No último dia 13 de maio comemoramos o Dia do Automóvel no Brasil, como falamos em 2010 na matéria publicada
aqui, relatando o começo da nossa história . Em continuidade focamos atenção para os grandes lançamentos do final da década de 60, onde realmente a indústria automobilística brasileira iniciou sua grande trajetória na fabricação dos automóveis de passeio, ativando a feroz concorrência das montadoras americanas com as já existentes. Algumas montadoras instaladas no Brasil foram absorvidas por outras que queriam expandir suas atuações ou entrar de vez no mercado nacional. A brasileira Vemag foi comprada pela Volkswagem em 1966; a francesa Simca pela americana Chrysler também em 1966; a americana Willys Overland pela conterrânea Ford em 1967; a brasileira FNM - Fábrica Nacional de Motores para a italiana Alfa Romeo em 1968; a japonesa Toyota continua na linha de utilitários, assim como a GM, que em 1969 iniciou a fabricação de automóveis. Em 1968 também surgia aquele que seria consagrado como o esportivo brasileiro, ganhando o caminho do mundo: o Puma GT com mecânica VW.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg38F4tzqxEs6bXa2ZMeJ_Y3r8Ti4BhPLf32tfBJvkY2LZXfaKanbtuj2DLjSc3mOmaMXB3oZvSPSOQqD4tF0nzXJRcreJbbHHcQf9FONfbOm2DewdxOY7wOGWFlXtNpL_UzuDlhovg4vZV/s400/Copy+of+000-Puma_GT_1600_1969_a.jpg)
Uma época de euforia nacional, que começou nas mãos de Juscelino Kubitschek em 1955 e acontecia em plena ditadura militar. Os investimentos eram altos e as perspectivas de um grande mercado surgia na América do Sul. Isso ajudou o desenvolvimento da Puma, que não tinha concorrentes nacionais, somados a grande estrela que ela sempre teve, por reunir homens capazes, profissionais de gabarito e de quebra alguns "gênios" da engenharia.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6hDQoVmHYEccF2RQKyRkaq2SIvJmeNBtHY-Ap59zHeQ9MnKfDU9FYZqqhGo89aTKFyTkzWNlGuPpr5dzYmBxG5gUZu3KRe_M-pyiwpvYFbPUFm0wQyR8iQIcyI4fJ0Ze7N5UtWj4-XoAT/s400/Copy+of+00-Puma_GT_1969.jpeg)
Em 1969 a Volkswagen vinha com seu sedan 1600 4 portas, um projeto perfeito para o Brasil, que não souberam esperar seu tempo e na hora que começava ser aceito no mercado, a fabrica suspende sua fabricação.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5Lm1ypc2f_qIZREGcphM1EpW1Q7nCRW4hG1fqy9leLC0wVskZAro2VRPUItCo4IbjL5iJOK5GrBORy1ODgCxo3y-1KgewXpgOSre49jxTMYhe9LvMvDUsYAVfGxNa5XOZSxVRmoGixBtx/s400/Copy+of+0-VW_1600_4_portas_1969.jpg)
A GM começava bem, com o belo Chevrolet Opala derivado do Opel alemão, mostrando assim que a influência europeia para modelos de automóveis era forte no Brasil.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiNj-hzOSKhHvZkromGsASrC78EOgBqRXeoRXHK8ri64oPq1aPBO3caEsGzMutdNvWfVJOTRmzXUrAVFNiwParq6Hp_k8smX2m_HBJT_Y8buqjmE2WB-OWwvThzA9l6MH1r_nNv_rthiVmm/s400/Copy+of+1-Opala_1969.jpg)
Aproveitando o projeto desenvolvido pela Willys em conjunto com a Renault baseado no modelo Renault 12, a Ford lança o Corcel em 1968, somente com a opção de 4 portas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQYwhS6TNHVqra6V1gxIn4P-xotX0c6ZIlaPrUzdPEg_oDnoVd7qJrL9hnxmA9aluCWNNCKG2RowNvDhh4-h-jtXHIOwxEDK44Ni5vQrvTcbHHSXTafx6QPGwAXyMTJMlBl53VDr1DfxJF/s400/Copy+of+2-Ford_Corcel_1969.jpg)
