terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Reportagens - Fatos e Fotos 1965 - GT Malzoni

Vamos começar 2012 muito bem, com muita história rara sobre o início do Puma.
Na revista Fatos & Fotos de 4 de abril de 1965, presente do meu amigo Eduardo Tonin, vamos ver a abordagem da revista no novo esportivo brasileiro. Novo porque até então era fabricado apenas para as pistas de corridas. Interessante notar que em abril de 1965 era veiculada a foto do protótipo do Puma VW, ao lado do GT Malzoni e seu criador. Em estrutura de arames, Rino já trabalhava no projeto, bem no começo, ainda com muita formas a serem definidas. Na reportagem não mencionam nada sobre o assunto.
Como a revista não era especializada em automóveis, o principal da matéria são os fatos e as fotos, sem querer fazer trocadilhos, mas isso era a linha da revista, fácil de ler e com muitas figurinhas.
Para aqueles que gostam de ler e não querem fazer download, ampliei a letrinhas...
Vocês poderão ver que falam da relação de Fangio com carros e mulheres, com poucos dados técnicos.
Em uma pequena foto na página de abertura, Rino Malzoni experimentando a posição do volante na armação de arame em cima do chassis VW.
Nessa página, a história de Rino Malzoni e suas criações iniciais. Como a Puma ainda não tinha nascido, sua antecessora Lumimari não era nada conhecida, por isso o maior destaque ao criador. Quer queiram, quer não queiram admitir, a Puma só deslanchou a partir da criação desse nome por Jorge Lettry. O grande sucesso foi o Puma no Salão de 1966, um GT Malzoni aperfeiçoado com um belo nome, nome de uma fera solitária, assim como foi a Puma no Brasil.
Aqui também o texto ampliado.
E mais uma foto de Rino Malzoni, com um olhar compenetrado na análise, mas com um sutil sorriso de satisfação.

6 comentários:

Marcio Cardoso/ Lajinha - MG disse...

Prezado Felipe,

Vc sempre com mais surpresas!

Ao reviver esta reportagem, fiquei mais satisfeito por poder reviver o FELINO nº do produto 221 - 1969,
ao saber que no dia do meu nascimento 10 de abril de 1965, estva surgindo o PUMA VW, antes de vê-la ja pensava em homenagear o Jorge Lettry, com um adeivo abaixo da laterna traseira, BY LETTRY, agora me sinto na obrigação.

Obrigado por mais esta, ja que a 01 ano acompanho este blogger, para consultas e verificação de alguns detalhes do meu felino.

Acredito que será meu presente de aniversario o seu funcionamneto e a sua 1ª volta após o renascimento.

FELIZ 2012 PARA VOCÊ !

abraços

Marcio Cardoso/ Lajinha - MG

Felipe Nicoliello disse...

Obrigado Marcio, para vc também.

Essa foi a primeira revelação pública do Puma VW, mas ninguém sabia do que se tratava e nem o Rino contou.
Talvez por estarem muito ligados ao Lettry, que na época era diretor de competições da Vemag, já sabiam que mais cedo ou mais tarde a Vemag fecharia suas portas.
O próprio Lettry me contou que ele solicitou a diretoria um carro novo para a Vemag, porque não tinha condições de competir com os Willys e também para impulsionar as vendas dos produtos Vemag. Mas por preciosismo interno de diretores resolveram comprar os estudos do Estúdio Fissore, com a mesma mecânica DKW. Lettry ficou furioso porque aquele não seria um carro para o Brasil e dito e feito, lançado em 1964, o Fissore foi um fracasso de vendas, não tirando a Vemag da crise.

Fernando Portilho disse...

Felipe, o que posso deduzir, é que o nosso Puma (VW), não veio apenas por imposição da falta de componentes DKW, na verdade em 1965 já começava sua "gestação".
Duas alternativas são possíveis, estava-se criando um novo carro que viria a competir com o Puma DKW, ou Rino tinha a capacidade de prever o futuro, visto que a fusão Vemag/Volkswagem se deu apenas em setembro de 1967

Felipe Nicoliello disse...

Fernando,
Não se esqueça que as negociações começam sempre bem antes. Mesmo que Rino não soubesse do futuro da Vemag, ele era atento ao mercado e deveria saber que essa fabrica não duraria muito tempo. E para não pegá-lo de calças curtas, como se dizia antigamente, ele logo começou a se mexer.
Talvez essas especulações que fazemos não tenha nada de verídico, pode ser que ele queria mesmo era criar um carro novo. Quem trabalha com projetos e criações, nunca quer ficar parado, sempre tem vontade de mais e mais.

Anônimo disse...

Felipe,

Este dever ser o Chicão ...do Rino!

(mto elogiado p/ mim: por J.Lettry)

Abçs,
Ronaldo

Felipe Nicoliello disse...

Ronaldo, tudo bem? Anda sumido, Feliz 2012.
Deve ser ele sim.
Abração