quarta-feira, 24 de junho de 2009

Espelho Retrovisor externo

No anuncio de época da Bosch de 1980 que postei dias atrás, ninguém comentou sobre o espelho retrovisor externo do Puminha da foto. Reparem que a metade dos veículos não dispunham do equipamento e já existiam avenidas de múltiplas faixas. Era o começo da necessidade da utilização desse espelho, pelo motivo das diversas faixas e pelo aumento da velocidade urbana.
No caso desse Puminha, o espelho colocado era vendido nas lojas de acessórios, tinha uma articulação na base, para poder servir em diversos modelos de automóveis, como Maverick, Opala, Puma GTB, etc., pois as laterais das portas de cada carro tinham inclinações diferentes. A área de visão também era mais ampla para comodidade dos condutores, com regulagem da inclinação do vidro do espelho. Mas não era um equipamento original.
Uma coisa que insisto é que acessório de época vendido em lojas de acessórios, não pode ser confundido como opcional de fábrica, porque cada um tinha um produto e cada cliente colocava de sua maneira, descaracterizando o produto como um todo. Imaginem daqui trinta anos, as pessoas falarem que seu Palio tem acessório de época, não vai ter um Palio igual ao outro, pois a gama de acessórios vendida atualmente nas lojas independentes é muito grande.

4 comentários:

De Gennaro Motors disse...

gosto do espelho tipo cone !

smarca disse...

Agora que falou, observei mais atentamente o GTS da foto, com friso polido no para-brisas e, aparentemente, maçaneta de botão: é, provavelmente, um 78.

O Passat tá com jeitão de ser um 78 também.

Mas o Chevette é 80, pois o farol já é quadrado na moldura quadrada (até 79 era redondo na moldura quadrada). Sei porque tive um.

Então esse anúncio da Bosch deve ser uma salada de anos e modelos.

Felipe Nicoliello disse...

Sandro,
Nesse anuncio a agência tirou uma foto de uma avenida qq, mostrando os carros do dia a dia. Como vc é muito jovem, não sabe disso, mas era comum as propagandas usarem o dia a dia das pessoas, isso demonstrava mais realidade.
Eu sou de uma época (e com muito orgulho), em que a Simca rodou mais de cem mil kilometros pelas rodovias brasileiras, para provar a durabilidade do Simca Tufão. Ou do Teste do Gordini em Interlagos, que só parava para reabastecer e trocar de motorista. Isso sem falar dos testes secretos de Kombis nas mãos de meus empregados!!!

upsidedown disse...

Caro amigo, tenho uma puma 80 com o retrovisor idêntico a este da foto. Saberia me dizer se tenho como encontrar um destes para o lado direito?