Também aproveitando o projeto anterior da Simca do Brasil, a Chrysler melhora o produto, colocando no mercado sua linha de automóveis. Em 1969 lança o esportivo GTX, baseado no luxuoso Esplanada, que fez um grande estrondo no meio automobilístico, mas suas vendas não foram grandes devido ao alto preço.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj6IrtWQHEoyG6Q9ISg45ws7HyZNplq_XhPkGrGs5PAbfQWr4Mlm0YE8JKJIqOxs8YyI3WwrlYDR9uKt54WXSoaVi24rHM-W2Ur975tpVNYfBlQX2LLRUpSw40JbZBbAOs9z7Odj_EDDde4/s400/Copy+of+3-GTX_detalhe_frente.jpg)
Com detalhes nunca visto na indústria nacional, o GTX marcava uma fase no Brasil.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgyyTlSER5pYOkBlH7xyULf6giFUIvO-gGnsUbAwDVm3dVkLThMoxWCIFCO4ZiIVRwuVCym7vhlnGfCcSWoyoysaFIZPW6GyrT_6CzLNf4-5s_soFRovaJ3a1A2_YroFY3Csmg5KuTWJHJz/s400/Copy+of+4-GTX_detalhe_cap%25C3%25B4.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgy29j88Vp4pDY63_xkl-PaBnqgl0GW-Iw63iqpV8VdsgdetmjplOAF10vTN1pXzKs8VbrnvMNZDyKpFa71UB9KoT3mnmMGsVBxBTATActXoVzTM5QREs5p6DLF6QKmS30-jXlTWPdFySLq/s400/Copy+of+5-GTX_detalhe_traseira.jpg)
A esportividade era levada a sério também em seu interior.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhfqhrEc_hoyOB_Rjm4gMAIzorVlWUCLMwEdM9MROAe_d2_gBAIoN4KEomX7QsiSQ8hq4gSd9Kmgs_wz8MbCG-dzjOs4YWbEtEMoKbVQvuOLZnrjQdTj0M37q1IZFElpeeQPCuqv1a1HVrx/s400/Copy+of+6-GTX_detalhe_interno.jpg)
O Esplanada era para um público mais sofisticado, que buscava luxo e conforto, com características bem americanas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgPS_6fUrt00gjRDrCOLw1pUyO3sYYw8NyyUNAAv2VwgqJRz_VCai0vy57iTVn3E_YPJCioGIBGNO4V9VvMQmC-Bibt1Rg2Eb2EdsK3AfgBAw0Fk2LoMSQSLjT_UeKZYZDgP6Qh7sLRnLzt/s400/Copy+of+7-Esplanada_1969.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjsaeUvipsmWttEd_a3oilKm12zcyCGZ5nsGQSNg6FEn4H_Ew7TrP4NCbmKASrP4Snze-76q7AT2vSpT-bC5bxw2vDVqbfPzxMEkucoQ-i-pCYEDFxJnXvPh0GR9fKx77Ad5XCZZ62CEwCF/s400/Copy+of+8-Esplanada_1969_lat.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhV7irHvrQ1mb8tiTMaEhUDoMcXlchF78F-uuf8BLUaRVdo01Zn0BJkdEsEgXRTr6NN7msNawFHwEwr1CqkhuS9xTsrIX29p1i4vIFCrg6kA7G4mlqN0wqqQeCitfzDcVCtPDMNgAZ60pX8/s400/Copy+of+9-Linha_Chrysler.jpg)
Também era oferecida a opção mais simples: o Regente.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJgFoTiu8DyvL4wuMDJBXeEHueLVmthdwMbRiRs5Tbm5dqYnYnePDdhHS5MeIaoxsZw4Qyo-M4rBBaYBoF2s-he9603BMUUQpvB7zLe9bJ023M0yIT86p0vehvzUAncJYFLxZyMM0sveYF/s400/Copy+of+10-Regente_1969.jpg)
A Alfa Romeo iniciava sua administração na FNM, investindo em tecnologia e conforto. O FNM 2000 Timb (Turismo Internacional Modelo Brasileiro) lançado em 1966 recebia melhorias e era muito apreciado pelos esportistas, numa época em que e o automóvel era diretamente ligado ao automobilismo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg58LkDnXubu9xwlHHNTUwq0UCN3gcupG5AsfWCp9fOn3t8xgJo9qUMyTbJqr2cZgZ1ybTC8HaHPy_WacIzw3VujMZkHNFEcfQdoIywdiZFp56zxGxZA6U-8VKHP4VK3Q2ek4jujqX8qAVa/s400/Copy+of+11-FNM_2000_Timb_1969.jpg)
