quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Reportagens (06)

Ao longo dos meus cinco anos de Internet, vi circular diversas vezes na rede, a famosa foto no Museu do Ipiranga ao contrário, ou seja a foto invertida. Originalmente essa foto foi feita para a reportagem de Karl Ludvigsen na Revista Motor Trend de maio de 1971. Para isso esteve no Brasil visitando a fábrica. Algumas revistas ávidas por imagens para completar matéria, publicaram a foto ao contrário, não podendo precisar se foi por pura inocência ou para evitar o direito autoral. Podemos concluir que as duas situações são válidas, porque essas publicações aconteceram depois do início da febre da Internet, onde muitos fatos e imagens são distorcidos por diversos fatores. Como a reportagem original era pouco conhecida e a paisagem do Monumento do Ipiranga já não era a mesma, a imagem invertida circulou livremente sem contestação. Como brinquei nessa ladeira com carrinho de rolemã e bicicleta, logo percebi que algo estava errado. Comentando com meu irmão, um bom observador, pode ver que a rua no meio dessa ladeira e o edifício ao fundo, estavam a direita e não a esquerda como seria o correto. Abaixo a primeira página da reportagem original.
A seguir a publicação da Old Cars de 2004, página 3 com a foto invertida.
Também uma publicação estrangeira entrou nessa, a VW Trends de abril de 2003.

5 comentários:

Dr. JMM disse...

Eu sou um homem de sorte tb. A minha 74, aliás, a nossa, foi feita em um ano em que eram raras né? veja que de 1970 pra cá, é o terceiro de menor fabricação.

Anônimo disse...

Que foto linda. Interessante que em 1971, um dos GT 4R estava lá.

Felipe Nicoliello disse...

JM, o Puma tubarão, de um modo geral, está ficando cada vez mais raro. Ter essas raridades em bom estado como os nossos felinos, não tem preço.
Luca,
Realmente vc tem razão, já tinha passado quase dois anos do sorteio. O proprietário devia ser ligado a Puma.

Anônimo disse...

olha eu aí correndo de puma numero 10 !!!!!

Felipe Nicoliello disse...

Que beleza Dinho, deve ser emociante reviver a época, correndo em um Puma DKW, vc poderia contar mais de sua vida com as corridas, pode me mandar que publico no blog, a galera via gostar muito. Abraços.