quarta-feira, 6 de abril de 2011

A lenda Puma

Muito se ouviu falar da existência de um Puma Concolor dentro da fabrica Puma Indústria de Veículos S.A., mas só estórias, virando uma lenda.
Hoje graças ao meu amigo Varlei temos a foto e seu depoimento dos fatos ocorridos naquele tempo dentro da Puma.
Não se esqueçam que os conceitos ambientais da época eram outros, o governo brasileiro desmatava a Amazônia para fazer a Transamazonica, fornecia incentivos para o desmatamento em prol da agricultura e muitas outras situações que hoje consideramos bárbaras.

"Olá Felipe, aí está a foto do puma (bicho) que criávamos dentro da fabrica da Puma (carro), rs, ele comia 5 kilos de carcaça de frango cozido, bancos, capotas dos carros da linha de montagem, vassouras, blusas, espumas, etc, rs rs rs. Este puma criávamos como um animal de estimação, tínhamos um opala transformado em pick up, o qual dávamos alguns passeios com ele nos fins de semana de preferência domingo, que não tinha muita gente na rua, sendo uma atração quando trazíamos para casa.
Na foto em pé segurando o puma está meu irmão Wagner que trabalhava na Engenharia, abaixado está meu tio e meu primo, eu não saí na foto, pois estava batendo a foto. rs rs rs
Essa história não é uma lenda não, você em algum momento já deve ter ouvido falar que existia uma onça na Puma.
O apelido dele era GTC, pois tinham acabado de lançar a linha GTC em 1980.
Na foto ele tinha uns 6 ou 7 meses era um filhote ainda, quando ele veio era bem pequeno e quem trouxe foi o Luís Carlos Costa (filho do Luís Roberto). O cara era muito doido, rs, ele comprou em uma feira no Mato Grosso e trouxe de carro para São Paulo.
O bicho começou a dar problemas na fabrica, pois nem todos funcionários gostavam da ideia de pegar uma onça pela frente, o sindicato dos metalúrgicos na época foi em cima e era um jogo de esconde-esconde e como nós tínhamos um restaurante também dentro da fabrica, o escondíamos lá e fechávamos as portas. Mas quando ficava solto, comia e arranhava tudo que via, deu muito prejuízo para a Puma, pois na linha de montagem as vezes os carros estavam prontos e ele pulava em cima, arranhando a pintura, rasgando as capotas, dando muito trabalho mantê-lo.
Nos fins de semana também tínhamos que alimenta-lo com frango cozido, pois ele comia muito, aqueles 5 kilos por dia. Como a Puma tinha o terreno de Capivari, o bicho foi para lá. Uma vez minha mãe quase expulsou meu irmão de casa, rs, ele foi esconder o bicho e depois levou para Capivari. Minha mãe deu graças a Deus, porque era ela que tinha de cozinhar o frango do bicho em casa, em todo final de semana e feriados, mas eis que meu irmão volta para casa com um macaco (sagui) rsrs. No fim o puma ficou em Capivari mesmo e não sabemos o que aconteceu, porque a Puma estava praticamente fechando as portas e saímos todos de lá.
Meu irmão que esta na foto foi para a Lafer, meu outro irmão (Valmir) foi para uma concessionária Chevrolet, que fazia também assistência dos modelos GTB e lá ficou por muitos anos. Meu irmão mais velho (Valmir- Pistola) entrou na fabrica com 14 anos e foi estudar no Senai pela Puma, praticamente ficou até fechar a fabrica na Avenida Presidente Wilson. Já meu outro irmão da foto entrou na linha de montagem da Puma e pouco tempo depois, como ele estudava desenho mecânico no Senai, foi para engenharia e ficou lá seis anos.
Em 1979 meus irmãos e meu pai compraram o restaurante que tinha dentro da Puma, eu era um moleque de 13 anos, também fui trabalhar no restaurante, o qual saímos praticamente quando a Puma já estava fechando. Como sempre fui louco por carros, aquilo era um parque de diversões para mim, pois eu tinha acesso livre na fabrica inteira.
Se fizéssemos um livro com historias da Puma ficaria maior que a bíblia, rs, grande abraço. Varlei Martines"

32 comentários:

Músculos de Detroit disse...

Pqp Felipe que bacana! As lendas sendo confirmadas a cada dia! Bacana demais! Agora queria ver fotos de Capivari como era! Aos poucos vamos desvendando os Mistérios da nossa Paixão Abraço! Lele GTB 78

smarca disse...

Felipe, a cada dia se superando !!!

No começo era mais difícil, imagino.

