terça-feira, 28 de julho de 2009

Dobradiças Capô traseiro Puma VW

foto da fabrica
As dobradiças utilizadas desde os primeiros Puma eram as dobradiças do capô traseiro do Gordini. Por isso também são encontradas na França. Eram praticas e eficientes, dispensando caixas internas, nem sempre possível, para movimentação de braços de articulação. Tinham um desenho agradável e um bom acabamento. Essas dobradiças, que são conhecidas por bicudas, foram utilizadas até 1976 1a. série, ou seja, os Puma que utilizam chassi de Karmann Ghia.
No detalhe as dobradiças sem acabamento, antes da cromeação. Eram feitas em fundição com liga de metais. Se a dobradiça for original, tratem bem das porcas e dos parafusos, que são na medida 5/32 que não são mais fabricados.A partir do lançamento do novo modelo Puma, em 1976, a Puma redesenhou a dobradiça, dando estilo próprio e modernidade a peça. Foi largamente utilizada por diversos fabricantes de fora-de-séries, principalmente os fabricantes de buggys.
A partir de 1979, as dobradiças passaram a ser pintadas em preto fosco automotivo (aquele com brilho acetinado), assim como os logotipos, frisos das borrachas dos vidros (para-brisa e vigia), cobertura da maçaneta externa e fundo das rodas com os frisos destas polidos. Os limpadores já eram em preto desde meados do ano anterior.

14 comentários:

@MarceloSCamara disse...

Felipe,
comprei um Puma modelo GTI 1981. Agora fiquei com uma dúvida: a cor original da dobradiça da tampa do motor, neste modelo, é cromada ou é preta?
Obrigado.

smarca disse...

É preta.

Mas tenho outra dúvida: preto fosco ou preto brilhante como a foto?

Unknown disse...

se eu naum me engano...todos os emblemas e detalhes nas GTI/GTC são preto fosco..

@MarceloSCamara disse...

Obrigado. No meu caso a dobradiça que está no carro está pintada em preto fosco.

Anônimo disse...

O meu modelo - (1976 - primeira série) originalmente possue a dobradiça quadrada como a dos modelos mais recentes.

De Gennaro Motors disse...

e seu puma felipe, como ta´?

branquinho disse...

mais um item para corrigir na minha Puma!!!! Abraços

Felipe Nicoliello disse...

Completa a matéria, porque otem a pressa para ir ao sambódromo, me fez esquecer do detalhe da mudança de cromada para preto fosco automotivo.
Fernando,
O meu Puma está com as bicudas, em Lindóia 2004 ainda não estavam, porque levaram mais de 3 meses para serem restauradas e depois não encontrava a porca na medida não mais fabricada. Decididamente eu não iria mandar fazer um milhão de porcas, só para usar 4, então esperei até encontrar com meus amigos mecânicos, naquelas caixas velhas de sobras, que sempre tem algo que um dia pode ser utilizado.

Nelson Ferreira disse...

Onde posso adquirir um par das "bicudas" p/ a minha 73?
Aqui no Recife, apesar de encontrar quase tudo,não acho essas "benditas"!!!!

Anônimo disse...

E nem o melhor designer do mundo acomadaria tão bem, assim!, estas... 'utilitárias lanternas'.
(Ronaldo)

speed63 disse...

Olá! onde posso adquirir as dobradiças (bicudas) da tampa traseira (motor) do Puma Tubarão 1975?

Felipe Nicoliello disse...

Veja na www.skillemblemas.com.br

Bruno disse...

Ola amigos..
estou no inicio da minha restauração e pintou aqui a minha duvida, sou o segundo dono da minha GTS 1975 chassi iniciado por 143, portanto chassis KG estou com as dobradiças grantes mais pelo que vi então devo usar as bicudas?
alguem sabe onde encontra-las?
brunopomiglio@hotmail.com

Unknown disse...

Ola amigos, fabrico essas dobradiças com latão feitas a mão e sem igual no mercado. Fabrico tambem as travas do capo do Puma GTS. Todas com excelente acabamento e com as medidas identicas a original. Estao a venda no mercado livre com 100% de satisfação dos compradores. segue LINK das dobradiças e das travas. Estou a disposiçao para esclarecimentos e/ou vendas !!!http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-676562882-dobradica-puma-tubaro-gordini-o-par--_JM