sexta-feira, 22 de julho de 2011

Lanterna do pisca dianteiro a partir de 1973

Em 1972, atendendo as normas européias de transito, que exigiam as lanternas dianteira a 40 centímetros do solo, a Puma retirou as lanternas que ficavam embaixo dos para-choques e passou para cima, utilizando as lanternas do Ford Corcel, simulando o tipo de lanterna utilizada pelo Ferrari Dino. Mas surgia um problema: e o mercado de reposição de peças no exterior? Afinal o Ford Corcel só existia no Brasil. Então para mandar ao exterior, a Puma colocou ao lado dos faróis uma lanterna de moto, com lente bicuda, facilmente encontrada em qualquer parte, já que a grande maioria das motocicletas tinham as lanternas parecidas. No Brasil os modelos GTE e GTE Spider usavam lanterna de Corcel e para exportação lanterna de motocicleta.
A partir de 1973, com o lançamento da nova carroceria, o Puma passou a ostentar novas lanternas dianteiras, vindas da recém lançada CB 350. Eram mais modernas, com desenho mais harmonioso, que combinou perfeitamente com o desenho do Puma, coisa que não aconteceu com as lanternas de motocicletas no produto exportado, muito mesmo com as lanternas de Corcel.
A Puma não utilizou a lanterna completa, apenas a lente de acrílico, devido a ser uma peça importada, onerava os custos. Assim a Puma optou por desenvolver o soquete e fixação na própria fabrica. Essas lentes importadas foram utilizadas até 1975, sendo que em 1976 com o lançamento da Honda CG 125 brasileira, a lente se nacionalizou.
Muitos nem percebem e as vezes nem sabem que as lentes originais Puma eram Honda e de acrílico, porque existem atualmente no mercado de reposição muitas lentes fabricadas em plástico. Além disso existe outra diferença, ressalta pelo meu amigo Sylvio Fujioka:
"Percebi que a lente de pisca original da Moto Honda tem foco dirigido, concentrado para a lanterna.
O caso é que encontrei ontem a lente de pisca original da Moto Honda na banca do Sérgio (homônimo do Sérgio Ambrosi, curiosamente é no box ao lado dele), mas a peça não estava com a parte central boa. Aí a moça que atende nas vendas se aproximou e disse que semana passada um pessoal do Rio de Janeiro (sic...) apareceu lá e arrematou o lote. Buono... Cosa non nostra.
A cor típica dessa lente original é laranja, a reprodução que vendem, usualmente com o tempo vai ficando amarela. Percebi também que ao lixar com lixa 1200, o cheiro típico de acrílico vem, confirmando sua qualidade superior...
A lente acesa é mais bonita também.

Seguem as fotos para demonstrativo. Atenciosamente, Sylvio"

Muito boa a observação e ilustração do Sylvio a respeito do assunto qualidade da peça original, talvez ele seja melhor em Puma, do que em outro assunto que sempre discute comigo:
Cambiando argomento, a nova ortografia italiana não tem mais acento. Antigamente confundia-me o acento agudo, no italiano é o acento invertido, hoje as cousas estão un po piu facile...

6 comentários:

Sergio Tempo disse...

Uns 2 anos atras numa loja de peças para motos antigas aqui de Curitiba, comprei pro Homero, as lentes em acrilico com embalagem original da Honda/Japão, na epoca 50 dinheiros o par

Anônimo disse...

Felipe,

Estou consertando os limpadores de para brisa da minha fera (GTE'77/78).

Só que um dos pivôs está quebrado e como é de antimônio, acabou se esfarelando.

Esses pivôs eram de algum outro carro? alguma adaptação ou fabricado especialmente para a Puma?

Os braços eu comprei os do Corcel, só precisei corrigir a ponta (torcer para a direita)

Abraços,
Deni Marinho

P.S. Obrigado por todas as dúvidas que você tem sanado.

Anônimo disse...

Não precisa responder, já achei a solução em http://www.pumaclassic.com.br/2009/06/passo-passo-limpador-de-para-brisa.html

Valeu!!!

Deni Marinho

Anônimo disse...

Felipe, quinta feira comprei um par de lentes de seta da marca Rossi, tambem escrito honda. Sao originais de estoque antigo. Tenho um puma 74, essas lentes sao certas para meu carro? Se nao for qual é a certa? Obrigado mateus

gabriel disse...

senhores mudando um pouco de foco
sao 14.40 min acabei de sair do site carros inuteis com um desgosto tao grande ao ver uma puma gt tubarao que me parece ser uma 69/72 que foi achada por um cidadao de nome rafael na cidade de gaspar em santa catarina numa situaçao tao degradante que me deu ate dó do estado em que estava. pois o antigo retardado digo proprietario temtou fazer de uma gt uma spuder viu que não dava serto jogou eu disse jogou literalmente ela no lixo. mas para um pouco de alegria de todos nos admiradores como eu e donos de peças raras como voçes ela foi resgatada o mmais incrivel é que pelo que eu vi ela quando era usada ainda possuia a pintura original o que me parece felipe ser da mesma cor da sua. só que tinha pelo que consegui notar a traseira pintada de preto pelo que eu pouco sei. pois nestes modelos mais antigos entre 69/72 elas eram pintadas assim nao era felipe.

um abraço a todos. gabriel aqui de joão pessoa

Felipe Nicoliello disse...

Mateus,
São essas mesmo. A partir de 1973 até 1980, todos GTE e GTS utilizaram essas lentes de lanterna e pisca.

Gabriel, a cor bege alabastro do meu Puma foi lançada em 1974, portanto deveria ser o branco lótus, que mais parecia um bege que branco. O painel traseiro era pintado de preto fosco no modelo GTE Spider 1971 e 1972. No coupê GTE até 1972, somente quando o proprietário pedia. Depois nem pedindo, porque mudou o painel traseiro, ficou maior e se pintasse de preto ficaria excessivamente preto.