Hoje, tendo o Puma Classic se tornado referência nacional e internacional sobre o assunto Puma, as coisas simplesmente chegam.

E são compartilhadas !!!

Stael Alves disse...

É o Pumaclassic desmestificando a Puma!!
Os mitos sendo revelados como realidade.

Felipe Nicoliello disse...

Músculos de Detroit, só se for no seu GTB... rsrs
Vc viu Lelê, aquela fabrica deveria ser o máximo!

Sandro, não é tão simples assim, facilitou o contato, mas ainda tenho que sondar, especular e correr atrás, cobrando as histórias e perguntando detalhes que as pessoas as vezes não acham importantes e esquecem de citar, coisa de jornalista, estou achando que virei um.

Stael ganhador de chaveiros,
E o quebra-cabeça?

GTI1993 disse...

Simplesmente, não dá pra acreditar que isso acontecia, rssss.

Sem contar o prejuízo que este bicho causava. Quando o carro tava pronto, ele foi lá e estragou toda a pintura, puuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuutz!


Abs!

Stael Alves disse...

É Felipe, tô meio sumido aqui nos comentários, mas continuo visitando o blog regularmente duas ou mais vezes ao dia.
Quanto ao quebra-cabeça, o Pumaclassic tem me ensinado a esperar. Tenho esperado pelo quebra cabeça, maçanetas "patinha", a sequência da recriação do espartano...rsrs.

Forte Abraço!!

ramoswr disse...

Felipe

Este blog log se transformará em um "Textbook" de referencia sobre os veiculos da marca Puma .
Cada vez mais , noticias , novidades , estórias , comentários e opiniões sobre o assunto aparecem.
Como mentor intelectual do espaço, editor , revisor ,pesquisador, etc.... , vc está conseguindo aglutinar uma legião de "orfãos" e admiradores desta matéria, que estavam perdidos "por aí" .
Quando seu livro sair , em muito superará aquele lançado recentemente por outras pessoas .
É o que desejamos e torcemos .
Abraços

Walter Ramos

Felipe Nicoliello disse...

Zanolla,
Quem viveu a época acredita sim. Apesar de parecer ecologicamente incorreto, as pessoas naquele tempo tinham mais amor pela natureza e principalmente pelos animais, não eram hipócritas como vemos hoje em dia, as pessoas se dizendo a favor do meio ambiente criando flores ou uma horta em vaso dentro de casa e usando aerosol para matar os isentos e se aparecer uma abelha será uma catástrofe, não lembrando que estes são importantes na polinização e fazem parte do equilíbrio do ecossistema. Você já percebeu que nessa área ecológica eu falo mesmo, porque estudo o assunto há mais de trinta anos e as atitudes e processos que adotam já deveriam ter sido tomadas há pelo menos vinte anos, estão sempre atrasados.
Stael,
Logo coloco a resposta do quebra-cabeça, aquele último...
As maçanetas de patinha o que vc quer saber? Não lembro.
O Espartano como falei em outro comentário está em uma fase de paciência, porque depende de outros profissionais e todo mundo está cheio de serviço.

WLAMAR disse...

QUEM ME CONTOU ESTA HISTORIA FOI MEU TIO QUE TRABALHOU EM CAPIVARI, CERTA NOITE O DELEGADO OU INVESTIGADOR DA CIDADE FOI ATE LA POIS TEVE UM CHAMADO, E VERIFICANDO SE TINHA LADROES NA FABRICA AO ENTRAR EM UM QUARTO ESCURO ESTE ¨PUMA¨ PULOU NO PEITO PARA BRINCAR, DIZEM QUE ESTE FELIZARDO SE MOLHOU TODO....

Anônimo disse...

...Puma tem q ter puma, ora bolas!

(outros sumidos devem ter mais info s/isso, gente q anda assando "leitoa à pururuca" lá pelas 'Minas'!)

OK, mas as 'maçanetas patinha' só no livrão, ...ñ é amigo Phil?

(Ronaldo)

Stael Alves disse...

AH! Ronaldo!!

O cara já não fala, e você ainda fica induzindo ele a "esconder o leite".

Felipe,
Já faz tempo que espero uma publicação sobre elas, mas as publicações sobre maçanetas só foram até as 76 na linha VW, e falou-se sobre as maçanetas do GTB até 77. Nunca chegaram nas "patinhas" e já pularam para as redondas do P-018. Tenho dúvidas com relação as dimensões do botão, da máscara externa, quando foi usadas, coisas desse tipo.
Sabe como é: tenho um "transitivo" 78, definir alguns detalhes, realmente não é fácil.
Continuo esperando...