A Ford que já fabricava utilitários e caminhões no Brasil, com a aquisição da Willys ampliou sua linha de produtos no segmento de utilitários e automóveis. Junto com o Ford Galaxie vieram somar o Corcel...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjsT2Oyj2cRxjvqAu0IMwSAzbviRfFWub9c36Sj-CIIFg041j_XaLP53EwHcmfT5sZo9m8bNcr9XfKu2GCw4khPMOlBJ0WJZE2q_zWTBVxNTn4pjNAZeGhohtjwnLTcGtYP01GM8qYX06lG/s400/Copy+of+12-Linha_Ford_1969.jpg)
...o Itamaraty e...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBNwNEcCRgYL4IKsceQYMi-K6YoCDQn6NmL3WR8CnfQ404SV1A93aTo2XOR5MXgRFwbmSy22BCDKp3LTA2zI44hklmHC285hl5ofs8foYW1OUrEWdqz3i2KMfj40onUaC_HH877jbArMDn/s400/Copy+of+13-Itamaraty.jpg)
...o Aero-Willys, concorrente direto dos antigos Simca e depois o Esplanada.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgwG4MqAJyHAU8ge32mZUZHEVRaxyNIhG1wkkpQ-7lbKhGvrkSM7xQA32KviddFh9cTv176yb40IIewDdTwRoxiR0FAnhakPGnEkzfiurnzB1MXpZ7F9n0bZDHojtQUV8oexPAyTw612K7r/s400/Copy+of+14-Aero-Willys_1969.jpg)
A linha popular nesse época deu uma grande queda de ofertas. Com a paralisação do Belcar DKW (1966) e do Gordini (1967), o Fusca reinou sozinho. O novo lançamento da Ford, o Corcel que substituiu o Gordini ficou em uma categoria superior.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhz_z0SGuBu143TsQuacMrxdomvSzv7X54bNt95W0ssuderE5d8hnTHoA00zr49aRttMpnPMVaFZtAIn_in0P8FW4UsGPbN3isj1BAUNS9dBtQI4ZiTLIF0UkUK8jHTBmE4mruw6bx3ykPt/s400/Copy+of+15-VW_1300_1969.jpg)
E na linha Volkswagen a única novidade para essa avalanche de lançamentos era apenas o VW1600 4 portas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgdASPFrrevkHNbKVjVf3Ete8XpXbAandgY_xraQBLMcEcD0Ea92Bi7fh7OWpBjrG0utc2pD2VaNXGTJqyXJcq7yT1AbdUAwuvqOn5G2VzM0oG3Wr_hE7UMvwXsnRFYGGimkZwfL1hNFTb5/s400/Copy+of+16-Linha_VW_1969.jpg)
O automobilismo também comemorava com os novos modelos que surgiam. Iniciava a fase dos produtos nacionais em competições e os protótipos, os grandes ícones das pistas, aos poucos deixariam o estrelado, como o Bino #47 e ...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiA3vUu_TSMBN5KbobPdewFUi7xvThr9LJc2LoSuVEJW_oYrbwxeg4yeO_ejXmw-I1jP4RtpL859vj3MF45NLomouYkMEPNo0a-BAUzOaItufmxlNLBE140ZnPZuD2_jljRYtik3pu8alA0/s400/Copy+of+17-Bino%252347.jpg)
...o Fitti-Porsche.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgwBnhjxd0eKYhEXq221YoYmpTL2DS84KUoKankXERYpgz2IP2nqgf9hyphenhyphen7vKUyNOOS7jclDiy2niZIivIGXHOAgKkKVhG68jqtYb_ax46RpQHQ9jY4NhzqAb7Yo2tPlYvn5oIRCsNdu19lO/s400/Copy+of+18-Fitti-Porsche.jpg)
E começava o trabalho de desenvolvimento dos nossos automóveis nas pistas, com a inclusão de Puma VW, Opala e Corcel, junto com aqueles que continuariam como os FNM e Fusca. Em particular nesse último, o desenvolvimento foi bem acelerado, ajudado principalmente pelos irmãos Fittipaldi, como o Fitti-VW abaixo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhN9lL9bTcEoV8mgAqK6fxkpsYZQx8pr7b7ssF-t4ahodCujjqBzLRHf18KBi6SDWNwGeeYbncf7mCD8obX2g-1COzyZn6ILlndXac5OHym8HvnKDkLZpGmviTKscYJj0F0kXGV8jvuxMqy/s400/Copy+of+19-Fitti-VW.jpg)
