segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Puma GTE 1972 Rallye

Esse Puma GTE 1972 modelo Rallye é bem conhecido, pertence ao Paulo Lomba do Rio de Janeiro-RJ. A série foi criada para homologação do Puma nas corridas de Rallye, depois da grande vitória da dupla Jan Balder e Alfredo Maslowski, no Rally Integração Nacional 1971, na Classe I até 1600 cc. Por problemas políticos, não seriam mais aceitos carros que não fossem homologados, ou seja, deveria ter uma fabricação em série à venda para o público. E assim nasceu essa série especial, desconhecida e pouco vendida nos anos de 1972 e 1973. Depois, por problemas políticos, a Puma se afastou das pistas. 
Esse modelo de Puma tinha duplo radiador de óleo na frente com entradas de ar sob o para-choque e cárter seco. Externamente era a principal diferença. No motor 1600 cc tinha trabalho nos cabeçotes, comando e virabrequim, além da dupla carburação 40 e suspensão com amortecedores recalibrados.
 Especificamente o Puma do Paulo tem essa dupla saída de ar quente do motor na saia traseira com quatro rasgos cada. Eu desconheço essa peça. Mesmo porque a saia ficou maior e mais baixa em relação ao solo.
 O GTE do Paulo tem um motor bem forte, tanto que ganhou a competição do Chamonix Classic Challenge em 2005.

2 comentários:

Leo Gaúcho disse...

Máquina quente!!!!Lindo carro!

Daniel Pardo disse...

Pelo visto, o universo dos Pumas é que nem o dos Fuscas, quando se pensa que já viu de tudo, vem uma nova informação e surpreende.