GTI1993 disse...

Felipe,

O "não da pra acreditar" fez referência ao imaginar uma fábrica com uma fera dessas por lá. Imagine o prejuízo que o bicho causava, quantos carros eram precisam vender para cobrir o custo de arrumar outro que ele estragou a pintura? rsss...

Anônimo disse...

Felipe, o Hélio Claro me falou que ela ficava perambulando pela sala da diretoria. Que privilégio...
Tks//chicopuminha

Anônimo disse...

Agora o Mestre Felipe entende p/q
saí de lá 'assustado':

- ...antes disso acontecer!

Algo houve, entre os diretores e o presidente passou a ter mais olhos de sua confiança por lá, assim:

- ...acompanhando o dia-a-dia ou, mesmo, atuando na fábrica, etc.

(...lembro q uma 'estrutura interna em fibra p/uma sela de montaria' estava sendo desenvolvida ...nos dias em q eu fechava o meu aviso prévio ...qdo eu já 'saia da área' ...em 79!)

(Ronaldo)

Felipe Nicoliello disse...

Ronaldo,
Também estou esperando... Será que vem junto a leitoa à pururuca mineira?
Stael,
Está bem vou fazer a matéria nos mínimos detalhes, mas eu preciso de ajuda do projetista da maçaneta, aquele que está fazendo a leitoa, pode demorar, até assar...
Alex,
Acabei me entusiasmando no quesito ecológico e não falei que as pessoas davam muito valor aos animais, mesmo custando caro, eles sempre tinham razão e eram muito bem tratados. Falo isso porque meu pai era caçador e diversas vezes o acompanhei quando garoto, as caçadas com matilha eram mais um jogo de estratégias com a caça, que para capturá-la. Convivi aqui na empresa, com macucos, pacas, cotia, macaco, diversos passarinhos silvestres, quatro papagaios e um gato do mato. Só que esse último, uma pequena onça, não era domesticada e vivia em uma jaula. Imagine o custo de alimentação desses bichos, a sujeira e também o que estragavam e ninguém ligava, todos achavam bonito quando o macaco pegava alguma coisa no escritório e saía correndo nas árvores. Os tempos eram outros, ninguém ligava para os "trocados".

Chico,
O Hélio tb me contou essa história, mas não lembrava.

Ronaldo,
As pessoas não conhecem os bastidores dessa história e não vão entender, aí vai precisar contar a história do bailarino, etc.Isso é coisa lá para Minas Gerais. E o pior que essa leitoa tá demorando para assar... ou ele tá comendo sem oferecer.

Anônimo disse...

Bailarino?

-O cara botava o 'J.Travolta' no
chinelo e era mais agitado ainda!

(Ronaldo)

Anônimo disse...

Ronaldo a sela de cavalo não chegou a ser fabricada, mas me lembro do desenho dela que meu irmão levou para casa, ia ter a cara do puma gravado nela, lembro que em casa tambem ficou lá um tempão uma prancha de wind surf que foi feita na puma que tinha a marca já gravada na modelagem,não sei se voce chegou a pegar aqueles tratorzinhos agricolas, andei em um deles junto com o Sr Nelson que ficava testanto ele a noite na fabrica, o Ps tambem parece que tinha ou construiu carruagens de fibra de vidro, meu irmão Wagner esta em MG tambem, meus irmãos sempre falavam de você, voce fez o carro guepardo, existe algum ainda?, abraço Varlei

Anônimo disse...

Ronaldo, bailarino começava com R ?, rs
Varlei

Anônimo disse...

Para mim o nome era GTI! Teve mulher grávida que pediu demissão por causa dela. Levei um amigo de Juíz de Fóra até a sala dela no amoxarifado onde dormia e fechei a porta quando ele a viu, maior que isso aí na foto, quase borrou a calça.
Ninguém falou do show que ela dava quando se jogava um espanador de penas para cima. Ela pensava que era bicho e dava um pulo espetacular de grande e bonito.
PauloSérgio

Anônimo disse...

