quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Comunicado

Recebo diariamente muitas perguntas de leitores sobre seu Puma ou dúvidas que encontram. Respondo todas, as vezes com atraso, mas com calma, todas as questões são respondidas.
Um coisa que peço à todos, que quando enviarem suas perguntas, falem em que cidade estão, modelo e ano do Puma que consta no documento, valor se a questão for preço e principalmente fotografias, quando a dúvida é específica de um item ou daquele Puma. Normalmente as respostas necessitam desses dados para serem respondidas e não precisarei perguntar.
Veja um exemplo do meu amigo Luís Cláudio Falgão, que perguntou:
"Uma coisa que me chamou a atenção na quinta foto é a fechadura da porta, que não tem aquela chapa, que os GTE tem, achava que era alguma adaptação, mais acho que é assim mesmo."
Até 1974 a fechadura era fixada dessa maneira, em 1975 eles passaram a usar o sistema do novo modelo que iria ser lançado em março de 1976, com aquela chapa, mas alguns 1975 ainda saíram com  o sistema antigo.

"O que mais esta me preocupando são as imperfeiçoes das portas, que não encaixam no vão da porta, sei que isso é comum de acontecer, mais não tenho ideia de como solucionar, imagino que talvez tenha que cortar a porta, mas vou primeiramente trocar o assoalho e mandar embuchar as dobradiças que tem uma pequena folga, para só depois mexer nas portas. Acredito que vc também tenha uma dica para me dar para solucionar esse problemão."
A imperfeição da porta se dá pela forração interna da porta. O tapeceiro tem que colocar a forração, fechar a porta e riscar onde pega na borracha, tirar e cortar o excedente, para que a lateral de porta não pegue na borracha e estufe a porta. A borracha tem que encostar na fibra da porta para perfeita vedação. Se a porta ficar assim estufa por anos, esta adquire o formato e fica torta. Então, se retirar a forração, regular a porta e ainda assim ficar a parte inferior ficar desalinhada, vai ter que raspar a fibra e engrossá-la por dentro da porta. 
"Esse carro é tão bom que ele não tem só um alternador mais sim dois, para ser mais exato um dínamo e um alternador, o por quê, não me pergunta que não sei responder."
É uma gambiarra que fazem para instalar o alternador de Opala, Gol, etc, pois esses não tem a hélice que vai dentro da caixa de ventoinha dos motores VW a ar, que todos os alternadores ou dínamos de Fusca (air cooled) tem. Assim, o dínamo funciona apenas como um eixo que movimenta essa hélice e quem carrega a bateria é o alternador que está instalado deslocado, em outro local, mas ligado por correia com o dínamo e eixo virabrequim.

2 comentários:

Bruno Pomiglio disse...

Boa noite.
Meu Puma GTS 1975 também não tem esta chapa e acredito que nao foi alterado ao longo dos anos visto que sou o segundo dono a um bom tempo. Os GTS não possuiam a chapa? apenas os GTE?

Felipe Nicoliello disse...

Bruno,
Dependia do molde, alguns moldes mais judiados precisavam dessa chapa, outros não.
Com a adoção da chapa, acabou o problema de fixação da fechadura na fibra, facilitando o processo de montagem e fabricação, além de não comprometer o molde.
Em fibra, detalhes delicados nos moldes tendem a estragar mais rápido que o próprio molde.