sexta-feira, 19 de março de 2010

Puma P-016 (2)

"Caro Felipe, só pra dar água na boca, estou enviando (com a devida conivência do PS) o estudo que acredito ter sido, não o definitivo, mas a versão que orientou a montagem do Protótipo 01A.
Abração !! Marcos V. Pasini"

7 comentários:

smarca disse...

Bonito design. A inspiração certamente veio do Lotus Europa.

http://www2.uol.com.br/bestcars/ph/109a.htm

smarca disse...

Estava lendo com mais atenção a reportagem acima e notei que o Lutus Europa foi concebido em 1965.

Um senhor carro, concebido pelo gênio Colin Chapman que andava bem e fazia curvas melhor ainda.

Andava bem (0 a 100 km/h em 9,4 s e 195 km/h de máxima) pelo baixo peso do modelo (685 kg), pelo baixo Cx de apenas 0,29, muito bom para a época e ainda hoje, mesmo equipado com o motor do Renault 16 da época (1,47 l e 78 cv a 6000RPM).

E fazia curvas bem pelo avançado projeto do seu chassi, concebido por Chapman.

Em abr/1968 surgiu a versão chamada de S2 ou tipo 54. O motor era do Renault 16 TX, todo em alumínio, com 1,56 l, 10,3:1 de taxa, duplo comando de válvulas, pistões do R8 Gordini e 1 carburador duplo Weber 40DCOE. Alcançava 135 cv e a velocidade final passava a ser de 205 km/h.

No S2 lançado em 1971, o motor passava a ser o Lotus/Ford Twim Cam, que já equipava outro Lotus (Elan) e o Ford Escort esportivo da época. Tinha 1,6 l, duplo comando de válvulas, 2 carburadores horizontais e 105 cv (menos que na versão de 1968) a 6000 rpm.

Já o S2 de competição se enquadrava na categoria Carros Esporte Grupo 6 e encarava facilmente o Alfas T33, Matras 630, Porsches 908 e 911, com seu motor de 2,0 l alimentado por injeção que atingia 240 cv a 8000 rpm. O câmbio nessa versão era um ZF de 5 marchas e a velocidade final beirava os 250 km/h.

Ganhou a corrida internacional para carros até 2,0 l no autódromo de Brands Hatch em set/1970 e obteve outras várias vitórias nesta categoria nas provas na Inglaterra.

Agora observem com atenção o desenho da frente desse Lotus, os faróis, os piscas, o o local do simbolo do fabricante, o para-brisa e até o contorno das portas na sua porção dianteira.

Lembra algum carro conhecido?

http://www2.uol.com.br/bestcars/ph/109a.htm

smarca disse...

E para finalizar, olhando o desenho e seus detalhes, notei também que o desenho das rodas é o das rodas utilizadas pelas Alfa T33 na época.

Anônimo disse...

É isso aí, PS & Felipe:

- "A firma fecha, mas o sucesso continua!"

(Ronaldo)

Luby disse...

Lindo...

Cesar Costa disse...

Miura, Dino e Lotus....

EGO's disse...

O conceito é interessante, o traço em sépia confere harmonia e esconde alguns detalhes:
-a coluna traseira inclinada não ficou bem com 1/3 abaixo da coluna B, deveria sair do vétice superior;
- as portas e o espelho retrovisor estão desproporcionais em relação ao comprimento total do carro.