quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Perguntas e Respostas - Quantil

"Felipe, me tira mais uma duvida.
Na matéria Puma GTE 1975 Restauração em que você restaura um Puma Cobre e dá valiosas dicas sobre a aplicação do quantil, você fala de um fundo cinza media (não PU) da PPG, que é aplicado antes do quantil.
Esse produto é um prime ou uma tinta normal?
Grande abraço, Luís Wynns."

 Luís,
O fundo é o universal,  eu uso da marca PPG porque o cinza é o mais próximo do resultado final do quantil, assim economizamos esse material de revestimento.
 Fazendo a aplicação do fundo, gasta-se apenas uma lata de 900 ml do Autoforce Multicolorido da Wanda (quantil). Se aplicarmos sem o fundo gastaremos de quatro a cinco latas de quantil para cobertura perfeita.
 Além da economia de material, também economizamos mão de obra, porque aplicamos apenas duas vezes, uma mão de fundo universal e outra mão de  quantil.
 O resultado fica perfeito, porque na aplicação apenas do quantil, o aplicador deve ter uma boa mão para não carregar demais em um ponto. Quanto mais tempo ficamos apontando para o mesmo local, mais partículas de preto irão se fixar, escurecendo a superfície e ficando manchada. Dessa maneira não há erro, porque o aplicador não fica na ânsia de querer cobrir a área em uma única aplicação, permanecendo naquele local que precisa de uma cobertura melhor, consequentemente criando tonalidades diferentes de quantil aplicado.

5 comentários:

Luis Wynns disse...

como eu disse são informações valiosas que economiza tempo e dinheiro, o pintor me aconselhou a dar uma mão de verniz no final, assim evita que o quantil fique meio encardido com o uso, mais uma vez obrigado

branquinho disse...

Olá Felipe, feliz ano novo! Está quase tudo certo para a pintura do meu GTS, só estamos esperando uma vaguinha na oficina do Mazola, profissional de fibra aqui de São José dos Campos, ele estava me dizendo que depois da aplicação do Quantil tem que passar verniz, se não solta tudo, isso confere? Forte abraço!

Felipe Nicoliello disse...

Luís, não é bem assim isso de passar o verniz.
Se passar o verniz brilhante que protegerá contra encardidos por formar uma película lisa fácil de limpar, vai acabar mudando o visual do acabamento parecendo plastificado.
Se passar o verniz fosco, não resolverá o problema irá manchar do mesmo jeito.

Felipe Nicoliello disse...

Diogo,
Isso não é verdade, conheço alguns Puma que tem o quantil original com mais de trinta anos.
O que faz soltar o quantil é o mesmo problema de qualquer pintura, não lixar direito, não limpar direito e aplicar por cima. Ficará uma película de partículas de sujeiras que não grudam em nada e essa deslocará o quantil ou aquilo que estiver por cima, ou seja, pintar em cima da porcariada, coisa que muito preguiçoso faz.
Naquela publicação da restauração do GTE cobre mostra eu com uma máquina de jato d'água para tirar completamente a sujeira da fibra. Depois de muito bem limpo, quebra-se um pouco com lixa média e aplica-se o fundo. Depois de seco vem o quantil e pronto, vai durar muitos anos sem soltar. Agora o encardido isso não tem jeito, vai amarelar, ficar com manchas de bora de óleo, etc., mas dura uns cinco anos sem perder sua boa aparência. Se cuidar pode durar muito mais. Depois, se for o caso, aplica-se de novo, não é um serviço difícil e não precisa desmontar o carro.

MMK disse...

Caro Felipe, aproveito para perguntar, e o PUMA de competição que estava em reforma ?