sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Fotos de época - Puma concolor

Este Puma poderia ter placa preta!
Infelizmente ele não deva estar mais vivo. A expectativa de vida de um Puma concolor é de 15 anos e como as fotos foram feitas em 1980, sem chances.
Mas este é o verdadeiro puma da Puma. Aquele ser gracioso e brincalhão que viveu dentro das instalações da Puma Indústria de Veículos S.A. nos anos 70. Que comia cinco frangos diariamente. Que rasgava capotas e bancos. Mas todos o adoravam.
As imagens são do Valmir enviadas pelo seu irmão e meu amigo Varlei, como nos conta:
"Felipe, meu irmão Valmir (conhecido por Pistola) achou umas fotos antigas do bicho, duas foram feitas dentro da fabrica na Av. Pres. Wilson e outra, o puma está posando em cima do capô do Fuscão que meu irmão tinha na época, em frente a nossa casa. O bicho gostava de tirar fotos e andar de carro. Lembrando que estas fotos foram feitas em 1980 e o IBAMA não existia e não era proibido criar e cuidar da maioria dos animais selvagens. Grande abraço. Varlei Martines"

Outro dia, conversando com outro amigo, Roberto Lazzarini, que trabalha na Scorro, me contou que ele era garoto e ia na Puma receber as duplicatas e de vez em quando encontrava o puma, que subia em suas pernas e pedia carinho. Certa vez, um senhor sentado em um sofá lendo jornal, aguardando para ser atendido,  de repente por baixo do jornal aparece o puma, enfiando sua cabeça no meio das pernas desse senhor, que levou um tremendo susto.
Como a vida era diferente e certamente, nós humanos, agredíamos muito menos a natureza e nem por isso éramos ecológicos ou desrespeitadores da natureza. Hoje, jamais poderíamos ter um puma em casa, mas eles andam morrendo atropelados ou por fraqueza por falta das matas da onde retiram seus alimentos.

5 comentários:

Sergio Campos disse...

Incrivel !!! Algo inimaginavel nos dias de hoje. Uma época que somente quem viveu pode entender. Um mundo diferente, que girava mais devagar, e que as pessoas tinham mais tempo para curtir a vida ...e se permitir a brincar com um animal maravilhoso como este no ambiente de trabalho.

Paoluccio disse...

Que bom que tem as fotos pra contar essa historia, de um tempo que não
volta mais.

Milton disse...

Que história sensacional! Mais uma da rica história desta marca.
Um abraço

Felipe Nicoliello disse...

Sem dúvidas amigos.

A história é antiga, mas graças ao Valmir, que registrou as imagens em uma época que tirar fotografias era muito caro e não era para qualquer pessoa, precisa entender um pouco do assunto.
Como o Valmir que cuidava do puma, a paixão dele pelo animal era enorme e vice-e-versa.

Daniel Pardo disse...

Eu imagino que criar um "gatinho" desses era praticamente como criar um gato doméstico que tomou fermento hehehehehehehehe.