quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Molde da Carroceria Puma

Para fabricação da carroceria em resina de poliéster reforçada com fibra de vidro há necessidade de um modelo que vai gerar um molde. Esse molde é o negativo da peça original. Nessa foto vemos o modelo Puma GT 1500 de 1968 sendo fabricado o molde sobre ele. Aqui nessa foto, as abas laterais ainda não sofreram acabamento.
Para fabricação de uma peça inteiriça, o molde é feito com partes que se soltam para dar saída da peça fabricada.
Como a carroceria é uma peça única, a parte superior do molde é possível separar da parte inferior, assim como detalhes do bocho dos faróis e tomadas de ar. Se não fosse assim, não conseguiríamos tirar a peça nova de dentro do molde. E para isso, essas partes separadas tem abas externas que dão perfeito encaixe e não se movimentam, evitando que a carroceria saia do molde com má junção.
Um esquema que facilita a fabricação de carrocerias é o suporte giratório, que permite girar a carroceria para laminação em todos os lados, sem que o funcionário tenha que se contorcer.
 Na foto abaixo vemos uma carroceria nova dentro do molde, pronta para ser tirada.

Depois da confecção da carroceria, ela seguia para área de cura total da fibra, em paletes no sol e chuva durante seis meses.

8 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante Felipe,

nessas horas a gente ve que tesouros estao guardados no seu arquivo.

Abs
Christian

walter ramos disse...

De fato, muito interessante o assunto.
Foi bem ilustrativa a matéria , como outras já publicadas.
Signore Nicoliello, congratulazione !

Walter

Luis Wynns disse...

Felipe, sempre ouvi dizer que o gel coat era aplicado no molde antes da resina e da manta, que entre outras utilidades, tinha a função de ajudar na soltura da peça no molde, com isso as peças saiam do molde ja com o gel, mais na quarta foto, onde mostra as peças ja fora do molde, percebi que as peças novas não tem esse gel coat.
Eu tambem sempre imaginei que esse trabalho fosse tercerisado, como acontece hoje.
Fico imaginando como isso tudo começou, hoje com a internet, equipamentos modernos, fresadoras 3D nada é novidade, mais a 40 anos atraz deveria ser uma odisseia

Felipe Nicoliello disse...

Christian e Walter, obrigado.

Luís,
Não entrei em detalhes da laminação, porque seria muita informação a ser digerida em uma mesma matéria, isso é outro capítulo.
Mas esclarecendo, o gel coat é aplicado para cobrir pequenas imperfeições e com isso a peça fica mais lisa e mais fácil sua remoção do molde. Para o gel não ficar grudado no molde, encerramos toda a sua superfície, depois aplicamos o desmoldante (álcool etílico), que forma um filme entre o molde e a nova peça facilitando sua posterior soltura.
A Puma utilizava gel incolor. Muitos raspam o carro e não acham o gel, mas ele está lá nessa forma. O gel na verdade também é uma resina, só que mais espessa e com propriedade igual ao de um fundo de pintura. Eles fazem colorido para que a pessoa tenha noção de onde passou e onde não passou.
Outra particularidade da Puma era na massa plástica, que adotava a coloração amarela bem forte. E massa plástica é resina de poliéster com talco ou outro tipo de carga. Como a Puma fabricava todos esses componentes (tinha uma divisão química) ela fazia o que era melhor para suas necessidades especificamente e não como nós que vamos na loja e compramos aquilo que a loja tem.

Morello disse...

Vendo estas fotos me recordo dos anos 80 quando ia de trem todos os dias de Mauá para SP de trem e via aquele monte de carrocerias ao lado da ferrovia, nem sonhava que um dia teria uma e que trabalharia com peças deste carro, muito bacana este registro.
Abraço
Morello

charles disse...

maravilhoso material.

tenho muita vontade de aprender a trabalhar com fibra de vidro. quem sabe um dia.....

espero que essa arte nao acabe antes disso....

César Sampaio disse...

Amigo, gostei daa suas informações e quero lhe pedor mais uma. Ppr acaso vc pu um dos sei leitpres conhece um a empresa pu um cara muito bom no trabalho com fibra que possa desenvolver para mim uma réplica b feota de um jeep qillys 51? Com mais um detalhe é para fazer no tamanho de um mini buggy. Caso alguém ppssa me ajidae, ficarei muito grato. Informações para cesarssampaio@bol.com.br

johny disse...

"Outra particularidade da Puma era na massa plástica, que adotava a coloração amarela bem forte."
confesso ser leigo em relaçao a fibra de vidro mas pelo que eu entendi a puma nao pintava suas carrocerias porque a massa plastica ja tinha cor. estou certo disso????