sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Fotos de época - GTE 1974

O Puma GTE 1974 foi do meu amigo Carlos Hansen que nos conta:
Comprei este Puma na Feira de domingo no Anhembi em São Paulo, no ano de 1978. Fiquei com ele por dois anos até comprar o Puma GTS 1978 que tenho até hoje.
Dá para notar que as rodas foram trocadas por aro 13" de tala 8" na dianteira e 10" na traseira, com pneus marca Esso. As lanternas traseiras redondas de Opala e não tinha luz de ré. Os faróis eram amarelos e lanterna dianteira branca. A cor do carro também foi alterada, acredito que a original era roxa clarinha. Quando comprei já estava com essas alterações. O pessoal não tinha dó, mudava tudo! 
Este Puma tinha motor muito forte, dava pau nos meus colegas que tinham Passat TS e SP2.
As rodas eram o modelo Titânio, que apesar do nome, não tinha nada desse material.
 Era muito comum isso, alterar as rodas era padrão e outras alterações eram pequenos detalhes, como os faróis amarelos muito em moda no ano de 1974; trocar as lanternas dianteira por branca ao invés das de cor âmbar; pintar os limpadores de preto fosco e em alguns veículos trocar o espelho retrovisor externo. Como o Puma tinha espelho esportivo, não trocavam, como neste caso.
 Alterações de carroceria era menos comum, porque custava muito caro. Este Puma tem os limpadores cruzados, identificando ser do começo de 1974. Esse modelo de antena fixa com molinha foi a maior "onda'.
 O Puma até que estava bem mais original que muitos que encontramos hoje em dia. Dobradiças do capô bicuda, saída do ar interno em preto fosco, frisos nos vidros, apenas as lanternas foram trocadas, adaptaram as lanternas do Opala 1975 e serviço com bom senso de estética. Essa lanternas eram saltadas devido a inclinação do painel traseiro do Opala e aqui, eles embutiram para que elas ficassem retas e menores em diâmetro, lembrando muito as lanternas do Puma GT 4R, que eram as do Chevrolet Corvair.
Quando ao motor "mexido", era de praxe, porque quem gostava de automóveis, não queria ser ultrapassado com facilidade, mesmo na cidade. Os rachas involuntários aconteciam frequentemente e terminavam mais rápido do que começavam. Era apenas para mostrar daquilo que seu carro era capaz.

Um comentário:

Daniel Pardo disse...

Eu já sei o roxo que devia ser esse Puma, pois um dia estava assistindo o Canal Brasil e vi um filme de 1974 onde duas mulheres estavam dentro de um Puma conversível roxo, eu na hora até pensei: "Não sabia que existiu Puma roxo", era show de bola o carro, pena mesmo que no caso desse Puma das fotos a cor foi mudada.


P.S: E na última foto desse post como coadjuvante... :D :D :D :D