A tradicional linha de utilitários - porque até então o Brasil era visto pelo mundo apenas como um país agrícola - continuava a todo vapor na fabricação, mas os modelos continuavam desfasados em relação aos grandes mercados.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgMVBNpooSnrTuxpXKYyYh9wvAL3T-NK7Y7sDR0PzePYKviA85KAdLR4sqPYtm7fnbICpjl9k_FJf905TGVUb3hj78_HcInEX8fXvz9Zj6_O1JWyLdEzgSCfXgfxiWnS1WFJbP7TBD_ObPU/s400/Copy+of+20-Chevrolet_C-1416.jpg)
Naquele tempo a Toyota já tinha muitos produtos melhores no Japão, mas nunca se interessou em alterar a fabricação do velho jipe e suas derivações.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiW_f5vu6X_QdNUwbkBj4H6I6P4cnbNKOFFzB5fk1sKhWIjys_3oDcFPRm9CBRLwdUy6OnHnvRayEdmmlwVAcVG7xVoNl9O7VidSIBsxNOJaVShK1OU849F2aFmI5-ABfP1zqaznbJ3mGNK/s400/Copy+of+21-Linha_Toyota.jpg)
Na linha de caminhões o Brasil era bem competente e se estava um pouco atrás em tecnologia do setor, não era muito. Como o Brasil foi desenvolvido basicamente para a malha rodoviária, a frota de caminhões sempre esteve na vanguarda, porque a concorrência na época era e continua sendo feroz no setor de caminhões.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZvW868KkCs6923exWOe64xeWZGd_bh4EQMQ1Pmh_r6NUIONmX1LgBj0OgLbAyvvucoWn0CLWJYnPbP0Iw44eLK-jr-AG_npjaqvNulGGf11xADXXXsxLNN6Tsix6Qw3cZ6PzjgkjFvk1X/s400/Copy+of+22-Caminh%25C3%25A3o_GM.jpg)
A Scania-Vabis no Brasil desde 1957 continuava a fabricação dos poderosos L76, os preferidos na linha peso-pesado.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjqXGmVp7d4C-BdS2adPhY7LWLyXbbbQGZvpFa9pUoVxMNz-up9EKNqgc5v09-K5ACKnsTzx-_lAx7rjAC6PpB-JMEGUWwDIYCq03DUeHnbCUvX__oFsQhhkSccQg5R9OLGCzYAT-Tfn3T1/s400/Copy+of+23-Scania-vabis.jpg)
A Mercedes Benz no Brasil continuava como tradicional fabricante de caminhões e...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgkTrWzoWASFGzMd_eLzmwS_aezBcKwEBAGcGZHiERJvh5Hhm6xKx4Ok77RSaK-pg5kXFNK-NS3EGudPYGglQimB-afKvRQ5-EathNuaejS6UYP_Zh297VFx9a1aLwrK6O916R8TFWKBQ0J/s400/Copy+of+24-Caminh%25C3%25A3o_MB.jpg)
...ônibus, sendo muito modernos, eficientes e duráveis.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjtcq_FkvHw-y1uZEsGdMCS4uTUY6v1O1f3gV1nLfzmY8JUfBU4Dc7MeW7uOJ2_of9Pn9iwJJvWnWfwRiNQMJYVRqcc4Ny1LlxO25JgJYo5c1YPdTTQG-gfnFFwaMp_-m8Yje7BCvPjXhcC/s400/Copy+of+25-%25C3%2594nibus_Mercedes_1969.jpg)
E o tempo de glamour da indústria brasileira foi passando para atingir um dos principais polos industriais do mundo.
7 comentários:
É o Phil... 'em definitivo'!
(Ronaldo)
Definitivamente!
Nesta Felipe, você exagerou!!!
Sorte nossa.
Abraço, Fernando
Obrigado Ronaldo, Stael e Fernando.
A publicação deveria ter sido no dia 13, mas devido a problemas de saúde, ficou tudo atrasado. Agora é correr para colocar as publicações em dia.
Phill tive observando, na parte do post quando diz:
"Em 1968 também surgia aquele que seria consagrado como o esportivo brasileiro, ganhando o caminho do mundo: o Puma GT com mecânica VW."
Você ilustra com um 69. Se você não tiver a figura de um 68 quem terá?!
Nessas atualizações aí, não teria a resposta de um certo quebra-cabeça? ...rsrsr.
Quando ouvi falar aqui no blog do Chevrolet C-1416, pensei que fosse um caminhão da GM, nunca me passou pela cabeça que seria a Veraneio, aliás, onde será que foi parar essa Veraneio (C-1416) 4 X 4 ???
Postar um comentário