Tem muita história. O Pistolinha eu ajudei vir para MG, Conseguiu até se casar!!! O bailarino esteve aquí em casa há poucos dias com a oitava esposa e uma filha muito bonita. Continua doido! Ele tem coisa pra contar que o Nicoliello vai sentar. O bailarino, Rob Taylor fez tanta amizade na minha cidade que quando eu chegava lá sem ele até meus velhos amigos queriam me mandar de volta.Somente ele sabia fazer um chá de cogumelo que já estava prestes a ser vendido nos botequins. Chá que diziam, "fazia viajar mais que esse Puminha aí!" Rob Taylor conseguia fazer com que a Polícia de lá segurasse balão para a gente soltar! A Banda Municipal tocava. Em um baile de formatura, ele foi de smoking e tinha fila de Tias para dançar com ele. O baile parou um dia para verem ele dançar com a minha amiga Soraia, num desencontro de mãos, a Soraia foi parar longe, de pernas para cima.
PauloSérgio

Anônimo disse...

Nicoliello e Ronaldo
Chegndo a MG, a leitoa a moda do Paraguai sai em sete horas. Ninguem vai reclamar pois tenho material para tres dias de conversa.Ou mais.
Não se preocupem estou esperando. É bom que o Nicoliello vai me trazer umas camisetas com a cara da Puma.
PauloSérgio

Anônimo disse...

Então era isso mesmo, era mto carismático esse cara:

- "...mas a fábrica pode ter ficado mais alegre, etc."

Então, Felipe, teremos q pegar a estrada das 'Gerais' p/ um... "Convescote PumaClassic"!

- 'Outros amigos q comentaram' só enriquecem e dão credibilidade,
...algo p/ ficar p/a história mesmo, ...obrigado a todos.

(Ronaldo)

Anônimo disse...

Finalmente, ...mais bailarino:

- "...na minha saída da PUMA teve uns 'tragos' lá em casa, ñ lembro se foi convidado, mas lá chegou tb o tal bailarino e teve q dançar (o PS talves possa detalhar mais) acontece q 'ñ se fez de rogado' e começou o show em alto estilo, levantando os pés p/o alto com muito ímpeto -o chão estava encerado!- o artista foi ao chão, levantou e finalizou bonito."

(Ronaldo)

Anônimo disse...

Verdade
Ronaldo pagou um almoço de despedida, Roberval Taylor foi mostrar sua performance logo após, de barriga cheia, na sala do Ronaldo. A sala grande, era pequena para o cara, afastamos tudo más, foi ainda, pouco, bateu o pé no sofá e desabou.
PauloSérgio

Alex Martines disse...

Sou o sobrinho do Varlei (quem escreveu a historia da onça) e filho do Valmir. Realmente ouço falar muito dessa onça, muitos fator engraçados ocorreram. Infelizmente não pude ver com meus olhos a onça, logo que nasci meu pai levou ela para o interior. Mas há tanta história, mas tanta, que ouço eles contarem (Meu pai e meus tios, principalmente o Varlei), como o próprio Varlei disse, daria um livro gigantesco, quem sabe né...!
Um abraço aos amigos da Puma Classic...o Site é ótimo!!!

Anônimo disse...

Encontrei -novamente p/ tb falar da PUMA!- o famoso:

- 'E. BUENO' ...escritor e historiador, tb do 'HISTORY CHANEL' ...da tv fechada!

Agora vai... 'o tema convida'.

(Ronaldo)

Anônimo disse...

Aqui no sul estamos vivendo mais um drama animal:

- "...'mamãe puma' finalmente concebeu sua cria (filhotes vem com manchas escuras!), como vive em cativeiro, ñ está mostrando preocupação adequada com o filhote, veterinários dão leite especial p/ felinos, mas está ainda numa incubadora."

Obs.: ...ainda ñ aprendeu a gritar 'PHILLL'!!!

(Ronaldo)

Felipe Nicoliello disse...

kkkkkkkkkkkkkkk
Vou aí conhecê-lo...

Anônimo disse...

COMOÇÃO !!!

Lamentavelmente se o pequeno puma chamou: "PHILLL" ...o salvador estava mto longe e o tempo mto curto.

Mais info e filmes, ...ainda ñ vi tudo:

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3270958.xml

Anônimo disse...

Após o drama:

- "Veio mais um puminha, veterinários reconhecem q é mais saudável!"

Mais info:

http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3274633.xml

Anônimo disse...

RESUMO DA ÓPERA

Este "esperto '2°' puminha" teria nascido três dias após o primeiro, o normal seria no máximo 24hs de diferença entre os partos.

Isso gerou 'dúvidas e mais interesse' entre os especialistas:

- "Especialista de Curitiba-PR fala que provavelmente ele tenha ficado mais recluso no início, exibindo agora mais saúde."

(Ronaldo)

Daniel Pardo disse...

Eu fico imaginando na época os funcionários da Puma convidando os visitantes da fábrica a fazer um carinho no "gatinho". :D :D :D :D