quarta-feira, 10 de março de 2010

Foto do dia - Motor Puma GT 1500

O belo motor VW 1500 usado nos veículos Puma a partir de 1968, sendo os primeiros motores boxer a ar com dupla carburação fabricados no Brasil. Além do exclusivo sistema de dupla carburação, com carburadores Solex 32, acionamentos, filtros e coletores Puma, tinha um exclusivo sistema de exaustão (escapamento), desenvolvido pela Puma. Com apenas essas modificações o motor ganhava de 7 a 8 HP, segundo o fabricante, passando dos 52 HP originais VW para os 60 HP Puma. A cor da caixa de ventilação dos cilindros (ventoinha) era na cor prata, as tampas de válvulas cinza e o restante era preto brilhante.

6 comentários:

Leo Gaúcho disse...

Hum, tampas de valvulas cinzas...

Luby disse...

O distribuidor tb não era o centrifugo ?

Fernando Portilho disse...

Alguém fabrica o escapamento mostrado na foto?

Anônimo disse...

Olá! Vocês saberiam me informar se a cor da caixa de ventilação dos cilindros dos motores VW 1600 também era na cor prata ou se era preta? Valeu! Paulo

Felipe Nicoliello disse...

Leo,
Somente os GT as tampas de válvulas eram cinzas...
Luby,
Todos os Puma saíram com distribuidor centrífugo, de 1968 até 1984.
Fernando,
Terá que mandar fazer...
Paulo,
Como falei na publicação, o restante das latas eram preto brilhante, as capas dos cilindros, acabamento da frente e de trás, polias e tampa-suporte do dínamo.

EGO's disse...

Os Porsche 356 e 912 tinham motor semelhante aos VW e a cor da caixa de ventilação era cinza tal qual esta do Puma.