Ontem tive uma grata surpresa, o meu amigo Luiz Boro de Barretos-SP passou por São Paulo e me deixou um presente. Em dezembro de 1970, no Salão do Automóvel ele recebeu um catalogo da Puma, sobre o GTE 1971. Guardou por 41 anos e agora mandou reproduzi-lo no formato de um grande banner para me presentear. O então desconhecido catalogo em língua portuguesa vem se tornar público aqui no Puma Classic. Esse catalogo, como os outros eram divididos e dobrado em quatro partes, mas aqui no banner, o Luiz Boro juntou todas as partes.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBaiDpkTiC4_i0_-7rMUcoHvotCK0oUt5GRYH9kX7pKqZBPvzuxDpqs3gssvhDjz0QwFjfG2Zulhq1dZ6g6sjz4U86sdlL39qkZTMUKU5G7CiWWwPF4XMYvWizVaxo_8u7bafv93_LkCVu/s400/Copy+of+0.jpg)
A seguir vamos ver detalhe por detalhe desse catalogo. O título é bem esquisito hoje em dia, mas na época queriam dizer que iriam pegar o Puma nos mínimos detalhes. Outro detalhe, a gama de itens de série que hoje achamos até graça mencionar, mas naquele tempo poucos carros tinham alguns desses itens.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiHRjkbyslGcfiZPWTx6G5JAb4Y8sUK6mH_y3hhbXTm6I8BfpJMASL14sPKmNBNtYeA5Qfq9Y3kLVf9-Ada1Fp_HfG791C4Sh-bTKXbXJX3vLxs7u5uPnlLuiHWHdqY2f8zuYXiecuQxAhS/s400/Copy+of+1.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEizmkiH-MGAFlIRYZNMRWxPnvsv1gUZnZvtpaVpHQdZ-Q6iJMkZESWR_gHD8E2fe-3EcEcsqbdckJ-MiyJL72S2zEP5ZObjP9fRZITFHSl26BD-08YozxuO6Ii6S5MSuYqViWHaT-PIBS7t/s400/Copy+of+2.jpg)
A grande foto do centro do catalogo...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFMvxejgw9whB6Ao16ksL-usVDrFMyrxzHEKFlITa3fFLnuP4-B7xmR5xfJ3G0H3gFSyaJ-ZSy4Ob_EXQpBT002XDdQngr_kdgwgaDiuiLrOOBBEmM_vcnVzDp0VyiPeZM0b3CQ9XtNNE6/s400/Copy+of+3-1.jpg)
... E seus detalhes.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjsTVATXEBGH9B70lwBeso_iZTVAv7cWuu6LbGoMSXNq_3yqUPfgS8pAyYR1-nalLQBdoDhomsMGIzuTLZYhZEc6tsjWTvfHfG4Cifqz0hiJmcQpZDl_uw6Ont4XFW7ksp2Fv_4YqBmTa5M/s400/Copy+of+3-2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQBNS3ZLvAwrwMdHZk6eL2TyMMBTlI9NgT-ta6lGnoRuO4S_EBMKOK9tobUHLWbKIkb00ZrzImlG0fA-Mw4Zixl63x9IG1RgT5hcIXkOiJB_3-Yg6fCaUt0WL1puhMfA9DXj9L_MIrgWlm/s400/Copy+of+3-3.jpg)
A partir de agora descemos pelo banner a direita. A primeira foto mostrando a roda de magnésio Scorro, modelo "tijolinho".
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjE_8TBj2nm1V5qiwG00F0TaPcMwwbd9iNBJZo3Wc6r_5hirXeFgAStVa7lXLPyQMmkUBu6dlTyQ7Mguqs-3iTdBL0MUlOGO_FbldmyCpqwf3FXcFAuHa8xuLlCYLZNY0miJgE62YDMpPsj/s400/Copy+of+6.jpg)
Detalhe mostrando a frente.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFmGGqYnOuGSVaD177kfBmLG-qh3rltZseu2LKW8Z8Kdg7GihEi3fA3Yi-wV8s5I3DVH5OCwfY-HVb-bIF4v5D6OV4pe7TAu839y9QO1f10NLkegTCG_JGej9ne6CRT4RP35XbusCcoZWz/s400/Copy+of+7.jpg)
E a traseira com as novas lanternas com luz de ré.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJ30ZWcymP-lxVLOGHJBqsFKKf31kcyYUvdtyQkX0hslrqMO1bXaaafyL8yRYQjdhV8afty2sfhBYYpG_z23I6_MQOwDsfbLRVsDDJ_baAcSLyIO_hgymGYV2igVX8-trMr3e5Uyp0TfWN/s400/Copy+of+8.jpg)
O painel de jacarandá (antes era de marfim) com o novo console.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgEdkBuQ2x4pehAcpQQNARKvMOHZrjio-UY3daARwEHBEz9Qkmj9kS9PIz4KirXqeolnab1-gBmJwxefRpG0-Spnl7TpQLy5idSIRddldWgpn5Qp3z0nuv6_GVf7FuiQ591jHH0Hk8-NUG4/s400/Copy+of+9.jpg)
As tomadas de ar para o habitáculo, novidade no GTE apresentado em abril de 1970.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgjVCPiM3WQCwnUwZFQwprLa56eU_zxj6XkblAxsprgBCWMxlyIfsiCJs2Ub-ZMBezruc_nra4QowyxvXDHHLwT6vQvxhbfcov9M4XqAP8q8cyKpIqHnSQhHaOqK61JGgfac6fTgi9TmpAv/s400/Copy+of+10.jpg)
