segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Raid 150 ANOS DA ESTRADA UNIÃO INDUSTRIA

Por Claude Fondeville
Em homenagem ao 18º Encontro do Automóvel Antigo de Juiz de Fora, ontem foi realizado o "Raid 150 ANOS DA ESTRADA UNIÃO INDUSTRIA". A saída aconteceu no Museu Imperial de Petrópolis e a chegada em Juiz de Fora no Museu Mariano Procópio. A Estrada União Industria antes da BR-040, que a acompanha paralelamente por mais da metade de sua extensão, era usada pelos viajantes para ir de Petrópolis até Juiz de Fora. Esta foi a primeira rodovia no Brasil a receber macadame (paralelepípedo de granito) e inaugurada pelo Imperador Dom Pedro II. No raid tivemos a presença de diversos carros de primeira linha : Cadillac 1938, MGB GT 1970, BMW 635 CSI, dois Porsche Carrera 1974, muitas MERCEDES como - 500 SEC 1982, 450 SL 1980, 560 SEC 1989, 300 SL 1987, 280 SL 1982, 280 SE 1980, Corvette, VW SP2, dois Fuscas placa pretíssima e o meu Puma GTS 1980. Belo encontro em uma estrada que faz parte das nossas 'Veterans Rodovias'.
Abaixo o texto e foto de primeira página do Jornal Tribuna de Minas de hoje.
Encontro de carros antigos deve atrair 20.000 visitantes
Com a expectativa de movimentar R$ 1 milhão na economia juiz-forana, começou ontem o 18º Encontro do Automóvel Antigo de Juiz de Fora. O evento é promovido pelo Veteran Car Clube do Brasil - Clube do Automóvel Antigo de Juiz de Fora, com apoio da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA). A intenção é reunir 20 mil visitantes até domingo no Expominas. A entrada é gratuita.
Segundo o presidente da FBVA, Henrique Thielmann, a cifra estimada deve-se ao investimento na realização do evento, além de diárias de hotel e gastos dos visitantes em restaurantes e lojas. O encontro reúne cerca de 500 expositores. "O evento de automóvel antigo não é exposição de belas peças. É um mercado, que gera emprego e renda."
De acordo com Thielmann, a restauração e a preservação do carro antigo é um trabalho continuado, que se estende por anos, demandando dedicação e investimento e criando oportunidades de trabalho. "O automóvel antigo, independente de ser paixão, é um negócio nacional."
No evento, além da exposição de raridades do antigomobilismo, haverá também mercado de pulgas, espaço onde são comercializadas peças de automóveis antigos, como miniaturas, dioramas e quadros. A premiação dos 30 veículos que mais se destacaram acontece domingo, às 10h. O horário de visitação é de 9h às 18h (hoje) e de 9h às 12h (domingo).

Um comentário:

Gerry disse...

Esse tipo de raid eh muito comum na Europa. No Brasil tem poucos adeptos.