quinta-feira, 7 de abril de 2011

Reportagens - A Puma pede para crescer

A reportagem da revista Autoesporte de março de 1973, conseguida com ajuda do meu amigo Mário Estivalét, traz um título sugestivo: A PUMA PEDE PARA CRESCER. Não pede para sair, ela quer entrar no grupo das grandes montadoras. Quem lia a matéria na época, vislumbrava um prometido e lindo futuro para a Puma. Porque falava da real necessidade de crescimento da produção, da entrada de novos produtos, das exportações e de uma possível transferência para Portugal. Fala também de um assunto que há pouco gerou bastante polêmica em nosso meio: a marca e patente do nome Puma, nesta o nome registrado na Europa.
Como finda a matéria:
"É isso aí - a Puma pede passagem"

6 comentários:

Anônimo disse...

Lembro disso... mudança p/Portugal:

- "...e do outdoor 'RAÇA É RAÇA' afixado no alto da fachada da fábrica no famoso endereço da 'rua Pres. Wilson'!"

A mídia sempre esteve do nosso lado e ñ poupava emoção.

Mas fiquei mto impressionado qdo a revista EXAME veio fazer uma entrevista na PUMA, em 77, sobre 'design e desenvolvimento de produtos em geral' ...como assim(*):

1°- Pq a diretoria da PUMA passou a bola p/ mim(?).
2°- Pq nenhuma outra montadora participaria(?).
3°- Pq me deram mta 'tréla', EU SÓ TINHA 30 ANOS, POUCA EXPERIÊNCIA GERAL, Ñ ERA DA DIRETORIA DA PUMA, foi uma entrevista longa, mas q apareceu mto resumida na REVISTA EXAME, mesmo assim tem sentido até hoje, mostrando pq fomos passados por Coréia, China e Índia, por exemplo.

Mais recentemente a área governamental passou a pedir 'mais participação nossa no exterior', mas aí já era mto tarde, outros emergentes apareciam -em rigorosa sequência!-com mta força:

-Primeiro o Japão, depois Coréia, recentemente a China e a Índia!

(*)Obs.: está num dos meus dois face, com... 'ronaldo brochado'

(Ronaldo)

smarca disse...

‎"O desafio básico é que a chamada globalização é realmente um outro nome para o papel dominante dos Estados Unidos." - Henry Kissinger, Palestra no Trinity College, Dublim, em 12/Out/99.

Fernando Portilho disse...

Diante da matéria exposta, julgo ser oportuna a pergunta que muitos devem querer ouvir a resposta.
Quando e onde exatamente, ouve o "ERRO" na trajetória da Puma, empresa que reunia todos os fatores para se tornar uma grande e sólida fabricante?
Design, carisma, qualidade, mercado interno e externo abertos.

Anônimo disse...

- VW e Porsche, Citroën e Peugeot se interessaram mto p/ PUMA, o governo ñ, ...haviam questões !!!

(Ronaldo)

Anônimo disse...

- "Ainda lá na PUMA - em 1974"

O 'top exec' da Peugeot, 'Monsier Midabriot' nos visitava e ficou 'um bom tempo' lá p/ Engenharia conosco e foi logo se enturmando:

- Havia sido eng° projetista na França, me viu junto a um projetista numa prancheta e contou q era disto q ele gostava, mas havia sido promovido, etc.

Obs.: ...olhou desenhos, criticou uma 'espessura de chapa' na
...'orelha de fixação' da bandeja inferior da suspensão dianteira do MiniPuma.

OK, então corria o ano de 74!

(Ronaldo)

Anônimo disse...

Se ñ é o nosso Mestre Phil...

...nada disdo seria lembrado!

(para sempre!)

(Ronaldo)