terça-feira, 18 de maio de 2010

História Puma - Ferramentaria

A foto é de 1971, onde vemos a ferramentaria da Puma. O PS comentou: "É uma foto mais antiga que 74, antes de entrar na Puma, era a ferramentaria que o Nicola ou o Professor de inglês Jaime comandavam." Já o Ronaldo falou: " No meu tempo ( a partir de 1973) já tinha mais máquinas no lado esquerdo, onde vemos um vazio, também falta uma pequena prensa e uma fresadora, onde se faziam as grades metálicas da tampa do motor e de ar para o habitáculo do Puma de 76 em diante. Também fazíamos peças pequenas em geral."
Essa grade a que o Ronaldo se refere é aquela da entrada de ar para o motor no capô traseiro, que todos hoje conhecem em plástico. Mas os primeiros eram de chapa metálica, qualquer hora o Ronaldo explica como era feita.

12 comentários:

Stael Alves disse...

Ronaldo estou ancioso por saber como eram feitas essas grades em chapa.

Anônimo disse...

Primo, o Ronaldo vai te responder. Como ainda não o fez, só adianto que eram várias aletas, verticais ou horizontais, dependendo da peça ou do ano, cortadas em prensas simples, furadas, colocadas em um gabarito e arrebitadas. Poderiam ou não ter uma moldura periférica.Tudo em alumínio. Hoje, se tivesse necessidade de volume de produção e capital para um ferramental,poderia sair uma peça de plástico a cada meio minuto .O Chefe já vem. Não falei nada.

Anônimo disse...

Esses 'Alves' são fogo mesmo...

...e, se ñ me engano, um outro 'Alves famoso' chegou até à presidência de uma pequena montadora!

Brincadeiras a parte, lembro q na 'Ferramentaria' do Jaime já existiam essas ferramentas quando lá cheguei.

Sendo que no ferramental da grade da tampa do motor uma melhoria foi introduzida:

- "...uma 'faca de avanço' ia cortando a lateral da chapa para dar o distanciamento certo entre os rasgos e relevos da peça, sucessivamente."

Anteriormente algo como 'furos na peça e pinos no ferramental' permitiam esse automatismo simplificado, mas dependia de mais atenção do operador da prensa.

(Ronaldo)

Anônimo disse...

A imprensa dá muito destaque para quem desenhou o carroceria, o chassis ou o motor porém os caras que "projetam as ferramentas" que fazem os componentes trabalham sem serem "festejados" ou tão bem reconhecidos. Conheço verdadeiros gênios em engenharia, física, quimica, matemática, informática e muita coisa mais, dentro da cabeça de muitos desses profissionais mais quietos. PauloSérgio

Stael Alves disse...

Paulo realmente existe muitos "ilustres" facilitadores que não são reconhecidos, e que, sem suas contribuições as coisas seriam muito mais difíceis. E como vc disse o "chefe" veio.
Valeu Ronaldo, pensei em fazer as minhas grades em alumínio, mas a coisa é complicada, deixa prá lá... mas a idéia não foge da cabeça, um dia quem sabe!

Anônimo disse...

O PS vai lembrar de qdo fizemos as grades em 'Plástico ABS injetado':

- "...era a modernidade ao nosso alcance, desde que com uso de ferramental simplificado!"

Acho até q parte do ferramental foi feito, ...usinado!, p/nosso Jaime, na Puma mesmo, tb com o objetivo de redução de custo.

(Ronaldo)

Anônimo disse...

Ronaldo teve a idéia de fazê-la bipartida para economia de ferramental. Depois, era só montá-las junto, alinhadas.
PauloSérgio

Anônimo disse...

Essa iniciativa do Stael -ñ!- deve ser desmotivada:

- "...com uma 'prensa viradeira' muito se pode fazer, as aberturas, sim, ficam mais artesanais."

Mais uma peça de época!

(Ronaldo)

Stael Alves disse...

Amigos, por acaso alguém aí tem fotos dessas grades em aluminio, só pra amadurecer as idéias. Meu email é stael.souza(arroba)hotmail.com

Ronaldo você se lembra quando a Puma passou a fabricar as de ABS injetado?

Anônimo disse...

Acho q o PS e o Felipe são melhores nisso:

- "...mas arrisco com os anos de 75 ou 76!"

(Ronaldo)

Felipe Nicoliello disse...

Ronaldo, Ronaldo...
Em março de 1976 a Puma lançou o Puma com essas grades.
Os primeiros Puma tinham a grade metálica.
Então só pode ser mais para frente, assim como 1977 ou 1978, para acelerar a produção. Eu acredito que essas grades plásticas tenham saído junto com o GTS bunda reta, no segundo semestre de 1977.

Paulo Sérgio vc lembra exatamente o ano?

Anônimo disse...

Felipe,
Para o projeto do caminhão 4T eu cheguei a fazer 'um diário':

- "...lamento ñ ter feito isso desde o primeiro dia q entrei na Puma!"

Abçs,
Ronaldo