dr. JMM disse...

esbelto, barbaro, putz, lord, sei não leozito, teu português ta sofrível viu véinho...

Anônimo disse...

Notei o seguinte, essa é a chave da questão, se ñ vejamos:

- "...a abertura p/a roda dianteira no paralamas foi deslocada p/a frente, com isso veio o desequilíbrio estético, pois a dianteira ficou muito curta!"

(Ronaldo)

smarca disse...

O Marcos Pasini disse " ... e era ruim de estabilidade."

Já imaginaram?
- Motor mais pesado atrás
- Tanque de combustível atrás
- Maior distância entre-eixos

Devia ser bem ruim de estabilidade mesmo, hehehe.

Acho que um Puma com motor VW AP atrás, só se fosse como num Farus, central, à frente do eixo traseiro. Que aliás utilizou a mecânica GM Monza também, num chassi próprio.

Atrás não rola. O Marcos está coberto de razão. Esse P-016 ficou parecendo uma gambiarra mesmo.

Felipe Nicoliello disse...

Senhores,
Era um protótipo de chassi, vestido com carroceria de GTE, portanto a carroceria só estava lá para cumprir sua função de cobertura da mecânica, sem nenhuma preocupação com desenho ou estilo. A carroceria definitiva foi desenhada, mas não chegou a ser construída, porque primeiro havia necessidade de passar no teste de chassi. Paralelamente o P-018 era desenvolvido, que basicamente utilizava o mesmo chassi Brasília.
Depois de cancelamento do projeto P-016, o carro foi desmontado e o chassi ficou em um canto da fábrica. Provavelmente deve ter ido junto com muitas outras coisas para Curitiba e lá, a Araucária se desfez de tudo que não iria usar, indo muita coisa parar no ferro-velho.

Alex disse...

será que eu que estou vesgo ou parece ter uma entrada de ar no paralama traseiro?

Leo Gaúcho disse...

Acho que não está vesgo não Alex!

Alex disse...

rsss... que bom!

Marcos V.Pasini disse...

Amigos, preciso esclarecer alguns pontos:
Esse protótipo branco da foto (P016-01T),que foi feito em cima de uma plataforma de Variant-II e carroceria de GTE, era somente para testar a suspensão dianteira McPherson que era de Fiat 147.
Certamente o veiculo ficou todo desiquilibrado por causa do CG lá pra trás, em função do tanque trazeiro (do prot. P018) e outros detalhes mais.
Na realidade foi construido um segundo protótipo (P016-01A). Este de acordo com o projeto, ou seja, com chassis tubular periférico, motor AP600 central, 04 McPherson´s (linha VW) e 04 freios a disco.
A carroceria base foi do GTI mas com um layout que se assemelha ao desenho do P016 do PS que eu forneci há alguns dias.
Esse veiculo ficou "10" de equilíbrio.
Ficou um pouco (muito) pesado em função de reforços na carroceria e chassis, mas... coisas de protótipo.
Fico devendo para breve as fotos do chassis completo, carroceria e modelos em escala.
Abraço em todos.
Marcos V.Pasini

Giovani Rocha disse...

Esse carro era mais largo ou nao?Queria mais detalhes