quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Maçaneta de Abertura de Porta - 1967 a 1972

As maçanetas de abertura de porta do Puma de 1967 até 1972 era a mesma utilizada pelo Fissore DKW. O desenho era moderno e singular para época. O funcionamento era idêntico a de maçanetas de outras marcas, um leve para cima e a abertura é realizada. O travamento se dava abaixando a maçaneta.
 Desde o primeiro Puma GT com mecânica DKW. A maçaneta de acionamento do vidro já falamos na matéria Maçaneta do vidro Puma 1967-1976.
 E continuou na linha Puma GT com mecânica VW. A forração de porta continuaram com o mesmo desenho, apenas o puxador de porta era mais "bojudo", com sua linha curva mais acentuada e...
  ... A inclusão do cinzeiro nas laterais de porta, vindos também dos DKW.
 No Puma GTE, as maçanetas continuaram as mesmas, só perdendo o cinzeiro e o puxador de porta voltou a ser esguio como nos Puma DKW.
A partir de 1971 o friso cromado que cortava a lateral desde os primeiros modelos, deixou de existir. Aproveitando, vejam o detalhe da terminação pontiaguda deste friso.
Nos GTE e GTE Spider de 1971 as mesmas maçanetas.
 Agora a parte mais chata para os perfeccionistas, o mecanismo de abertura das portas, fechaduras, travas e batentes eram todos do Fissore DKW.

 O suporte e batente de apoio da porta, utilizado nos veículos europeus da década de 50, seguiam no Puma e eram da linha DKW, mas da linha VW década de 50 é a mesma coisa. Até o VW SP2 utilizou esse artifício de apoio das portas, mesmo não tendo mais nenhum modelo em toda sua linha que os utilizasse. Quando digo que muitas coisas existentes do SP2 era baseada no Puma, algumas pessoas não concordam.
 E aqui vemos a mocinha acionando o travamento da maçaneta. Importantíssima essa imagem, pena não ser a cores para os devidos detalhes.

2 comentários:

vwsp2classico disse...

Meu grande amigo Felipe.
Não me canso de ler as matérias do seu blog e aprender com elas. Tanto que a questão do batente da porta ser igual a do SP2 eu não sabia.
Agora te pergunto: de que ano a que ano a Puma utilizou este modelo de batente?
Um grande abraço.
Luciano.

Felipe Nicoliello disse...

Luciano,
Obrigado pelo prestígio.
Eu já havia falado desse batente aqui: http://www.pumaclassic.com.br/2009/02/guia-da-porta-gt-gte-ate-1974.html, com fotos do batente de SP2.
Foi do começo 1965 até as primeiras unidades de 1974.
Depois deixou de ser utilizado. Na verdade, na carroceria nova de 1973, já não precisa desse equipamento, pois o travamento da fechadura era mais moderno e a própria porta mais resistente dentro do quadro de fechamento.
Extramente o SP2 usar, pois sua fechadura e batente era da linha VW, peças robustas e não como no Puma até 1972 que era da linha DKW, peças menores e mais frágeis. Foi só para copiar o Puma... rsrsrs