quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Painéis Puma GT / GTE / GTS / GTI / GTC

O assunto é grande, mas vamos dar uma pitada pelos painéis e seus modelos.

O início de tudo, o Malzoni GT , utilizando parte do painel do Fissore e volante Walrod.
O Puma GT (DKW) aprimoramento do Malzoni GT, Anísio Campos se preocupou muito com o acabamento do interior, principalmente o painel, refinando-o com o belíssimo acabamento em madeira de lei, próprios das grandes marcas européias.
O clássico volante Formula 1 de alumínio, dava ao veículo um toque de extrema esportividade.

















Com o fim da produção do Puma GT DKW e a chegada do Puma GT VW em 1968, a Puma preservou os detalhes do antigo modelo, como o volante e apliques de madeira.
Os intrumentos não podiam ser aproveitados do modelo anterior por questões técnicas e no Puma 1968, o velocimetro era da linha VW e um contagiros com o mesmo grafismo.
Em 1969, o GT melhora muito seu painel, com madeira de um lado ao outro e intrumentos exclusivos Puma. Mas ainda continuava com um acabamento simples, sem console e chave de seta na cor clara, oriundas do Fusca.
No GT 4R, a sofisticação é levada a sério e o exclusivo modelo exibe um interior confortável e painel completo. Em meados de 1970, com as melhorias feitas para o mercado externo, o GT ganha em acabamento e sofisticação. Console integrado, volante moderno e encosto de cabeça, são alguns dos itens mais visíveis.
Em 1971, as melhorias continuam, agora com madeira em jacarandá e para os modelos com mecanica preparada, a inclusão de mais dois instrumentos, temperatura e pressão do óleo, que eram colocados ao lado inferior do velocímetro e contagiros.









Em 1973, com a nova carroceria, um novo e moderno painel chega para encher os olhos, completo, limpo e desenho agradável, mas mantendo a identidade Puma. Os instrumentos tem novos grafismos. Em 1974, a alteração foi pequena, apenas os botões, agora em borracha com chapinha em alumínio indicando sua função.
Em 1975, a única alteração é a substituição do volante por um novo modelo, nos mesmo padrão do récem lançado Puma GTB.Uma curiosidade é o painel do GTE Sul-africano, que utilizava o mesmo desenho e formato com as funções invertidas.
Com o lançamento da nova carroceria em 1976, o painel mais uma vez é modernizado, previlegiando a visão total do contagiros e velocimetro, um detalhe deficiente no modelo anterior. O volante traz novo desenho, muito moderno para a época, mas que pouco agradou seus consumidores.
Em 1979, alguns ajustes de fabricação e novos interruptores a esquerda do motorista fazem mudar um pouco o painel. Os intrumentos tem novos grafismo e o interruptor do limpador de parabrisa passa a ser por alavanca na coluna de direção. O volante com raios prata foi colocado especialmente nesse carro que está no Museu da VW na Alemanha....
....a cor usual era o preto.
Em 1981, com o lançamento do GTI e GTC, o painel não teve mudanças, apenas o volante vinha na cor prata.
O modelo exportação tinha o controle de ventilação forçada por teclas deslizantes e no console ao centro, vinha um relógio análogo, como a foto de um modelo 1984.

11 comentários:

Anônimo disse...

Felipe meu amigo parabens pela qualidade do material apresentado, acredito que facilitara a vida de muita gente.
abs
Helio

Felipe Nicoliello disse...

Hélio,
Isso tudo é para vc e todos que estão restaurando seus felinos, para voltarmos a ver as feras brilhantes nas ruas. Estou aguardando ancioso a GT estrear.

Anônimo disse...

Tirei minha dúvida sobre o volante original das 78: é aquele de 2 raios.

Mas, neste caso, vou deixar o meu prata da 79 que acho bem mais bonito, tal qual as pessoas faziam na época, hahaha.

[]s!

branquinho disse...

Olá Felipe, acabei de comprar uma Puma GTS 1975, estou restaurando ela aos poucos, gostaria de uma dica, onde posso encontrar o volante para este modelo? Grato pela atenção!!!

Felipe Nicoliello disse...

Branquinho, procure o Sergio Ambrogi tel. (11) 4426 3117, ele é de Sto André - SP. Tb está sempre na feira de antigos no Sambodromo Paulistano, todas as treças-feiras a noite. Todos o conhece é só perguntar. Ele tem excelentes volantes, além de ser muito honesto e atencioso.

Felipe Nicoliello disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A minha 78 não tem as 3 teclas do lado esquerdo. O que deveria ficar ali?

Felipe Nicoliello disse...

Rodrigo,
Nada. Se seu Puma é 78, não tem as teclas, os interruptores são ao centro do painel com botões de puxar.

@MarceloSCamara disse...

Existe alguma chance do relógio analógico que veio no painel meu GTI 1980, modelo 1981 (abaixo do reloginho central) ser original? Resumindo, o meu painel central tem 4 reloginhos: os 3 marcadores originais e mais um relógio (de horas) analógico abaixo do marcador central.

Stael Alves disse...

Dúvida sobre a GTE 78. O painel dela seria o mesmo da foto da 76? O botão do pisca-alerta não é dos de borracha? É um botão mais baixo com chapinha acrílica? Ele tem luz sinalizadora? Um botão que aparece na altura do rádio seria o da ventilação? Eles são dois ou só um, só dá pra ver um? Desculpe por tantas perguntas mas são tantas dúvidas!!!
Um Felino e Fibroso Abraço!!

Felipe Nicoliello disse...

Marcelo,
Sem chance, quando vinha no modelo GTI exportação, ele ficava no console.
Stael,
Sim. Não. Sim. Sim. Não. Desculpe pela resposta tão sucinta, mas amanhã publico a pagina do painel do catalogo de peças, assim vc entende melhor.