terça-feira, 26 de novembro de 2013

Puma pelo mundo - GTE 1972

Este Puma GTE 1972 está no The Samba/forum, dica dada pelo meu amigo Luís Claudio Falgão. O GTE está na Holanda e o proprietário diz que está na família há 30 anos, dos quais, 10 anos parado em uma garagem. Agora eles reviveram o Puma, arrumando motor e outros detalhes.
Muito original, o Puma ainda exibe as lanternas dianteiras redondas de motocicleta - com a lente arredondada e não retas como nos brasileiros após 1973. Rodas, maçanetas e muitos detalhes originais. Os limpadores cruzados foram substituídos por um único, faltam as bolhas dos faróis e espelhos trocados.
 Internamente ainda tem o painel original, que ao contrário do brasileiro, não tinha imitação de madeira e sim uma peça de fibra de vidro corrugada. Volante e console originais, bolota da alavanca de cambio dos modelos para exportação...
...E bancos originais.
E o Puma voltou a ver a luz do sol.
Como o proprietário diz no fórum, os bancos custariam muito caro para restaurar e resolveram guardá-los e instalaram outros no lugar. Infelizmente trocaram o volante e deram um novo acabamento na parte interna, pouco profissional.  
As lanternas traseiras são as originais do Saab Sonett III,
que já incorporavam nas extremidades internas das lanternas, a luz da placa de licença, como vemos a imagem de um Saab 1972. Para facilitar a reposição de peças na Europa, a Puma adotou essa lanterna, que era muito parecida com as lanternas do Puma brasileiro.
No vídeo abaixo, o Puma testando o motor no dinamômetro.  

Nenhum comentário: