quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Anuncio (135) Rally Integração Nacional

 No jornal O Estado de São Paulo de 25 de julho de 1971, a Puma colocou um anuncio em homenagem a vitória no I Rally da Integração Nacional, onde a Puma saiu vencedora com o Puma GTE 1971, conduzido por Jan Balder e Alfredo Maslowski, na frente de três Ford Corcel da equipe de fabrica. Ante demonstrar as qualidades do seu esportivo, a Puma fazia questão em enaltecer que o Brasil venceu, veículo feito por brasileiros e o país deveria ser orgulhar do fato. Um grande senso de patriotismo, próprio da época, que foi perdido ao longo dos anos.
De quebra, a Puma ganhou a sexta colocação com o valente Puma GT DKW 1967. E em todas as provas intermediárias (prime) a vitória sempre foi Puma.
 Parabéns Jan Balder e Alfredo Maslowski, vocês elevaram o nome do Brasil e da Puma.

Galeria do Rinaldi


Curiosidades - Made in Brasil da VW

A foto deve ser de 1973 a 1975 devido ao modelo VW TL de 4 portas. Estavam sendo exportados para bem longe daqui, porque o brasileiro não simpatizou com esse modelo. Interessante que a VW adotou o adesivo quase igual do Puma: "Made in Brasil", com a letra ésse. A Puma desde que enviou seu primeiro modelo para exportação em 1970, os carros eram adesivados com o MADE IN BRAZIL.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Sessão Tela Puma - DKW 1000

A dica foi do meu amigo Jürgen Munz, sobre algumas voltas em um circuito na Alemanha, dentro de um lindo DKW 1000 duas portas, pilotado por Martin Hesse.  Talvez seja este o último fabricado na Alemanha (1964).
Esse vídeo mostra bem o som de um DKW 2 tempos de dentro do carro, que é bem diferente de quem ouve de fora. É incrível, perfeito o som, mostrando seu pó, pó, pó e o rangido nas trocas de marchas. Além disso mostrou como um DKW andava bem. O FG que vai gostar deste vídeo e sentir saudades do seu 69.



Anuncio (134) Anuário Brasileiro de Automobilismo

O Anuário Brasileiro de Automobilismo de 1970 traz um Puma de corrida na capa. Com comentários de Mauro Salles, Mário Cravo, Cel. Aurélio e JORGE LETTRY.
Nunca vi esse anuário e gostaria de ver algum dia.
A imagem foi cedida pelo meu amigo Mazinho de Criciúma-SC.

MENOS UM - Réplica Corvette

O carro amarelo está à venda aqui. No anuncio diz: Réplica Corvette, chassis de Puma e motor AP, quer dizer, um dia foi um Puma, portanto, menos um. Aliás se não falasse, nem iríamos desconfiar que usou chassis de Puma. Quem estiver interessado é só ir lá conferir. A boa dica foi dada pelo meu amigo Péricles Cruz, que adora uma raridade... E aqui temos duas!!!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Feras e Gatas

Graziela Fernandes

Fora de área - TVR Griffith

O esportivo inglês nasceu nas mãos de Trevor Wilkinson em 1947. A fabrica produziu diversos modelos de 1956 até 2006, quando houve a paralisação e no ano passado foi feito o anuncio definitivo do encerramento da fabricação dos esportivos TVR. Durante esses anos houve a especulação de montar uma fabrica no Brasil, que ficou apenas na vontade.
Fabricado em fibra de vidro, o esportivo que ilustra a matéria é o modelo Griffith de 1991 a 2002, fotografado nas ruas de Amsterdã, Holanda. Ele era fabricado com motores do Rover V8 de 240 a 340 HP, localizado na dianteira. Interessante que não existe capô, a carroceria é uma peça única. Com 1060 kg e um motor potente, o carrinho era tido como bonito e brutal, devido as suas linhas e potência sem equipamentos eletrônicos. Deveria ser domado nos braços. Seu rugido era assustador, um misto de BMW Z1(harmonia) com AC Cobra (brutalidade) e sensação de Ferrari. Ganhou o mundo, exportados para diversos países. O modelo Tuscan, o mais potente e leve, foi proibido nos Estados Unidos por ser considerado perigoso e não atender a legislação de segurança. Sem air bag e para-choques, para não aumentar o peso de 1.100 kg, impulsionado por um motor de 440 HP, velocidade máxima de 350 km/h, uma verdadeira cadeira elétrica ou viúva negra para as ruas. 
O Griffith, mais manso e menor, seu comprimento de 3,89 m e largura de 1,94 m, era bem parecido com nosso Puma. 

Se o Puma tivesse tido uma motorização melhor, poderia ocupar um lugar no hall dos grandes esportivos, como o TVR.

Interlagos - Classic Cup e Formula Vee

 No último sábado dia 19 de janeiro, aconteceu em Interlagos várias provas: a Classic Cup e Clássicos de Competição; Campeonato Paulista de Formula Vee; Rally de Regularidade.
Alguns clássicos que participaram ou apenas compareceram na área do Rally de Regularidade, organizado por Jan Balder.
 A grande piloto Graziela Fernandes, estreou nas pistas em 1964 e correu até 1971, sempre de Alfa Romeo, hoje mata saudades de Interlagos com seu Puma GTI com motor AP.





 Um raro Renault Alpine A 110.
Na Formula Vee, o carro madrinha foi o Fitti-Vê que pertenceu a José Carlos Pace, nas mãos de seu proprietário, o meu amigo Luís Fernando Lapagesse, que se emocionou com a homenagem. Esse Fitti-Vê foi construído pelo meu amigo Mário Estivalét. 
 Os Formulas Vee modernos.
 O meu amigo Irineu Desgualdo Junior (D) no papo técnico.
 O Lada #69 do Flávio Gomes...
... E a partida para a pista.








Compareça em Interlagos, vamos agitar os boxes e conhecer as máquinas e as feras de perto.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Rodas Scorro 1974/1975

 No Salão do Automóvel de 1974 fotografei o estande da Scorro, fabricante das rodas Puma. A roda que está no Puma exposto no Salão, da postagem anterior, é essa primeira roda da direita para esquerda. Lançamento da Scorro para a linha VW, junto com o modelo tipo Porsche, em formato de estrela com pontas quadradas, mas quatro furos. Todas essas rodas já eram em antálio, material que não perdia o brilho como o magnésio, de extrema leveza. Quem ligava para peso não suspenso era piloto e preparador de carros de corrida, o grande público queria mesmo era muito brilho nas rodas para atrair os olhares, que dizíamos na época: ficou pagando o sapo na barata.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Foto de época

Essa imagem eu fiz no Salão do Automóvel realizado em 1974. Infelizmente fotografei com slide e depois de  quase 40 anos, a imagem velou, como dizem os especialista. Mas ainda assim dá para reparar que as rodas desse GTS não são originais, um modelo que nunca saiu em qualquer Puma. Coisas de salão para impressionar os visitantes.

Dia A Dia

O nosso querido Puma até hoje, sempre está em todas! No buzinaço pela paz realizado esta semana na Avenida Paulista em São Paulo-SP e organizado via Internet pelo Tite do Motonline,  com dois modelos Puma...
 ... E até no reality show da emissora global.
PUMA ESTÁ EM TODAS!!!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Puma+Arts

O Puma GTB e a arte são catarinenses, do meu amigo Drausio L. Camargo, de Joinville-SC.

Puma de corrida n° 81

A prova:
1500 quilômetros de Interlagos - Prova noturna.
Data: 8 de março de 1970
Os pilotos:
BMW #39 - Emerson Maluf e Fausto Dabbur - 2° colocado na geral.
Puma GT # 81 - Angi Munhoz e Freddy Giorgi - 11° colocado na geral.
Vencedor:
BMW #9 - Ciro Cayres e Jan Balder em 12 horas, 34 minutos, 13 segundos e 3/10.
Foto Formula Grün

Mundo Puma

Sugestão de nome para o grupo no Facebook.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Livrete de Revisões PUMA

O material me foi enviado pelo meu amigo Claude Fondeville que diz:
O Livrete de Revisões emitido pelo Concessionário do Rio de Janeiro, a Lemos, Brentar & Cia. Ltda., acompanhou o Puma de fabricação 1976, cujo nosso amigo Welco, presidente do Clube do Opala-RJ, foi o seu segundo proprietário.



 A garantia, como de praxe em qualquer montadora daquele tempo.


 Revisão de entrega do veículo.
 Aqui mencionando que o Puma era pintado com tinta acrílica - não mais existente - Coracril. Salientando que reparos devem ser feitos em oficinas autorizadas... Em fibra de vidro isso é primordial até hoje, reparos só com quem entende do assunto.
Na contracapa algumas anotações a caneta, que devem ser defeitos para reclamação: água?! Isso é original!