segunda-feira, 8 de março de 2010

Lanternas Traseiras Puma GT 1968 / 1969

A lanterna traseira utilizada nos modelos GT de 1967 até 1969 eram as mesmas lanternas dianteiras do Chevrolet C-1416, porém com lâmpada dupla e plástico vermelho.
Na publicação anterior, o meu amigo Dario Faria comentou que as lanternas do carro da foto pareciam estar um pouco mais alta que o modelo definitivo, mas na verdade não estão. Por ser clara, na foto se tem essa impressão, escureci a foto e podemos ver bem que está centralizada e no lugar correto. Esse carro da foto já era o definitivo, apesar da placa de fábrica, ele foi o modelo para fotos de divulgação feitas em estúdio em 1968.
No protótipo do começo de 1968, as lanternas já estavam em posição definidas.
O problema que vejo é que quase nenhum GT 68 e 69 mantém a posição correta das lanternas em relação a traseira do veículo. Na foto abaixo o GT do Dario Faria, que devido ao ângulo não dá para ser analisada corretamente, mas parece estar certa a posição.
Nesse GT do Sandro Luís Breis deveria estar um pouquinho mais para fora, apesar do ângulo também não ajudar. Estranho é o friso da lanterna, parece mais grosso que o original.
No GT 1968 restaurado no Rio de Janeiro e agora está em Brasília, as lanternas estão muito juntas, seriam mais para as extremidades.
NO GT 1969 do Luby, quase acertou, mas ainda deveria estar mais um pouquinho mais para as extremidades.
Apesar do ângulo não ajudar, o GT 1969 do Dinho parece ser o único com as lanternas no seu devido lugar.
No GT 1969 do Alexandre Murad, as lanternas estavam na posição correto quando o carro era do Luís do Rio de Janeiro, mas quando o Alex mandou restaurar seu Puma, mudou as lanternas de lugar, porque achou que elas estavam erradas, pois seu GT DKW 1967 tem as lanternas bem nas extremidades... Mas isso era no GT DKW, já no GT VW essas são mais para dentro.
No GT 1969 do Léo de Brasília, também estão muito juntas, apesar que ele ainda não restaurou o Puma, dá tempo de corrigir.
No GT 1969, que era do Gutenberg do Rio de Janeiro, mesmo caso, as lanternas deveriam estar mais para as extremidades.
Nesse GT 1968 de Curitiba, a primeira vista parece estar correto, mas olhando atentamente vemos que está um pouquinho mais para dentro do que deveria estar.

7 comentários:

Fernando Portilho disse...

Olá Felipe.
Existe possibilidade de encontrar um gabarito para a colocação correta?
Sempre tivemos esta dúvida, o meu GT 69 estava com as lanternas modernas, iguais do 78.
Abraço, Fernando Portilho.

Felipe Nicoliello disse...

Tem Fernando,
Pegue essa foto do protótipo vermelho e faça um quadriculado proporcional a medida da lanterna (múltiplos), que é uma medida conhecida. Depois de quadricular vc vai conhecer todas as medidas da traseira. Por ser fotografia e conter uma certa distorção, pode haver um pequeno erro, mas será mínimo, bem melhor que o olhometro.

Dr. JMM disse...

Felipe, vc é especialista, nós não, ou pelo menos eu.
Faça isso pro seu amigo candango, o seu "doce bárbaro" lá do rio, também vai adorar.
"Mr. Lord", o Léo Gaúcho ta te pedindo de joelhos.
hehehehe
olha a boca.

Leo Gaúcho disse...

Hehe.Bom que eu não restaurei ainda, conforme Fellipe frisou.Contudo, a base que eu utilizei para colocação das lentes na época foi justamente esta foto do Puma GT 1500, 1969 do Gutenberg Baptista!!!Se, como vc descreveu Felipe, o caso é o mesmo, fica fácil pois então procedi da forma correta nas medidas para colocação dela:peguei a medida da peça(lente completa) no tamanho natural e reduzi ela até chegar na medida da foto.Aí foi barbada, só medir na foto.Se ela for de alta resolução então, melhor ainda!!!!

Felipe Nicoliello disse...

Léo,
Foi isso que falei, um copia do outro... Como prova de escola, quando copia errado o professor sabe de quem copiou.
Vc tem a foto do protótipo vermelho, é só escanear em alta resolução.

GP Oficina Mecânica disse...

ótimo post Felipe... eu já comprei as minhas lanternas e vou montalas nos meus Pumas assim que tiver oportunidade... Agora vou prestar atenção na posição correta!

Abraço

Carlos Eduardo Szépkúthy

Luby disse...

As minhas eu tambem usei como base a do Gutemberg as do Dinho devem ser originais eu creio ...