quinta-feira, 19 de maio de 2011

Puma Targa

Recebi muitas mensagens perguntando sobre o modelo Puma Targa, se existiu mesmo, porque existe um proprietário que afirma categoricamente a originalidade de seu Puma e vai além, mencionando que foram fabricados uns dez carros. E aqui no Puma Classic o meu dever é informar corretamente a história PUMA.
Targa em qualquer Puma , não é verdadeiro, nunca a Puma fabricou o modelo Targa. Houve estudos preliminares, que não saíram do papel, como nos relata o projetista da Puma, o meu amigo Paulo Sérgio:
"Caro Felipe,
Mestre Ronaldo vai concordar. Existiam lá dentro, uns três desenhos do projetista Caraciollo para essa ideia, foram feitos antes de junho de 74. Um deles é esse abaixo. Nunca tiveram tempo de ser modelados, acho que nem necessidade. As outras fotos, tenho certeza, são de gente que quis fazer o seu próprio Targa. Um Abraço à todos. Paulo Sérgio"
E o engenheiro chefe da Puma no período de 1973 a 1979, o meu amigo Ronaldo Brochado também comentou:
"Só lembro deste desenho também... Abraços Ronaldo"
Há 7 ou 8 anos eu recebi as fotos de um Puma Targa amarelo que estava à venda.
Reparem que no desenho do Caraciollo, o Puma perdia as tomadas de ar laterais (tubarão) e a pronunciada caída para o final da traseira, se parecendo mais com o Puma conversível, como teria que ser. Porque fazendo o corte do teto simplesmente como está feito nos carros das fotos, quebra o desenho da lateral, perdendo a fluidez das linhas, como se a traseira não fizesse parte da dianteira, quando está sem o teto.
E mesmo assim, errando primariamente em termos de design - coisa que nunca existiu na Puma - se esse modelo de targa tivesse sido fabricado originalmente, deveria pelo menos haver um padrão e não é bem isso que encontramos, cada Puma targa que vemos tem uma largura na coluna central.
Um outro Puma fora do Brasil também modificado para targa, aliás as modificações nesse Puma são muitas.

8 comentários:

Anônimo disse...

Felipónnnnnnnnnnnnnn
Tinha um cara que se chamava Paco na av Washington Luiz, perto do viaduto da cupece que fazia umas transformações, ele fazia um modelo targa e tambem uma copia de ferrari, não sei se vc chegou a conhecer esta figura.
Em 1977 eu dei uma porrada e quebrei a minha GTS no meio, este cara que a consertou e durante muitos meses eu ficava passando para cobra-lo pois ele atrasou a entrega do meu carro por ums 5 meses.
Abs--------------Alemónnnnnnnnnnnnnnnnnnn

Sergio Tempo disse...

Infelizmente o vendedor cita que esse targa tem atestado de originalidade com o "aval" do Puma Club do Brasil/Curitiba.
Nem em sonho foi cogitado pelo clube essa afirmação.
E.T.estarei fazendo um comentário no anuncio dele sobre isso.
abs

Luby disse...

Creio que quem estimulou esta ideia de targa foi o filme 'Agarreme se puderes' que o artista usava um pontiac trans-am preto com uma aguia no capo e usava e abusava de falar no radio CB coisa que depois virou outra febre por aqui ..
abs
Helio Mendonça

ps. tive um conhecido que na epoca fez isto num puma dkw 67 vou ver se encontro alguma foto..

Anônimo disse...

eu lembro q um amigo aqui no rj, teve um 74 gts amarelo que era targa, avia um parabrisa junto a um santo antonio na traseira igual a porsche targa dos anos 70 e 80, nunca mais vi um igual,não lembro se era sulan,dacon,envemo...

Mateus Daldon disse...

Ola Amigos, a quase 1 mes me ofereceram um Puma 75 com esse Teto. Quase comprei o carro, o mesmo era MUITO bem feito. Achei bem interessante pois não gosto do Puma GTS e este modelo aliaria tudo o que me agrada, o puma tubarão com um teto solar.

Unknown disse...

Senhores, acabei de adquirir um gte 75 tubarão, e veio o dilema: Restauração ou reforma??? Olhando as fotos apresentadas na matéria, vi uma bela opção de reforma essa adaptação em modelo targa, como o primeiro carro vermelho. Quase imperceptível com a capota acoplada e atendendo as expectativas com ela retirada. Apesar de não ser modelo ou opcional de série da época, era sim um estilo a ser seguido na época. Tenho a opinião de que qualquer item que você agregue ao veículo que não o agrida e se torne harmonioso com seu estilo e /ou designer é válido, ainda mais se agradar seu proprietário, que é o financiador e real interessado. Quando você persegue a famigerada placa preta, você não está pensando só em agradar seu gosto, seu desejo, mas sim o de várias outras pessoas, o que eu acho que foge da idéia de prazer pessoal.
Obrigado.

Cristian M. disse...

Caro Felipe,

você está certo, as fotos deixam claro que fazer um targa a partir de um cupê deformaria o veículo.

Minha dúvida é: E fazer um targa a partir de um puma conversível, usando a ideia do projetista, seria viável sob o ponto de vista do design?

Unknown disse...

Eu não consideraria o tubarão convertido em targa um erro de design. É a utilização do mesmo princípio da ferrari dino 246 GTS targa pós-71...