As saídas do ar viciado interno, com o lindo adesivo MADE IN BRAZIL.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVMnDVkEaesRokV4R9qBPrQiNEhqdFhjonSGa3f4pYiR47EVO61LtG7usXSqBA-v8LLfR2QpIRx2CzgVlYeU1f_Oc4Z206eCds6sS-aOKzzqqitUIR_QctvunAVeR_Y6poKj0-J6aA9CIe/s400/Copy+of+11.jpg)
E abaixo dessas fotos a redação sobre o Puma.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpMMZuyiDd523T9ZG3Log2YD-9_dfTJwVEFdClEbLEzjxDIAnSp1bAUQka4pcvd0EuvStPHGKX0wigbmy2rj0WHveL2PRgO3M_VUVD9uQcCmAdJrqgn91aQ5VywdkfUCl6q1Ek_wcTS01m/s400/Copy+of+12.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjtwuCDZh0j1wofTDzl7gAgD9H-td-xSef5ZG5LmKtRztwpzSGRKU2gtpYtSkUW2sCzyfK1P9L4xeS8Am4y0F_twORomCN8y2FTPEU1GGQ7S091M5A6vfJ3LdQ4GNyy_zbhA0LlxH8RNSqX/s400/Copy+of+13.jpg)
Logo abaixo a ficha técnica e o endereço da fabrica.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgU26Ichtn9mD35G5vr6Vt65-uhZJPG4r62gJRJrL4qImyW9pPFH01oKFexWRjRRT9kPLXflH0X8SLJgOZYL-IF9aSOd6gUOEQcKgQI8pSi09WbXgTgEhVOOFL70-OsQlnUjaBYofH2OME5/s400/Copy+of+14.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghZtvXCM8lLxedP31a52KW0L3sV-PFstmJ59uQeuWOQXN5XLcymJQkfPKyrzJiw55plsf7lKaYF7WpEeL-ek-82LenXKkY3mfl_AgKg2G1Guvpicv17c7z-Yx1DUjUtl0tV6sQLPsn6r_J/s400/Copy+of+15.jpg)
Na lado esquerdo do banner vemos a foto de abertura do catalogo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivy9CVzwqVN0EM_05ljZvsc-Lpn268Vnqq7urMxAzUfPQRWU8rW9DTv-FBPYT33C3OxPIFjGAOpBFp5qOvGr_JP3wNp8csyTZfmU8WemQzqz49toXevWJBlyg0Vc21ck3e3uj6WU7h_QP_/s400/Copy+of+16.jpg)
Abaixo outros detalhes do carro.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5calC_1zLPCl9SYGoqRH0FNO_YxJUViTlnpHPdcX_rEpXIeoZhwjRe92mxeJyshwzdpgSL1MglT35usxQwSpu_T68WO4MV5UItPLLwTp_NAIMqZBAN027heWzMnpDxG7X8VY06NiFRgBZ/s400/Copy+of+17.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjYKwbO2sEfwQfkjDRNfMEt6tkTZzjgtV_-g59y6mavoykRnCwbo54-t6tz8Ggn-JDMJREvezayZ0kI-IpcTfB_VO1vn46pi1HFtRxTtsh-SRq3pbgmwoZMKmK2mX8hkb1EA_wUZfDTpDdy/s400/Copy+of+18.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqSKmwHgne5iPB1lm4iMeQFYJ178Zfy4HlovYlgGkhHGznv8FpxPzCTfeIDgeCgzMpq_knj4lRFa84PkmbBDevxfvLoRY1fG2PB3semRhilRpW8iF9d8cmx7140Wqh2o8PGfPN7E4txwmk/s400/Copy+of+19.jpg)
E mais texto sobre a vida com um Puma.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNg6p9SBv8XyJ24rvSdqNC9z9dxJ7-ATcrQJ4rWXeRW6VhpH7Pg3-jqunJlWbKS1f1ZaWSqWzN6Cnz60r4ZlA2fpjlP8_2dYO9zIRhkksf-V42K38qgiHOeVjTIHoZKhiq39CPHe3eLfZK/s400/Copy+of+20.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5PDU7VN2Blasghq4l-FbmFUNX6lsu9uKFKHgfJpWrEu3rb6rs9DieQzCehil9nlQQYxpM7BMfST0oUPTi4NpmRX5rrPjyJz8PKUtMgscPi_IJJCTpf5IuVvxHpZ9XEnCjmU4wZr7WFuyA/s400/Copy+of+21.jpg)
Existem pessoas que citam o Puma como um veículo fora de série qualquer, demonstrando ser uma fabrica sem muita importância, porque se prendem na imagem de fabricantes de fundo de quintal, coisa que a Puma não era. Para um produto como o Puma VW, com menos de três anos de vida, já sendo exportado e com catálogos bilíngue bem elaborados, não é para qualquer pequeno fabricante, a Puma nasceu pequena, mas cresceu muito rápido.
5 comentários:
E mesmo que na cidade voce não possa dar vazão as suas emoções mais fortes podes estar certo de uma coisa:ninguem resiste a passagem de um puma
Ainda muito atual.
Falou e disse Alcides.
Se esta 70 fosse vinho diria que foi a melhor safra produzida pela puma ...
gosto muito desse carro, talvez o mais bonito de todos...
Agora eu finalmente entendi o que significa esse prefixo "moto" na frente de uma palavra, moto = movimento (Puma Classic também é cultura) aliás, esse cara que te deu esse folheto depois de guarda-lo por 41 anos, esse parece ser realmente amigo, não é qualquer pessoa que faz isso por alguém.
Postar um comentário