quarta-feira, 3 de março de 2010

Miniatura Puma (14) - Autorama HO


'Bom dia Felipe, Já que o meu colega Carlos Alberto Torres iniciou-se na arte da pintura e lanternagem do Puma miniatura do Extra, eu resolvi me meter no mundo das competições com uma equipe de dois Pumas. Explico, cerca de duas semanas atrás em uma reunião de Veteran Cars, um amigo em conversa comigo pergunta se eu estaria interessado em adquirir dois Pumas, o que concordei de imediato, já que o meu felino não tem mais obra para realizar, mas os dois veículos oferecidos não eram 1/1 e sim de um Autorama da Estrela na escala HO. Na reunião seguinte da nossa turma meu amigo trouxe com todo carinho a caixa contendo as pistas e todos os apetrechos deste jogo e fechamos negócio.
A etapa seguinte era entrar em casa sem se visto para não escutar aquela famosa frase “- Mais bagulho de carro velho aqui em casa ?!!!” Mas mesmo assim resolvi arriscar e dizer que era um presente para o neto Daniel. Este por sua vez adorou a novidade e, a nova ordem por aqui é “Vó , vamos Pumar ?” E lá fui eu limpar todos os contatos e montar as pistas, pois como acabaram com as pistas do Autódromo do Rio, irei Pumar com meu neto no tapete persa do salão. Tirei algumas fotos para se ter ideia do conjunto, agora duas observações, primeiro uma caixinha redonda que não é “daquela” pomada japonesa e sim graxa especial para mancal traseiro dos motores e a outra pode ser observada última foto é que este tubarãozinho H/O tem motor dianteiro, eixo cardan e dois feixes de mola na traseira (Seria um protótipo do GTB ???)
Abração, Claude Fondeville'






Claude, obrigado pelas fotos. Não era um protótipo Puma com motor na frente, mas sim o mesmo chassi para todos modelos HO fabricados pela Estrêla. Veja o Gordini que tenho na foto abaixo. Apesar da configuração do desenho do chassi ser idêntica, o chassi do Gordini não serve no Puma, por ser mais comprido. Eu queria colocar o chassi do Gordini que está melhor no Puma, mas a distancia entre eixos é maior. Uma preocupação com a escala, mas no entanto a cara do Puminha é de doer...

3 comentários:

Anônimo disse...

Interessante a divisão do 'molde' da carroceria:

- "...já criando o vinco à meia altura da lateral!"

O Miltão evitava essa coincidência, pois no acabamento poderia haver imperfeições.

(Ronaldo)

Felipe Nicoliello disse...

Ronaldo,
O professor Milton estava corretíssimo, não podemos marcar os vincos com os vincos dos moldes, exatamente por isso, porque senão cada carro seria de um jeito.
Além disso, os processos de confecção e destino são diferentes entre esses dois casos, no Puma molde preenchido, com a peça recebendo acabamento externo. No Autorama molde injetado e a peça sai pronto, acabada.

jean claude disse...

Sensacional aquisição. Parabéns pela compra! Mais uma antiguidade salva!