quarta-feira, 17 de março de 2010

Maçaneta Puma P-018

O Puma P-018 quando foi apresentado em final de 1980, de forma discreta, sem muito alarde, já que não houve o Salão do Automóvel de 1980, devido a forte crise brasileira, afetando muito a indústria automobilística. As vendas de automóveis caíram mais de 50% e as montadoras tiveram muito trabalho para conquistar novamente o mercado. A Puma também sentia a crise e o P-018, assim como o GTI e GTC foram a tentativa de conquistar os consumidores, em um mercado com fortes concorrentes de fora-de-série, como Dardo, Lafer TI, Fera XK, Envemo Super 90, Santa Matilde, Miura, Ventura e Tarpan, além dos tradicionais MP Lafer, Adamo e Bianco.
O Puma P-018 era um produto moderno, desenho muito atual, sem perder a identidade Puma. Como não poderia deixar de ser trazia inovações de estilo e aquela que mais chamava atenção era a maçaneta redonda nada comum para a época.
As maçanetas redondas apareceram pela primeira vez no Fiat Ritmo em 1978. O carro em si era muito inovador nos detalhes e de desenho singular, um estilo futurista, mas com pé no chão. Os faróis integrados no para-choque e capô eram as primeiras grandes impressões desse novo desenho, sem a tradicional grade frontal. Olhando na lateral, o primeiro alvo do observador são as maçanetas, por sua forma redonda agradável aos olhos, transmite muita simpatia e leveza ao conjunto, quase uma brincadeira de desenho.
Nesse conceito, a Puma aproveitou esse desenho de maçaneta para equipar seu novo produto, deixando-o com conceito moderno, além de transmitir a mesma sensação do Ritmo. Essa maçaneta era exclusiva Puma, desenvolvida e fabricada especialmente para o P-018, com sutis diferenças do modelo de origem. No Ritmo a pega da maçaneta era de baixo para cima, com a peça toda de cobertura se movimentando para cima para abrir a porta. No Puma a pega era lateral, com a peça de cobertura fixa e uma lingueta móvel na parte interna da maçaneta, puxando-a para pressionar o fecho de abertura.

15 comentários:

@MarceloSCamara disse...

Esta deve ser uma peça de reposição impossível hoje.

EGO's disse...

O sucesso da Puma era assim de inovar sutilmente sem perder a identidade. Diferente dos concorrentes a Puma aliava forma e função.

Leo Gaúcho disse...

A peça é exclusiva Puma então!Putz!

Luby disse...

Um dos carros mais bonitos e melhores que a puma fez, na minha opnião.

smarca disse...

Dúvida: o que é aquele bocal cromado na traseira do lado esquerdo na foto do Puma vermelho?

EGO's disse...

O bocal cromado na lateral traseira é a tampa de abastecimento do tanque de combustível. O tanque do Puma P018 era atráz dos bancos, é um tanque fabricado especialmente para o P018 não me pareçe que a capacidade era de 70 litros. Não imagino a razão da Puma ter colocado o tanque lá perto do motor uma vez que o maior peso do carro fica concentrado no eixo traseiro. Embora o P018 tem suspensão IRS igual da VariantII e as rodas traseiras são 15" cm pneus 205 e as dianteiras 14" que conferem uma boa estabilidade. Acho que os caras fizeram mágica.

smarca disse...

Obigado EGO's.
Caramba, se o tanque, o motor e a bateria ficavam atrás, na frente havia somente o estepe então?

Posso inferir que, do ponto de vista da distribuição de peso nos eixos dianteiro e traseiro, houve uma involução?

Como é a estabilidade do P-018, na prática?

EGO's disse...

Caro Smarca é por isso que eu disse que fizeram mágica. A estabilidade do P018 é superior aos GTE e GTS,acho que as diferenças de diamêtro das rodas somando a suspensão IRS e os pneus de perfil série 60 mais largos ajudaram muito. O carro gruda no asfalto. No caso do carro que convivi era um 1982.

GTI1993 disse...

Esta segunda foto está espelhada, ou estou maluco que o bocal do tanque possui lado diferente nos carros das fotos?

EGO's disse...

Caro Alex, na primeira foto o carro é provavel que seja um protótipo. O da segunda foto está certo com o bocal do lado do motorista, para que o mesmo possa verificar o abastecimento sem sair do carro.

Dr. JMM disse...

Tenho calafrios só de pensar em ter que encontrar a maçaneta.
DML (Deus me livre)

GTI1993 disse...

Egos, cheguei a cogitar. Aqui no sul, em Santa Maria, tinha um p018 inteiro que o cara comprou e vendeu umas peças separadas e depois repassou ela aí pra Sp, acho que pro Ferri. O Léo deve saber dessa história também.

Luby disse...

JM não esquenta o chifre não, caso vc precise das maçanetas é facil facil basta fazer uma atualização e colocar maçanetas de alfa, como diz aquela biba ai do DF vai ficar barbaro... ....

Dr. JMM disse...

luby...hehehehe
vc é baiano, infiliz....????
hehehehe

Leo Gaúcho disse...

Vero Alex, este Puma está hoje com o Ferri.Ficou muito tempo no ML e estava em Santa Maria.